A Carteira de Trabalho é o documento oficial necessário para quem deseja trabalhar no Brasil. Sendo assim o documento é obrigatório em todas as empresas que desejam contratar novos funcionário.
Contudo a solicitação da carteira de trabalho digital deverá ser feita pelo trabalhador, para que a empresa possa apenas utilizar o documento para registro.
Entretanto, muitas pessoas possuem diversas dúvidas sobre esse documento, principalmente depois que o mesmo se tornou digital.
Pensando nisso iremos te explicar para que você saiba exatamente como fazer a sua carteira de trabalho e como o mesmo irá funcionar de agora em diante.
A Carteira de Trabalho
A CTPS é um documento necessário para todo individuo que deseja fazer uma atividade remunerada. Sendo assim ele será obrigatório em qualquer tipo de contratação.
Esse documento serve para a identificação profissional, onde diversas modificações feita no seu trabalho, deverá ficar exposta no documento. Desta forma para que o controle seja feito corretamente e tudo fique comprovado.
Sendo assim deverá estar exposto no documento:
- Data de contratação.
- Local de trabalho e alterações de local de trabalho .
- Remuneração e alterações de salário.
- Fins previdenciários.
- PIS.
- Data de demissão.
- Função.
Contudo não é somente para isso que o documento serve, com ela é possível fazer o registro da CLT. Com a CLT o profissional terá diversos benefícios por ser contratado.
Benefícios CLT da Carteira de Trabalho
Como mencionado a cima, a carteira de trabalho digital trás diversos benefícios ao trabalhador e por isso ela é tão importante. Pois com ela mais o número de seu PIS será possível conceder ao trabalhador:
- O FGTS clique aqui para saber mais.
- INSS clique aqui para saber mais.
- Décimo terceiro salário clique aqui para saber mais.
- Férias remuneradas.
- Salário regular.
- Seguro-desemprego clique aqui para saber mais.
- Licença maternidade.
- Rescisão de contrato clique aqui para saber mais.
Enfim, são diversos os benefícios, onde esses são os mais comuns e mais utilizados.
O que não deve estar presente na carteira de trabalho?
Muitas coisas devem ser anotadas da Carteira de Trabalho, contudo algumas coisas devem passar em branco. As informações que deve estar expostas são as que mencionamos no tópico anterior.
Deste modo, nada que possa prejudicar o trabalhador poderá aparecer no documento. O mesmo pode acarretar em multa por ser crime. Dentre as coisas que não podem estar presente no documento, temos:
- Motivo da demissão.
- Reintegração por determinação judicial
- Atestados médicos.
- Ações judiciais.
- Qualquer informação que dificulte a situação do trabalhador.
A nova carteira de trabalho Digital
Hoje a carteira de trabalho digital se transformou e não é mais emitida como um livrinho azul. Agora o documento é 100% digital. Sendo assim, não será mais necessário levar o documento até o emprego, ou emitir o documento.
A carteira de trabalho digital entrou em vigor dia 24/09/2019 e tem como foco trazer a facilidade e praticidade na hora de contratação de funcionários. Agora não será necessário fazer diversas carteiras de trabalho físicas para renovar as folhas em branco. Agora todas as informações ficam computadas e anotadas no site ou no aparelho celular.
Desta forma diminuindo o uso de papel e trazendo maior praticidade na hora de visualizar seus dados e ser contratado.
E a Carteira de trabalho física?
Agora a mesma não é mais solicitada, e nem possível emissão, pois servirá apenas a online. Deste modo, caso você tenha a carteira de trabalho física, você poderá guarda-la, pois o mesmo é um documento importante e com informações valiosas.
Contudo, ao fazer uma entrevista não será necessário leva-la, você deverá fazer o cadastro, como mencionado a cima, para validar a seu documento digital.
Como a empresa fica com a carteira de trabalho digital
Agora que ficou mais fácil a empresa deverá solicitar apenas o seu CPF para registrar a sua carteira. Sendo assim eles ainda terão o prazo de até 5 dias para registar o novo funcionário na Carteira de trabalho Digital.
A empresa deverá aderir ao eSocial e registrar o trabalhador neste sistema até um dia antes do dia que o trabalhador iniciará as suas atividades. Assim, cadastrando na eSocial os dados do trabalhador será copiado para a área de CTPS digital do trabalhador.
Ainda por cima, a empresa deverá fazer com que os dados fiquem presente no documento do empregado em até 42H. Para que o mesmo cheque a conformidade e possa corrigir erros eventuais.
Como fazer minha carteira de trabalho digital?
Para fazer a sua carteira de trabalho você deverá cadastrar uma senha de acesso à conta de acesso único do Governo clicando aqui. Após fazer esse cadastro, você deverá acesse o site da Carteira de trabalho Digital clicando aqui.
Complete todo o seu cadastro e pronto! Seu documento foi feito com sucesso. Agora, ao ir procurar um emprego será necessário apenas informar seu CPF que a empresa faz o resto.
Você ainda Poderá utilizar o seu aparelho celular para analisar seu documento digital e as coisas expostas nele. Para isso você deverá baixar o aplicativo clicando aqui e usar.
Pronto! Agora é só utilizar a sua carteira para conquistar o seu emprego.
Uma resposta