fbpx

Como é feita uma contratação de funcionário?

Está começando a procurar emprego, contudo tudo é novo e você não sabe muito bem onde está entrando? Veja como funciona uma contratação de funcionário e saia da dúvida.

Links Patrocinados

 

O que é uma contratação?

A contratação é a formalização de um acordo entre empresa e funcionário. O mesmo deverá ter documentos de comprovação, que se chama de contrato de trabalho.

Esse contrato irá fazer com que a empresa e o funcionário se vincule, junto a lei. Sendo assim ambos terão obrigações que deverão ser cumpridas para que tudo ocorra bem.

Contudo, até o momento da contratação, existe todo um percurso que muitas pessoas desconhecem, e é importante saber.

Links Patrocinados

Sendo assim para que uma contratação ocorra, será necessário passar por diversas etapas, a fim de filtrar os melhores candidatos.

 

Como acontece uma contratação?

A contratação tem cerca de X etapas, que irá depender de empresa para a empresa, pois cada uma terá a sua forma de filtragem. Contudo, todas seguem a mesma lógica, que mudará um detalhe ou outro.

Sendo assim tenha em mente que para receber uma contratação de emprego, será necessário que você:

 

1 – Faça um currículo

A primeira etapa, para poder conseguir a sua contratação será criar um documento que comprove o seu perfil profissional, esse documento se chama currículo.

O currículo deverá ter todos os seus dados profissionais como:

  • Onde já trabalhou.
  • Onde já estudou.
  • Nome, idade e estado civil.
  • Atividades extras.

Sendo assim a empresa poderá analisar que tipo de profissional você é, ou está tentando ser, e poderá analisar se você servirá para os serviços necessários na empresa.

O currículo poderá ser feito tanto em uma folha de sulfite, plataformas de emprego e redes sociais.

 

Links Patrocinados

2 – Enviar o seu currículo

Agora que você tem seu documento de identificação profissional, você deverá fazer com que ele chegue até as empresas, onde você terá algumas opções:

 

No caso do documento físico em sulfite:

Veja também:  Jovem Aprendiz Reserva: Primeiro emprego

Você deverá entregar o documento em uma empresa, para algum funcionário. Sendo assim seu documento ficará com os demais, e no momento que a empresa precisar contratar um funcionário, você estará na lista.

 

Links Patrocinados

No caso do documento em uma plataforma de emprego:

Você deverá ir na área de vagas da plataforma, procure pelas vagas de emprego que mais se encaixam dentro dos seus desejos ou perfil profissional. Você poderá enviar seu perfil para diversas empresas apenas confirmando sua candidatura.

Algumas das plataformas de emprego mais comuns são:

 

3 – Redes sociais

Você ainda poderá utilizar algumas redes sociais para conseguir emprego, uma das mais comuns é o LinkedIN. Para conseguir se inscrever, você deverá ir no perfil de uma empresa que você deseja trabalhar e então ir na sua área de vagas.

Você poderá encontrar lá vagas abertas, é só enviar o seu currículo ou se inscrever.

Mentor Profissional Contratação corpo
photo created by freepik

 

4 – Fazendo as entrevistas

Após enviar o seu currículo para as empresas você em algum momento será chamado para fazer uma entrevista. Normalmente esse contato é feito por telefone, mas ele também poderá ser feito através do e-mail.

Na entrevista de emprego você terá o seu primeiro contato direto com a empresa, e por isso deverá saber causar uma boa primeira impressão.

Sendo assim veja se sua postura profissional está dentro dos eixos e se você está se vestindo de acordo com as regras de Dress Code.

Neste momento a empresa irá te conhecer e o seu profissional, você deverá trazer a tona tudo o que irá poder te favorecer profissionalmente. Sendo assim tenha em mente que estar ciente de seus defeitos poderá trazer essa ilusão.

Saber onde melhorar é o passo principal para se tornar uma pessoa melhor. As entrevistas normalmente são resolvidas entre 2 a 4 etapas, onde você passará por diversos funcionários influentes da empresa.

Veja também:  Redes Sociais: Entenda sua importância dentro do mercado de trabalho

Você deverá analisar os seus entrevistadores, a fim de saber o seu desempenho, todos sabemos quando alguém gosta da gente certo? Será a mesma sensação.

 

5 – Exame admissional

Caso a empresa goste de você, você será mandado para a última etapa, nela é quase garantido a sua contratação, embora seja necessário ainda checar a sua saúde.

Você deverá ir até um local, determinado pela a empresa, para realizar o exame admissional. Nele um médico irá fazer uns testes fisicos simples, como chegar seu coração, pulmão e realizar alguns exames rápidos.

Se não tiver nenhum problema, você poderá passar para a próxima etapa.

 

6 – Triagem

Neste momento você só será dispensado se tiver alguma conduta negativa forte, pois ela pode ocorrer um pouco antes ou depois da assinatura de contrato.

Aqui você irá conhecer melhor a empresa, funcionários e toda a infraestrutura do prédio. Será o momento onde você começará a ser inserido dentro da empresa.

Sendo assim você ouvirá durante um tempo, e também falará, sobre você, o que espera com a empresa, e tudo o que precisará para exercer suas atividades dentro da empresa.

 

7 – Assinatura de contrato

Sendo a última etapa, onde poderá estar antes da triagem, você deverá ir até um local, designado pela a empresa, para fazer a assinatura do seu contrato de trabalho.

Para essa assinatura, deverá ter uma pessoa que irá te esclarecer todos os pontos do contrato. Sendo assim, você deverá ler ele atentamente, analisando os seus dados, o cargo contratado, obrigações e benefícios oferecidos.

Assine o contrato somente se você concordar com as informações. Sendo assim, se houver erros de digitação ou de informação recuse e peça outro documento com as informações corretas.

Ao assinar o contrato de trabalho você está aceitando tudo o que está escrito, e então tudo ali será considerado oficial.

Links Patrocinados