fbpx

Primeiro Emprego: 8 Passos para você conseguir o seu

A corrida para conseguir seu primeiro emprego não é fácil, queremos investir na nossa vida e para isso precisamos de dinheiro. Ainda mais, empresas exigem demais e fica difícil preencher a vaga.

Embora essa realidade seja de muitos existem algumas práticas que podem contribuir para a conquista do seu primeiro emprego. Para isso será necessário que você realmente se interesse e não queira apenas um salário.

Primeiramente, antes de conseguir seu primeiro emprego, você deverá entender como funciona todo o processo, e começar tudo devagar, passo a passo.

Sendo assim criamos uma dica especial para que você saiba como conseguir o seu primeiro emprego.

1- Converse com conhecidos que trabalham

A primeira coisa que você deverá fazer é se atualizar sobre a situação do mercado. Para isso é interessante, já que você não vive essa experiência, pergunte para quem o faz.

Desta forma você vai entender as dificuldades atual, o que exigem, o que você pode fazer a respeito e mais um monte de coisas.

Além disso algum amigo poderá te indicar vendo a sua determinação e vontade, e assim você poderá conseguir mais chances para o seu primeiro emprego.

2- Entregue muitos currículos

Para conseguir um emprego você deverá primeiramente entregar muitos currículos. Para saber como fazer um currículo clique aqui.

Você devera utilizar esse currículo para se candidatar ao processo seletivo das vagas. Sendo assim você poderá utilizar sites como:

Nesses sites você garante que seu currículo será enviado para as empresas e depois será necessário apenas esperar.

3- Tente fazer bicos ou trabalhos free lance

Nem sempre iremos conseguir um emprego que queremos logo de cara, sendo assim é interessante que você mande currículo para todas as vagas.

Desta forma você poderá aceitar um primeiro emprego não tão bom, adquirir experiência e então continuar mandando currículo.

Além disso trabalhos como free lance, bicos ou temporários são ótimos para essa situação, assim você terá maior facilidade para ir a entrevistas ou etc.

Leia também:  Vídeo conferência: Suas reuniões agora feitas em casa

4- Orientação de carreira

Caso você faça faculdade curso ou qualquer coisa do tipo, você pode procurar para a orientação de carreira. Assim você falará com profissionais que estão ativos no mercado e que poderão ter dar muitas dicas.

Ainda mais, você poderá ser indicado por conta de seu interesse e disposição.

5- Crie um objetivo para o primeiro emprego

É interessante que você tenha um emprego ideal na cabeça, onde ele deverá ser totalmente conectado com a sua realidade.

Para isso sugerimos que você estude sobre várias empresas, converse com empregados e descubra qual delas seria a ideal para você.

Tendo isso será muito mais fácil saber quais vagas eliminarem ou não, na qual serão todas aquelas que atendam muito a baixo as suas expectativas.

Contudo cuidado, você deverá imaginar um cargo que combine com você e aceitar as realidades daquela profissão e seus pagamentos.

6- Pratique para a sua primeira entrevistas

Para que você tenha sucesso na hora da entrevista, é importante que você esteja preparado para a entrevista. A entrevista será o momento onde um intermediador da empresa irá te conhecer para ver se você é qualificado a trabalhar naquele lugar.

Sendo assim, será um teste onde você deverá mostrar as suas capacidades e limitação. Contudo ela pode ser bem confusa, pois o entrevistador nunca deixará claro o que precisa, e você meio que precisará entender e seguir conforme esta regra.

O segredo é ser você mesmo, não tentar encher muito a bola da empresa, mas também não desmerece-la. Lembre-se que você está procurando um emprego e a empresa um empregado, portanto é uma troca e ambos os lados estão ganhando e perdendo.

Portanto também analise e faça as suas perguntas. Para saber como se portar na entrevista de emprego, clique aqui.

7- Pratique sobre as dinâmicas

Muitas empresas possuem o hábito de aplicar uma dinâmica dentro da entrevista. Deste modo é interessante que você saiba como elas serão e o que pode ser aplicado.

Assim você estará preparado e saberá desenvolver a dinâmica como o esperado pelo aplicador. A dinâmica dirá muito sobre como a maneira que você pensa, trabalha e como se desenvolve em equipes.

Leia também:  Cursos gratuitos Unesp Aberta: Sua educação a distância

Para saber como as dinâmicas funcionam clique aqui.

8- Vista-se corretamente para seu primeiro emprego

Se na sua entrevista de primeiro emprego ficar claro para o entrevistador que essa é sua primeira entrevista, seja pelo currículo ou por sua postura você deverá se destacar. Desta forma é imprescindível que você dê o seu melhor nesse momento.

A primeira impressão é a que fica e se é a sua primeira entrevista você deverá atender as expectativas. Isso porque não adentrar-se nessa realidade irá dar a entender que você não está dando muito valor.

Na primeira vez, devido as inseguranças tendemos a querer aparentar mais, para que isso ocupe tudo e que não dê espaço para aparecer nossos defeitos.

Entretanto lembre-se de ser você mesmo e só aparentar ser a sua melhor versão, para que isso supra a sua falta de experiência. Entretanto cuidado com a superficialidade e esquecer suas limitações. Saber seus defeitos e problema e saber desenvolve-los também é uma característica bastante admirada.

Para saber como se vestir para sua entrevista de primeiro emprego clique aqui.