fbpx

Qualificação Profissional: Você preparado para o trabalho

Ao procurar um emprego, será necessário mostrar toda sua qualificação profissional. Para que assim você alinhe sua competência com as exigências da vaga.

Deste modo tenha em mente que o mercado de trabalho normalmente visa as competências técnicas e comportamentais de cada candidato. Em outras palavras, eles analisarão os estudos e interesses do candidato e como o mesmo se porta diante de pessoas importantes.

Por este motivo iremos te explicar tudo sobre a qualificação profissional necessária para ser contratado por uma empresa.

O que é a qualificação profissional?

A qualificação profissional é o conjunto de atributos e características de um indivíduo que beneficiam o mercado de trabalho. Essas competências são analisadas durante o processo seletivo de uma vaga de emprego.

Sendo assim tenham em mente que qualificação é aderir qualidade, e profissional é inserir-se nas regras comportamentais do mercado de trabalho. Portanto qualificação profissional é aderir qualidade dentro das regras do mercado de trabalho. Em outras palavras, ter utilidade no mercado de trabalho.

Sendo assim é muito utilizado a análise de pessoas CHA que observa os conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo. A análise CHA não verá apenas o estudo do candidato, e sim amarrará todas as suas qualidades em uma só, através:

  • Da análise de competências técnicas através do currículo.
  • Da análise de competências comportamentais através da entrevista.
  • Dinâmicas.
  • Em alguns casos provas de proficiência.

O que é competência técnica?

As competências técnicas são todos os cursos, carreira e profissões na qual o candidato possuí experiência ou estudo para exercer atividade. Em outras palavras ela irá definir as atividades que o candidato e cargo qual o candidato se insere.

Normalmente analisada e presente no currículo as competências técnicas devem informar a capacidade e domínio que o candidato tem sobre determinado assunto. Desta maneira as competências técnicas mais comuns são:

  • Formação em curso.
  • Formação faculdade.
  • Formação pós-graduação.
  • Ferramentas de domínio como: Pacote Office, trello, driver, etc.
  • Línguas.

Todas as competências técnicas são aprendizados curriculares ou extracurriculares que terão seu nível de qualidade pontuado através do tempo dedicado, instituição de ensino e conteúdo adquirido.

Leia também:  Cursos Técnicos SENAI: Consiga sua formação técnica gratuita

Sendo assim essas informações devem ser sempre atualizadas, para garantir a permanência do candidato na competitividade do mercado de trabalho.

Como ter uma qualificação técnica?

Para adquirir uma qualificação profissional técnica será necessário realizar algum estudo. Este estudo pode ser através de curso, faculdade, pós-graduação, etc.

Para isso será necessário escolher o curso desejado, ele deverá ser escolhido a dedo e deve atender as expectativas do estudante, tanto quanto profissional como pessoal.

Para isso você poderá realizar um teste vocacional, pois o mesmo ajuda na definição do seu perfil profissional.

Após isso é só escolher a faculdade perfeita para você através de valores e reputação e se inscrever na mesma.

Após confirmado a sua inscrição, você já poderá colocar em seu currículo sua especialização escolhida e a data de inicio e fim previsto.

O que é competência comportamental?

Diferente das competências técnicas a comportamentais não influenciam no conhecimento do individuo e por isso não é avaliada no momento do currículo.

Entretanto a competência comportamental é quase tão importante quanto a técnica. Portanto tenha em mente que somos contratados por nossas competências técnicas e demitidos por competências comportamentais.

Como diz o próprio nome a competência comportamental visa analisar o comportamento de um individuo, sendo assim é analisado se:

  • O candidato tem boa dicção, comunicação e habilidade de negociação.
  • Se o candidato é pontual e entrega suas atividades dentro do prazo.
  • Valores e moral do candidato.
  • Nível de respeito e noção sobre sua posição.
  • Otimismo.
  • Pro-atividade.
  • Prestatividade.

