fbpx

Postura Profissional:15 regras de preparação para uma entrevista

Conseguiu sua tão esperada entrevista de emprego, contudo não sabe como a Postura Profissional que deve ter? Calma! Sabemos como é estressante e difícil essa fase.

Pensando em você elaboramos algumas dicas muito importantes que irão te ajudar a se adequar as regras corporativas de comportamento.

 

Regras corporativas de Postura Profissional

As regras corporativas sobre a postura profissional foi criada para determinar um padrão de qualidade que deve ser seguido.

Sendo assim, para que um funcionário seja tratado como qualificado o mesmo deverá atender as seguintes expectativas na entrevista:

 

1 – Pesquise o local onde será feito a entrevista

Jogue no Google Maps o endereço de onde será realizada a sua entrevista! Pesquise direitinho como chegar até o local marcado. Duração no trajeto, transportes utilizados e valor total das passagens.

Desta forma você evitará atrasos ou se perder no trajeto. Além disso, faça o calculo de quanto será gasto da sua casa até a entrevista e a volta, para que você não fique em apuros na rua.

Se possível, um dia antes da entrevista, vá até o local, para que desta forma você já tenha certeza de como ir no dia da entrevista.

Esta prática irá lhe garantir chegar na entrevista no horário marcado e assim firmando sua pontualidade.

 

2 – Chegue com 1 hora de antecedência

Para evitar atrasos ou a perda de sua entrevista saia com a pretensão de chegar com 1 hora de antecedência.

Além disso, chegar 1 hora antes demonstra interesse e planejamento, onde pode garantir pontos extras, na hora da entrevista.

Ainda mais, caso aconteça algum imprevisto, você poderá corrigi-lo, pois ainda terá o prazo de 1 hora para chegar a tempo.

Este hábito poderá te salvar para que você chegue na entrevista no momento correto.

 

3 – Durma e coma bem antes de ir para a entrevista

É extremamente perceptível quando alguém está com sono ou fome. O desânimo acaba ficando escancarado.

Desta forma lembre-se de dormir e se alimentar bem, coma frutas, faça um lanche, e tome uma vitamina.

Quanto mais reforçado o café da manhã melhor, até porque você não sabe quanto tempo precisará ficar na entrevista.

Desta forma você irá evitar ficar com sono ou até com a barriga roncando, e assim não terá problemas com sua postura profissional.

 

4 – Vista-se adequadamente

Usar roupas adequadas para uma entrevista está totalmente ligado a uma boa postura profissional.

Portanto nada de usar roupas curtas, transparentes, sujas, fedidas e etc. Caso tenha duvidas peça para sua mãe ou pai avaliar se sua roupa está adequada e então decida qual a melhor.

É aconselhável que você decida sua roupa no dia anterior a entrevista, para que assim, se necessário, você tenha tempo de lavar e passar a mesma.

Sendo assim foque um pouco na roupa para entrevista, para que você possa ir preparado.

Postura Profissional Corpo

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

 

Leia também:  Cursos gratuitos AlfaCon: Preparo para concursos públicos

5 – Utilize sua Postura Profissional desde a esquina da empresa

Lembre-se sempre que educação é extremamente importante para a cativação das pessoas e para uma boa postura profissional.

Principalmente em uma entrevista de emprego, onde a sua missão é se mostrar de forma mais positiva e profissional possível.

Portanto seja educado, atencioso e mantenha a postura profissional desde a esquina do prédio que você fará a entrevista.

Na verdade, seja educado o tempo inteiro de sua vida, você verá que muitas coisas irão se abrir por conta de sua educação.

Lembre-se que educação não tem haver com o linguajar, porém jamais esqueça de usar palavras como “Bom dia”, “Por favor”, “Com licença” e “Obrigado” e evitar coisas como gírias, palavrões e insultos.

Além disso tente sempre ser receptivo com as pessoas, para que assim a sua intenção seja vista automaticamente como boa. Ainda sente-se corretamente e evite o uso de mania e tiques.

Essas dicas irão transparecer sua boa postura profissional e fará de você um ótimo alvo para a contratação.

 

6 – Não use gírias

Evite o uso de vício de linguagens na entrevista, pois elas demonstram falta de autocontrole.

O fato de você falar corretamente e sem usar nenhuma gíria irá demonstrar alto controle e disciplina. Além disso usar palavras de baixo calão ou marginalizadas pode acarretar em sua desclassificação na hora da entrevista.

Tente nunca desligar o hábito da postura profissional, para que dessa forma todos vejam como você está levando a sério a situação e possui autocontrole.

 

7 – Olhe nos olhos do entrevistador

Você deve fazer um contato visual com o entrevistador a todo momento que falar com ele! Desta forma o entrevistador verá que sua atenção está nele e que você está escutando e levando a sério.

Além disso, olhar nos olhos pode transmitir confiança e segurança, então sempre faça essa prática quando você for falar com alguém que você quer que saiba que você está interessado.

