Primeira entrevista de emprego: Jovem Aprendiz

Você conseguiu a sua primeira entrevista de emprego, contudo não sabe muito sobre o que se esperar? Calma iremos te explicar tudo para que você fique preparado para a sua primeira entrevista de emprego.

O que é uma entrevista?

A entrevista de emprego é um processo de seleção para a contratação de funcionário para um empresa. Neste caso para Jovem Aprendiz um entrevistador irá avaliar diversos candidatados de uma vaga, analisando seu comportamento, mentalidade e etc.

Após avaliar os candidatos, o que mais atende as expectativas da empresa será contratado.

Para poder concorrer de uma entrevista será necessário entregar um currículo.

Primeira entrevista de emprego

No caso de ser uma primeira entrevista de emprego, você deve tomar o dobro de cuidado devido sua falta de experiência. Lembre-se que você nunca fez isso antes e fica difícil você saber o que se esperar.

Sendo assim é aconselhável que você vá da maneira mais padronizada possível, para evitar assim problemas pela a inexperiência.

Neste caso, por ser uma primeira entrevista de emprego de Jovem Aprendiz o entrevistador estará preparado para candidatos inexperientes e por isso não exigirá tanto.

Por isso será perguntado mais sobre a vida pessoal do jovem, suas ambições para o futuro e trajetória até aqui.

A ideia é escolher o candidato com o perfil mais parecido com a empresa, já que a grande maioria não possua muito experiência para contribuir.

Se preparando para sua primeira entrevista de emprego

Antes de falarmos sobre a sua primeira entrevista de emprego é fundamental que você saiba se preparar para a mesma. Sendo assim você deverá:

Roupa para entrevista de emprego

Existe uma conduta de qual melhor roupa para entrevista você deve usar, que é bem semelhante em todas as empresas. Embora algumas sejam mais liberais que outras, dificilmente saíra deste padrão.

Sendo assim é importante que você esteja dentro desses requisitos, pois com a falta de experiência você deverá ao menos mostrar interesse.

Estudar o local da entrevista

Para evitar atrasos e problemas com o local da entrevista é importante que você estude sobre o local. Assim, caso você vá de ônibus você saberá qual ônibus pegar e em qual parada descer.

Evitando assim atrasos ou errar o local da sua primeira entrevista. Ainda por cima, aconselhamos que no dia da entrevista você saia com pretensão de chegar com 1 hora de adiantamento.

Estudar sobre a empresa

É de grande peso você saber a história da empresa que irá te entrevistar, pois isso será avaliado na entrevista.

Sabendo sobre a empresa, sua história, produtos e a onde deseja chegar você demonstrará interesse, e ainda poderá avaliar se a empresa combina com o seu perfil.

Portar-se adequadamente

Além da maneira de se vestir, você precisará estar dentro da ética de conduta do mercado de trabalho. Deste modo ficará claro na entrevista que você saberá se comportar como os demais, e assim evitando problemas futuros.

Sendo assim é importante que você saiba como ter uma boa Postura Profissional.

Dinâmicas

Normalmente nessas entrevistas, para avaliar a forma como o candidato pensa, é aplicado uma dinâmica em grupo ou individual.

Essa dinâmica terá um grande peso na entrevista e você deverá realiza-la com excelência. Contudo você deverá entender o que é uma dinâmica para ir preparado.

Fazendo minha primeira entrevista de emprego

Agora que você já está preparado para a sua primeira entrevista, é importante que você saiba como serão os próximos passos.

Contudo lembre-se que cada empresa faz seu processo seletivo de sua forma, o que pode ter modificações. Entretanto, no caso de entrevistas de Jovem Aprendiz, as entrevistas normalmente seguem a seguinte lógica:

1 Etapa – Entrevista Geral

Nesta etapa o entrevistador reunirá diversos candidatos em uma sala para realizar a entrevista. Desta maneira o entrevistador perguntará sobre o que cada um sabe sobre a empresa e sobre si mesmo.

Nesta etapa será avaliado:

  • Postura do candidato.
  • Perfil do candidato.
  • Fala do candidato.
  • Hábitos e interesses do candidato.

2 Etapa – Dinâmica

Neste etapa só seguirão os que passaram na anterior. Nela será aplicada uma dinâmica, sendo ela em grupo ou individual.

Nessa dinâmica os candidatos deverão trazer a solução mais lógica e possível, para que o entrevistador veja sua capacidade.

Sendo assim desta etapa é analisado:

  • Capacidade mental do candidato.
  • Solução de problemas do candidato.
  • Trabalho em equipe do candidato.
  • Poder de liderança do candidato.
  • Profissionalismo.

3 Etapa – Entrevista com o Gestor

Nesta etapa só chegarão os candidatos mais qualificados para a vaga. Nela o jovem deverá conversar diretamente com seu superior e encontrar compatibilidade.

Desta maneira é importante que o jovem pergunte sobre a realidade da empresa, equipe, pagamentos, exigências e etc.

Esta etapa é apenas para alinhar o jovem com a realidade do emprego, e para que o gestor possa escolher aqueles que ele mais se identificou para trabalhar na empresa.

4 Etapa – Contratação

Nesta etapa o jovem já está praticamente contratado, ele apenas deverá realizar um teste admissional de saúde, para saber se o candidato tem algum risco ou problemas de saúde.

Depois ele deverá ter que assinar o seu contrato de aprendizagem. O contrato deve ser lido e esclarecido para os jovens, e nele deve conter TODAS as informações do trabalho do candidato.

Saiba mais sobre o contrato de aprendizagem clicando aqui.

Programa Jovem Aprendiz

Caso o jovem seja contratado pela a empresa o mesmo deverá estar ciente em suas obrigações como jovem aprendiz.

Sendo assim é importante o jovem saber que a lei de aprendizagem o garante maior segurança para a vaga, onde ele não poderá ser cobrado como um funcionário comum, de acordo com o site Jovem aprendiz Brasil.

Mesmo assim o candidato deverá seguir algumas regras, para que o mesmo cumpra corretamente o seu contrato de aprendizagem.