fbpx
loader image

Lei de Aprendizagem: Saiba quais seus direitos e deveres

links patrocinados

A Lei de aprendizagem, também conhecida como Menor Aprendiz ou Jovem Aprendiz foi criada no ano 2000. Ela visa a capacitação profissional para jovens de baixa renda com condições precárias.

A lei de aprendizagem número 10.097/2000 obriga empresas de médio e grande porte a contratarem de 5% a 15% do seu quadro de funcionários como aprendizes.

De forma mais simplificada, ela obriga as empresas contribuírem socialmente, treinando e capacitando jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.

Além disso a jornada de trabalho deve ser de 4 a 6 horas diárias, possibilitando que o jovem trabalhe e estude. Desta forma o aprendiz pode iniciar sua carreira profissional sem interpor com sua educação.

 

links patrocinados

Como a Lei de aprendizagem é aplicada?

A lei de aprendizagem é válida apenas para jovens de 14 a 24 anos que tenham estudado ao menos os últimos anos em escolas públicas.

O projeto funciona da seguinte forma, o jovem contratado será treinado pelo gestor dentro da empresa. O gestor será responsável por passar as atividades e ensinar como executa-las.

O jovem deverá comparecer à empresa durante 4 dias na semana para realizar suas tarefas do dia-a-dia. No quinto dia da semana o jovem deverá comparecer em uma instituição parceira da empresa, onde ele irá receber treinamento e capacitação para o mercado de trabalho.

Cada empresa tem suas regras com os dias do curso e de trabalho, mas todas devem seguir o proposto pela lei de aprendizagem, ou seja, não deve interferir nos estudos do aprendiz. 

 

Sobre o curso de capacitação

A grade curso de capacitação varia muito de uma instituição para outra, no entanto todas elas devem abordar os assuntos:

links patrocinados
  • Inclusão social.
  • Como se portar e se vestir.
  • Administração financeira.
  • Resolução de conflitos.
  • Trabalho em equipe.
  • Liderança.
  • Apresentação de seminários e trabalhos.
  • Conhecimentos específicos.
  • Leis trabalhistas.
  • Noções básicas de administração e contabilidade.
  • Respeito a diversidade.
  • Alinhar e concretizar os valores éticos do jovem.
  • Quais áreas mais importantes dentro de uma empresa e suas tarefas.
  • Orientação profissional.
mentor profissional lei jovem aprendiz corpo
Foto por Pressfoto

 

Direitos do Jovem Aprendiz

A lei de aprendizagem também protege os jovens de alguns possíveis abusos, por isso ele tem direito a alguns benefícios pelo o seu trabalho oferecido, sendo eles:

 

Como me tornar um Jovem Aprendiz?

Para se tornar um Aprendiz é bem fácil, primeiramente você deverá está na faixa etária de 14 a 24 e que esteja estudando ou concluído o mesmo. Depois disso você deverá fazer um currículo e uma carteira de trabalho.

Logo, você deve ficar atento as novas vagas que publicamos no nosso site! Pronto agora você tem tudo que precisa para se tornar um aprendiz.

 

Como encontrar vagas de aprendizagem?

Veja as nossas vagas de Jovem aprendiz além disso as bagas estão espalhadas por todo o Brasil. Por exemplo, você poderá encontrar algumas em nosso site.

Além de no nosso próprio site você poderá procurar no Google com as palavra-chaves “Vaga de emprego Jovem Aprendiz”, depois é só se inscrever nas vagas em aberto.

Você ainda poderá utilizar os sites para busca de emprego

 

Como encontro mais detalhes sobre a Lei de aprendizagem

Agora que você sabe o que é a lei de aprendizagem e deseja aprender mais detalhes sobre a mesma você poderá saber tudo sobre a mesma lendo diretamente sobre a Lei no manual exposto site do Governo clicando aqui.

O documento está detalhado sobre todas as informações que um aprendiz deve saber antes de embarcar nesta nova jornada, por isso leia tudo atentamente e grife as partes que ache mais importes. Desta forma você evitará abusos enquanto trabalha com a vaga proposta.

 

lei de aprendizagem - jovens felizes em ambiente de trabalho
Foto por Freepik

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Últimas Vagas
Categories

Receba nossas Vagas

Se você esta em busca do primeiro emprego, não deixe de se inscrever