 

8 – A mentira tem perna curta

Jamais minta, sendo em uma entrevista de emprego, no seu currículo ou em qualquer situação. Você será desmascarado rapidamente e pode ser que você tenha que provar suas habilidades na entrevista.

Esta prática pode acabar com toda a sua postura profissional, pois ela será vista como falsa. Coloque apenas o que você realmente fez e conhece, para que assim você não fique em apuros depois.

 

Leia também:  Marketing Pessoal: Como desenvolver essa técnica empresarial

9 – Conheça o seu currículo e leve uma cópia e caneta

Por mais que a empresa não peça é de extrema importância que você leve um currículo, e caneta.

Chegando na entrevista pode ser que ocorra a solicitação do documento, e é muito importante que você o tenha em mãos.

Além disso muitas entrevistas optam por fazer dinâmicas, onde será usado caneta, leve esses utensílios para que vejam o seu planejamento.

Isso irá acrescentar na sua postura profissional que será vista pelo entrevistador, por mais que ele não dê sinais.

 

10 – Não saia da Postura Profissional para se desesperar

Sabemos que uma entrevista pode ser bastante estressante, porém você deve manter a calma e manter-se firme na postura profissional.

Lembre-se que não é só a empresa que está procurando um bom funcionário, mas você também está procurando um bom emprego.

Então não há o que temer. Você deverá apenas falar sobre o seu eu profissional e eles devem mostrar os interesses da empresa com você.

Lembre de que é uma troca, onde você tem que ver se você serve para a empresa e se a empresa serve para você!

 

11 – Faça perguntas interessantes

Fazer perguntas que você realmente quer saber as respostas e que sejam interessantes é ótimo para sua postura profissional.

Portanto preste bastante atenção! Não tenha vergonha de perguntar nada, absolutamente nada que tenha haver com o emprego. Pergunte o salário, as férias, de como a empresa trabalha, quais os problemas atuais da empresa, onde a empresa quer chegar e etc.

Você também está entrevistando a empresa e vendo se ela é boa para te receber. Então pergunte tudo que te interessa e que seja coerente perguntar!

Muitas pessoas tem vergonha de perguntar sobre os seus benefícios, pois fica parecendo que o mesmo está só a procura de uma remuneração.

Porém todos querem ser bem pagos, então esses pontos devem ser sim pontuados. Porém você deve alinhar com a empresa a onde você quer chegar e evoluir como profissional. Se você conseguir alinhar isso com a empresa, ficará muito mais fácil para ambos.

Além de realçar a sua postura profissional e suas ambições para a empresa.

 

12 – Não fale mal de outras empresas

Se você fala mal da sua empresa anterior, você não tem uma boa postura profissional. Portanto evite falar coisas negativas de suas experiências anteriores para que assim a empresa veja que você é grato pela a experiência.

Se aconteceu algo de ruim na sua empresa que você acha coerente falar, use isso de forma positiva. Fale como o problema aconteceu, como você o solucionou e o que aquilo lhe ensinou.

Entretanto jamais fale que isso foi algo negativo da empresa, somente diga que problemas ocorrem e que é necessário paciência e uma solução. Com isso você provará sua ótima postura profissional e poderá ganhar pontos pelo otimismo.

 

Leia também:  Trabalho em equipe: Aprenda a melhorar sua conduta

13 – Não suba a cabeça

Por mais que você entrevistará a empresa, jamais deixe que isso suba a sua cabeça. Lembre-se que você e a empresa sofrem de necessidades e ambos estão ali para um acordo.

Seja humilde, porém objetivo com seus desejos, desta forma você manterá sua postura profissional e também será humano.

 

14 – Silencie aparelhos eletrônicos

Muitas vezes ouvimos dizer que devemos desligar os aparelhos, porém esta pratica nunca é seguida.

Contudo é importante deixar seu celular no silencioso, para que ninguém seja incomodado com ele. Se necessário alguma pesquisa na entrevista, peça licença e utilize o celular.

Isso provará sua postura profissional e deixará claro como para você tudo pode ser resolvido, com conversa e diálogo.

Mas tome muito cuidado, use o aparelho eletrônico somente se for aceito e benéfico a sua entrevista, caso o contrário o mesmo pode até levar a uma desclassificação.

Essas dicas podem ser muito úteis na hora de sua entrevista. Não esqueça de estudar sobre a empresa para saber fazer as perguntas certas, pois isso que te marcará como um profissional qualificado!

 

15 – Saiba falar de suas experiências e qualificações

É importante que você tenha total domínio do seu profissional para uma boa postura profissional. Isso porque um bom profissional sabe não só suas qualidades, mas também seus pontos a melhorar.

Portanto é fundamental que você saiba valorizar as suas qualificações profissionais e experiências, a fim de colocar seu profissional em foco.

A prática de postura profissional é feita a partir do networking e marketing pessoal por isso estude para formar sua postura de forma correta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?