Vídeo conferência: Suas reuniões agora feitas em casa

Devidos aos problemas acarretados pela a pandemia do COVID19, muitas empresas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto. Com isso a comunicação da empresa não poderá parar e tudo está sendo feito remotamente. Para isso as vídeo conferências estão em alta, pois as mesma está servindo para a realização de contratações de trabalho, reuniões e alinhamentos de trabalho.

Entretanto, para que todos fiquem por dentro de tudo será necessário alguns aplicativos e experiência com eles para que tudo ocorra corretamente. Sendo assim não só utilizar a ferramenta mais saber se posicionar, escutar e falar nos momentos corretos.

Pensando nisso iremos te trazer as melhores dicas no momento para se adaptar a essa nova forma de trabalho. A vídeo conferência será uma grande aliada nesse período, pois o se distanciamento de pessoas irão contribuir com a diminuição de taxas de contaminação do vírus durante a pandemia.

Sendo assim o mesmo facilitará a conversação entre profissionais, estando a distancia apenas em alguns cliques.

Antes de mais nada acesse o artigo clicando aqui para saber mais sobre o trabalho Home Office.

Quais as melhores ferramentas para fazer uma vídeo conferência?

Na internet iremos encontrar infinitas ferramentas de comunicação remota ou vídeo conferência, contudo algumas são mais populares e mais sofisticadas que outras. Sendo assim é interessante que você conheça todas as ferramentas para que possa escolher a melhor para si ou toda a sua equipe.

Dentre as ferramentas mais utilizadas e conhecidas, leve em consideração:

Aplicativos de vídeo conferência:

Essas ferramentas além da disponibilidade de vídeo conferência ainda auxiliam com outras ferramentas como, ligação de voz, compartilhamento de tela e diversas outras opções.

Como a vídeo conferência impactará socialmente?

Devidos aos problemas causados pelo surto, muitas pessoas poderão ser infectadas por todo o planeta. Sendo assim, empresas que estão se adaptando a essa nova modalidade de trabalho remota não estão apenas preocupados com sua empresa, mas sim com todo o mundo.

Deste modo você deverá analisar as condições na qual esse emprego estão dando aos seus futuros ou atuais funcionários. Assim o risco de contaminação diminui, o contato com novas pessoas e além disso o conforto de trabalhar remotamente está se estabelecendo.

Ao analisar isso de sua empresa você saberá a importância que a mesma dá ao social, como ela contribui para a evolução de todo o país e de cada um de seus funcionários. Embora seja óbvio, analisar a conduta de sua empresa irá lhe trazer maior conforto e desconforto, que irá te fazer vê-la com novos olhos.

O que fazer e não fazer na vídeo conferência?

Devido a falta de costume ou desconhecimento sobre essa nova modalidade de trabalho, muitas pessoas ainda pecam bastante em erros que não conseguem considerar como um erro. Sendo assim é necessário entender o que é e não é qualificado para se fazer neste momento.

Sendo assim iremos listar os erros mais comuns e as melhores dicas para que você faça a sua vídeo conferência e tenha uma experiência bastante proveitosa.

O que fazer para uma vídeo conferência:

Vista-se Completamente

Muitas pessoas brincam na internet falando que vestem apenas a roupa de cima para fazer vídeo conferências e na realidade isso acontece com muita frequência. O ideal para fazer uma vídeo conferência é se preparar para o trabalho, completamente.

Sendo assim é importante levantar, tomar um banho, se arrumar e começar a trabalhar. Lembre-se que temos que entrar dentro de uma realidade para faze-la com exelência, e isso não acontecerá se você ainda estiver de pijama ou relaxado em casa.

Leve os seus dias como um dia normal de trabalho, vista-se adequadamente e fique em casa.

Separe um ambiente para trabalho

Devido a frequência de dias que ficaremos em casa para trabalhar devido a pandemia, você irá se deparar com um infita possibilidade de locais para trabalhar em sua residência. Contudo aconselhamos que escolha um local fixo, separado e calmo.

Desta forma você terá o seu ambiente de trabalho e sua mente se programará e adaptará ao trabalho sempre que ficar por ali. