fbpx

Processo Seletivo: 1º passo para conseguir um emprego

Se você está pensando em procurar um emprego, será necessário entender o que é o processo seletivo, pois com ele que é feita a contratação de novos profissionais.

O que é um Processo Seletivo?

O Processo Seletivo é uma técnica de filtragem de perfil de pessoas para a contratação de uma vaga de emprego. Assim, com o processo seletivo será possível analisar as qualificações, habilidades, capacidades e potencial de um candidato.

Essa técnica visa tanto quanto as competências técnicas como comportamentais do candidato, e determinará se o mesmo se qualifica ou não para trabalhar na empresa.

Por esse motivo o processo seletivo é feito por todas as empresas, contudo, cada uma de seu modo, para que assim ela possam conhecer e escolher o candidato de sua maneira antes da sua contratação.

O processo seletivo é feito em algumas etapas, que começa da abertura de uma vaga até a contratação do profissional.

Como funciona?

Para que o processo seletivo seja feito da forma correta, será necessário criar algumas etapas de análise. Essas etapas são cruciais para o desenvolvimento do processo seletivo e deve ser feito por toda empresa.

Sendo assim dentre as etapas temos:

1 – Alinhamento de perfil

Primeiramente uma empresa deve abrir a oportunidade de uma vaga de emprego. Nesta vaga estará especificado as exigências ou requisitos para trabalhar nesta vaga.

Portanto o candidato deverá comparar suas condições com as exigidas na vaga no momento que realizar a sua candidatura. Caso o perfil seja compatível com o da vaga o candidato poderá ser chamado para a entrevista de emprego.

Nesta etapa será analisado o currículo do candidato, todas as suas experiências e estudos para analisar se o mesmo é compatível com o da vaga. Os candidatos com as melhores qualificações para a vaga serão chamados.

2 – Analise de perfil

Agora que você entregou seu currículo para a empresa, ela irá analisar o seu documento e determinar se você é um candidato válido.

Sendo assim o RH fará uma triagem dos currículos, onde será analisado todas as atribuições dos candidatos e quais atendem mais os requisitos da vaga.

Leia também:  Jovem Aprendiz Habibs: Saiba como se inscrever

3 – Entrevista

Após a análise do perfil, os melhores candidatos serão convidados para a entrevista de emprego. Lá a empresa terá o seu primeiro contato com você e os demais candidatos.

Assim será realizado perguntas sobre seu currículo, experiências profissionais, educação e vida pessoal. Neste momento a empresa além de confirmar as informações do currículo, entenderá também o perfil pessoal dos candidatos e e quais irão se adequará melhor com o ambiente da empresa.

Cada empresa poderá fazer a entrevista em diversas etapas, a fim de filtrar mais ainda o melhor candidato. Sendo assim nesta etapa será analisado:

  • Qualificações do candidato.
  • Potencial do candidato.
  • Perfil do candidato.
  • Postura do candidato.
  • Raciocínio do candidato.

Tenha em mente que o tempo de resposta de uma entrevista pode variar muito, podendo chegar de 1 dia a 2 meses.

4 – Contratação

Ela acontecerá após a sua última entrevista, para isso você será encaminhado a realizar:

Exame admissional: Você deverá ir em um consultório médico para fazer exames de rotina. Ele serve para preencher dados sobre a saúde dos empregados antes de realizar a contratação.

Assinatura de contrato: Por fim o candidato deverá ser encaminhado para a assinatura de contrato, que deve ser totalmente lida e combinada.

Qual a importância do processo seletivo

O processo seletivo de uma vaga serve para 3 motivos, sendo eles:

1 – Proteção da empresa

O processo seletivo tem como objetivo proteger a empresa da contratação de profissionais não qualificados para vagas.

Sendo assim fica muito mais fácil encontrar profissionais que se adequem a rotina da vaga e que conseguirão acrescentar a empresa.

2 – Não exigir demais dos funcionários

Além disso o processo de seleção faz com que as empresas contratem pessoas qualificadas para tarefas, e não exijam tanto dos funcionários já contratados.

Assim os empregados não precisam ficar super atolados de tarefas e estudos novos que precisam ser adquiridos.

3 – Oportunidade para todos

Com o processo seletivo a oportunidade de conseguir um emprego pode ser alcançada por todos. Assim para encontrar alguém de confiança para suas tarefas, não será necessário ter um vinculo ou elo com essa pessoa.

Leia também:  Dinâmica de Grupo: 9 Dicas para você mandar bem

Com a filtragem, é necessário apenas procurar por alguém qualificado, não precisando ser alguém próximo da empresa.

O que precisa participar do processo seletivo?

Para participar de um processo seletivo, é necessário ter alguns documentos, sendo eles:

Como se sair bem no processo seletivo?

O processo seletivo é a parte mais difícil na conquista de um emprego. Sendo assim é importante ter preparo e muita atenção.

Existem algumas regras básicas para se sair bem em um processo seletivo, sendo eles:

1 – Atenda os requisitos das vagas

O primeiro passo para se sair bem em no processo seletivo é se candidatar a uma vaga. Para isso será necessário analisar os requisitos da vaga e se você atende o mesmo.

Se você está dentro dos requisitos você poderá ser chamado para a entrevista de emprego. Caso contrário você não será nem chamado.

2 – Postura na entrevista de emprego

Agora que você se candidatou e foi chamado por uma empresa, é de grande importância que você saiba se preparar para a entrevista. Sendo assim considere estudar sobre como se portar e como se vestir.

Além disso lembre-se que não só a empresa procura um bom funcionário, como você também procura uma boa empresa para trabalhar.

Sendo assim faça perguntar sem vergonha, pergunte sobre salários, horários, sobre o clima da empresa, equipe e etc.

3 – Tenha planos para o futuro

É importante que você mostre para a empresa que você deseja evoluir e se tornar melhor, isso fará com que a empresa veja um potencial em você.

Deste modo deixe claro seus planos, ambições e desejos futuros para que assim a empresa veja a sua garra e queira participar da sua luta.

Como participar de um Processo Seletivo?

Para participar de um processo seletivo você poderá optar por diversas opções, existem diversos sites e aplicativos para isso e você deverá escolher o seu.

Leia também:  Curso gratuito Excel: A Plataforma para criação de planilhas

Sendo assim leve em consideração as seguintes maneiras para participar de um processo seletivo:

1 – Entregando currículo físico

Uma das maneiras de participar do processo seletivo é entregando um currículo físico a uma empresa física que esteja contratando.

Para isso você deverá criar um currículo e ir até o RH da empresa e entregar o mesmo. Aconselhamos que você coloque o documento em uma pasta.

2 – Sites e aplicativos de busca de emprego

Existem diversos sites para busca de emprego, aqui no mentor profissional por exemplo, você poderá encontrar diversas vagas de jovem aprendiz.

Contudo, existem diversos sites com diversos tipos de vagas, como:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?