Currículo: Aprenda a montar o seu de forma correta

Está querendo arrumar um emprego, mas não sabe fazer um currículo? Bom na verdade é bem simples faze-lo. Muitas pessoas não tem a mínima noção de como fazer um currículo, até porque ninguém ensina isso, apenas nos mandam fazer. Pensando nisso, fizemos esse artigo para que você saiba exatamente o que e como colocar as suas informações.

Um currículo é o documento principal e primeiro que irá fazer contato com as empresas sobre o tipo de profissional que você é. Por isso você deve caprichar e colocar informações interessantes sobre você. Vamos ao passo a passo.

Formatação

Use de preferência a letra “Arial” no tamanho “12”. Além disso para todo o currículo é interessante você utilizar somente a cor preta e cinza escuro. Nas partes em destaque como os tópicos use o preto, e para preencher o tópico use a cor cinza escuro.

mentorprofissional-aprenda-elaborar-bom-curriculo

aprenda elaborar um bom curriculo

Escolha o visual do seu currículo

No Word você irá ter uma página em branco. Esse é o seu ponto de partida, você deverá decidir se fará um currículo básico, ou um mais enfeitado. Para fazer o currículo mais enfeitado, você deverá procurar na internet modelos para baixar e preencher, ou fazer o mesmo manualmente enfeitando com efeitos do word ou outro aplicativo. Aconselhamos que você não o enfeite muito, deixe apenas atraente e com algumas linhas, cores e desenhos simples.

Coloque seus dados pessoais em destaque

Comece o seu currículo colocando em destaque no começo do currículo, em negrito: Nome, idade, estado civil, endereço onde mora, e-mail, telefone, e se é deficiente. Esses dados são os principais para eles saberem com que tipo de pessoa estarão lidando. Deixe esta parte destacada e separada com um espaço considerável das demais. O ideal é no final dele pular um espaço, por uma linha enfeitada e dar outro espaço e pular para o próximo tópico.

Objetivo

Esse é o segundo tópico que deve vir no currículo. Nele você deve dizer a onde você quer chegar dentro da empresa. O que deseja conquistar e que tipo de profissional você deseja se tornar. Evite o máximo possível ser redundante, seja direto e decidido, assim a empresa vai saber se você é o tipo de profissional ideal para o cargo.

Qualificações

Nesta parte você deverá fazer um preve resumo sobre o que virá a seguir no documento. Fale sobre suas habilidades e individualidades. Você deve conquistar o leitor nesta parte, para que ele sinta vontade de ler o resto do currículo. Não exagere muito, seja objetivo e preve, mas coloque toda a informação desejada.

Formação acadêmica

Nesta parte você deve colocar o seu grau de escolaridade, sendo onde você estudou e até onde foi na escola, curso superior e curso técnico. Lembre-se que você deve colocar o ano que você começou o estudo e o ano que concluiu, nome da instituição e grau de ensino.

Experiência profissional

Aqui você irá colocar todos os seus trabalho anteriores, cargo, data que entrou, data que saiu, tarefas realizadas. Essa parte é uma das mais importantes, porque é nela que a empresa verá se você tem experiência em trabalhar ou não. Lembre-se não minta, e tente coloca somente os cargos que irá acrescentar conhecimento para o cargo desejado.

Cursos complementares

Neste tópico você irá colocar todos os outros cursos que você fez, por exemplo: Teatro, informática, inglês e etc. Esses cursos devem ser colocado separados por não serem nem técnicos nem superiores.

Revise todo o seu currículo

Você deve olhar atentamente tudo o que colocou em seu currículo. Arrume se estiver algo escrito errado, ou melhore a escrita. Faça com que esse documento fique perfeito e sem defeitos. Além disso é aconselhável que você peça para alguém ler e pontuar melhorias, dessa forma você terá uma visão de fora.

Essas são as regras básicas para fazer um currículo. Não esqueça de imprimir vários e colocar em envelopes para entregar. Desta forma eles ficaram protegidos a danos.

One Response

  1. Alicia 11/12/2018

Add Comment