fbpx

Entrevista de emprego: Como saber o meu desempenho

Depois de uma entrevista de emprego é torturante a espera de um resultado, ficamos ansiosos e com muitas dúvidas.

Para piorar, em algumas vezes não recebemos feedbacks sobre nossa descarte o que impossibilita o nosso aperfeiçoamento.

Entretanto, é possível ter noção do seu resultado de acordo com o andamento da entrevista de emprego. Você precisa ficar atento a muitos detalhes que são reparados. Se possível, analise esses pontos para a sua próxima entrevista, e lembre-se de sempre se aperfeiçoar.

 

Fui recusado na minha entrevista de emprego e agora?

Bom, esse momento é bastante desmotivador mas muito comum no mercado de trabalho, portanto não se deixe levar pelo sentimento! Agora, busque em sua memória pontos negativos que possam ter acarretado no resultado final.

Com isso em mente, não será possível voltar no tempo, porém te ajudará a não cometer os mesmos erros novamente na próxima entrevista de emprego.

Entretanto, para saber o que mudar, tempos que saber o que erramos, e isso não vai acontecer se a empresa não der um feedback.

Portanto, caso a empresa não lhe traga este retorno, existem alguns aspectos que você poderá analisar, sendo eles:

 

Condutas incorretas em uma entrevista de emprego

Agora, comece analisar toda a sua entrevista de emprego, o decorrer dela e veja se você cometeu alguns desses erros:

 

Descontrole de ansiedade

Na entrevista de emprego, você transpareceu estar ansioso? Estava com um comportamento inquieto, não conseguia aguentar alguns segundo em silêncio dentre uma pergunta e outra ou transmitia desconforto?

Esses aspectos podem demonstrar um descontrole para o entrevistador, e portanto pode te acarretar no descarte da entrevista de emprego.

Lembre-se sempre que uma entrevista de emprego é uma faca de dois gumes, tanto você quanto a empresa estão procurando algo. Portanto, não fique na defensiva, pois você também está fazendo uma analise sobre a empresa e se consegue se ver la dentro.

 

Você ou o entrevistador falou muito mais que o outro

Como dito a cima, ambos estão procurando algo, portanto, a falta de dialogo e questionamentos pode ser um sinal negativo. Lembre-se sempre de tirar suas dúvidas sobre a vaga proposta.

Entretanto, evite ser exagerado e deixe o entrevistador perguntar. Pense como uma reunião profissional, onde ambos precisam saber os benefícios propostos, tanto a empresa quanto você.

Se você sentiu esse equilibro na entrevista, pode ser que a entrevista tenha ocorrido bem.

mentor profissional entrevista de emprego corpo

foto criado por yanalya

 

Leia também:  Mindset: Entenda tudo sobre este termo utilizado no mercado de trabalho

Você não possuía muito conhecimento sobre a empresa

Na entrevista, é crucial demonstrar o interesse, portanto, você deverá estudar sobre a empresa na qual está sendo entrevistado. Na hora da entrevista pode ocorrer perguntas diretas ou indiretas sobre a empresa, na qual você deve tomar muito cuidado.

Estude sobre a empresa, e absorva o máximo possível, desta forma você saberá a onde deseja ingressar, além de demonstrar o interesse pela a vaga.

 

 

Mentindo na entrevista de emprego

Esse é um dos piores problemas principalmente no seu currículo! O nosso corpo fala, e com a mentira isso é bastante evidente, portanto tome bastante cuidado. Assim sendo, responda todas as perguntas com sinceridade e objetividade.

A mentira é uma das piores características que alguém pode ter, portanto não tire esse costume só do seu profissional, e sim de todo o seu ser. Mentiras possuem um prazo curto, desta maneira, você poderá ser descoberto a qualquer momento.

 

Prepotência e arrogância

Hoje em dia é muito comum ver isso em entrevistas! Por mais que o emprego também precisa de um funcionário, eles podem encontrar várias pessoas interessadas. Ter conhecimento pode ser bastante negativo se usado errado.

Portanto, lembre-se sempre da humildade e que ninguém é melhor do que ninguém! Desta forma, você não demonstrar nenhuma prepotência ou arrogância quando for questionado sobre algo.

 

Discurso decorado de entrevistas de emprego

Em uma entrevista você precisa tomar muito cuidado com o que é falado. Ficar pensando sobre respostas para perguntas específicas não é uma boa ideia. Isso irá criar um distanciamento entre você e o entrevistador, onde ele não verá autenticidade.

Tome cuidado para não ficar parecendo um robô ou só alguém que deseja passar na entrevista. Assim, saiba conduzir sua cabeça para as situações no momento, e ser franco com o que você acha.

Os candidatos preferidos não são aqueles que fingem saber de tudo, e sim aqueles que desejam entender tudo de forma humilde.

 

Perfil incompatível com a vaga

Além disso existe mais um problema que pode acontecer! Você pode ter se saído muito bem na entrevista, respeitado todos os limites, e dentro do que é aceitável ou não. Entretanto, em algumas hipóteses, você não tem o perfil perfeito para aquela vaga.

É complicado entender essa parte, pois é necessário noção sobre como um empresa funciona. Algumas vezes, devido a equipe, a formação necessária ou qualquer outra categoria, você pode não se encaixar no que a empresa precisa.

Assim,tenha certeza de que a vaga é dentro do que você deseja e aperfeiçoa em você. Veja se a empresa contrata pessoas com o seu perfil. Entenda o tipo de pessoa necessária para aquela vaga e equipe.

Enfim, você precisará entender todo o ambiente que eles estão criando para encontrar a pessoa perfeita. Percebendo isso, você saberá se a vaga é para você ou não.

No Responses