Enfim, são infinitas essas qualidades que dependem muito da cultura e criação do individuo e seu próprio diferencial. Além disso, devido a cultura da empresa os candidatos poderão adquirir novas competências em seu comportamento.

Deste modo tenha em mente que essas competências são separadas em categorias, onde elas se encaixam:

  • Intelectuais: Relacionadas na maneira específica como o indivíduo pensa.
  • Comunicativas: Relacionadas a qualidade na qual o candidato se comunica.
  • Sociais: Relacionadas a como o candidato se relaciona com as demais pessoas e contribua socialmente.
  • Comportamentais: Relacionadas a qualidade de ação do candidato
  • Organizacionais: Relacionado a adequação do candidato a empresa.
Leia também:  Processo Seletivo: 1º passo para conseguir um emprego

Como ter uma qualificação comportamental?

Adquirir uma qualificação profissional comportamental é bastante difícil, pois o mesmo está relacionado a cultura e costumes de um indivíduo.

Por esse motivo, dificilmente você encontrará um curso ou escola para aprender. O mesmo deve ser aprendido por conta própria, com objetividade e determinação.

O mesmo irá exigir muitas repetições até que você se adeque a esse novo costume. Contudo atente-se, algumas características comportamentais podem não combinar com o seu perfil e gerar estresse e desgaste emocional.

Para isso você poderá realizar um teste de personalidade, para se entender melhor e alinhar adequadamente melhorias comportamentais para o seu ser.

Ainda mais, você poderá analisar a empresa ou pessoas que possuam a característica comportamental desejada, e aprender com elas.

Por que a qualificação profissional é analisada?

Uma empresa deve ter noção de quem está contratando antes de realizar a contratação que poderá ser feita através de contrato trabalho ou contrato de aprendizagem. Sendo assim é importante analisar a qualificação profissional de qualquer candidato.

Além disso analisar a qualificação profissional de cada individuo ajudará a empresa a:

Adequar o perfil do candidato ao clima organizacional da empresa

Trabalhar em um local que não tem muito haver com a gente é bastante complicado. Assim, para evitar problemas futuros de inadequação a empresa analisa o perfil do candidato e suas qualificações.

Assim fica muito mais fácil inserir ou não uma pessoa no clima organizacional da empresa. Pois seus valores e costumes devem coincidir com o da empresa e seus funcionários, evitando assim a inadequação ou insatisfação dos funcionários com o novo contratado.

Buscar profissionais talentosos que aumentem a performance da empresa

Para que a empresa contrate pessoas que irão trazer benefícios, também será necessário analisar suas qualificações profissionais.

Assim a empresa poderá, após a analise e comparação dos requisitos da vaga com suas características determinar se você tem potencial de trazer os benefícios necessários para a empresa.

Potencial do candidato

Além de analisar o estado atual do candidato, também será perguntado sobre suas competências técnicas futuras. Assim a empresa saberá o interesse do jovem, e até onde o mesmo deseja se desenvolver.

Leia também:  Certificado Digital: Comprove sua especialização a distância

Pessoas em crescimento, crescem junto ao local onde trabalham, pois é lá que vão exercer o ofício.

Se a pessoa é fácil de conviver

Além de todos os pontos mencionados, é impossível trabalhar com pessoas encrenqueiras ou sem trabalho equipe. Sendo assim as qualificações de um candidato é observado para saber como será o relacionamento com ele.

Por que é importante ter uma qualificação profissional?

A qualificação profissional tem diversos efeitos positivos na vida de um individuo. Isso quer dizer que você não encontrar benefícios apenas para encontrar emprego, mas também em sua vida pessoal.

Sendo assim leve em consideração os seguintes benefícios:

  • Aprender sobre um novo assunto ou conteúdo.
  • Facilidade de conseguir emprego.
  • Conhecimento sobre um assunto ou conteúdo.
  • Autonomia e independência.
  • Desenvolvimento pessoal.
  • Satisfação pessoal.
  • Possibilidade de contribuir socialmente e humanamente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?