fbpx

Dinâmica de Grupo: 9 Dicas para você mandar bem

Muitos jovens morrem de medo da dinâmica de grupo que é feita para contratar novos trabalhadores para uma empresa do mercado de trabalho.

Porém não há o que temer, na verdade quanto menos medo você tiver, melhor você irá se sair.

Pensando na dificuldade que os jovens encontram, criamos este artigo, para que assim você possa se preparar para esta tão temida entrevista.

 

1 – Autoconhecimento

O primeiro fato importante para uma entrevista e dinâmica de grupo é que você tenham um bom autoconhecimento.

Tenha em mente todas as suas qualidade e defeitos, para que assim você não seja pego de surpresa. Na entrevista você precisa saber se vender, e mostrar que você é o funcionário perfeito para aquela vaga.

Isso é chamado de marketing pessoal e é fundamental para o mundo profissional.

Além disso, ter um ótimo conhecimento de si mesmo trás uma certa maturidade e confiança na hora da entrevista. Desta forma você será visto como alguém que já sabe o que quer e então estará em destaque.

 

2 – Estude sobre a empresa

Antes de ir para a entrevista leia bastante sobre a empresa, tente acumular o máximo de informações possíveis.

Desta forma, você saberá responder qualquer questão feita sobre a empresa e estará antenado sobre o que está acontecendo, onde a empresa que chegar e seus objetivos.

Os profissionais que sabem sobre a empresa na qual está sendo entrevistado, estão mais preparados para a entrevista.

Além do mais, você saberá se encaixar no perfil que a empresa deseja. Com isso o entrevistador irá ver que você está realmente interessado e você ganhará alguns pontos.

Aproveite e faça perguntas sobre a empresa. Pergunte como é o relacionamentos dos funcionários, se a empresa trabalha de forma mais formal ou informal. Tente o máximo possível puxar informações da empresa, desta forma você saberá onde irá trabalhar, e será visto com bons olhos.

Veja aqui para saber algumas dicas de como ir bem na primeira entrevista de emprego.

 

3 – Fique calmo

O mais importante de tudo é que você mantenha a calma na hora da entrevista. Desta forma você irá conseguir lidar com problemas ou com a dinâmica de grupo de forma mais profissional.

Fique atento aos detalhes e evite que a emoção o deixe levar.

Ficar calmo significa que você tem auto-controle e isso será visto facilmente pelo entrevistador. Respire fundo e controle o seu corpo, para que dessa forma o entrevistador não consiga ver nenhum sinal de estresse.

Sabemos o quanto é difícil se manter calmo nessas horas, porém você deve ao menos esconder os traços de estresse.

mentor profissional dinâmica de grupo corpo

 

Leia também:  Jovem Aprendiz PeG: Consiga o seu 1º emprego

4 – Fique atento a sua maneira de se comunicar

Fale firme e com um bom tom de voz, seja claro e direto sobre o que quer falar. A boa comunicação é uma das principais chaves para se apresentar.

Dentro da dinâmica de grupo mostre que vocês estão no controle da situação. Tente falar da maneira mais profissional possível. Evite o uso de palavras difíceis ou gírias, desta forma você não se enrola.

Olhe sempre nos olhos do entrevistador e de todos que estão assistindo a apresentação da sua dinâmica de grupo. Desta forma todos te levarão mais a sério e você irá ter a atenção de todos.

Preste atenção nas horas disponíveis que você terá para falar. Não atropele ninguém e nem tente aparecer mais que o outros, apenas seja você e expresse o que você tem de melhor.

Evite o máximo possível ter que ficar quieto, porém saiba a melhor hora para falar. Não exagere em sua fala, fale apenas o que é preciso para não demorar muito e roubar muito tempo.

 

5 – Fuja de soluções obvias

Muitas vezes na dinâmica de grupo as pessoas tendem a resolver o problema da forma mais óbvia ou fácil, você deve sempre inovar e trazer soluções diferentes.

Tente surpreender o entrevistador, para que desta forma você seja visto como algo único e desejado.

 

6 – Sua postura profissional

Não fique jogado na cadeira. Sente-se de forma educada e evite vícios ou manias com o corpo. O auto-controle está sendo analisado a todo momento pelo o entrevistador, então evite mostrar descontrole.

Evite fazer barulho, ser espaçoso, ficar se mexendo muito ou fazendo gestos muitos bruscos. Lembre-se de ir bem vestido e bem cheiroso, para que a empresa veja a sua dedicação para a entrevista.

Caso queira saber mais sobre regras de postura profissional.

 

7 – Ouça os seus companheiros de equipe

Você deve lembrar que é uma dinâmica de grupo, então todas as ideias devem ser ouvidas e debatidas.

Você não manda no projeto e muito menos deve entrar em discussões por conta da dinâmica de grupo.

Tente entrar em consenso com todos do grupo para finalizar a sua dinâmica de grupo. Isso irá demonstrar disciplina, auto-controle, facilidade de trabalhar em grupo e etc.

Muitas vezes as pessoas contratadas estão dentro de um mesmo grupo, então o seu grupo deve ser o com melhor desenvolvimento e apresentação.

 

8 – Não reclame sobre a dinâmica de grupo

Muitas pessoas reclamam sobre a dinâmica de grupo na hora que ela é entregue. Não o faça, aceite o mesmo e supere esse obstáculo de forma positiva.

Se você já reclama de uma dinâmica de grupo, quem dirá o quanto irá reclamar no trabalho.

 

9 – Estude sobre dinâmicas de grupo e pratique em casa

Estudar sobre como as dinâmicas funcionam é a melhor estratégia para se sair bem. Peça a ajuda de amigos ou familiares e aplique essas dinâmicas.

Com isso você ficará com a mente afiada para realizar as tarefas solicitadas, e, além disso corre uma chance de receber uma dinâmica na entrevista, igual a que tenha praticado em casa.

Seguindo essas dicas, você ficará preparado para as dinâmicas na entrevista.

Preste bastante atenção no comportamento do entrevistador e tente perceber o que ele quer de você.

Seja você mesmo e tente realizar as dinâmicas da forma mais criativa possível. Desta forma você não irá perder essa vaga.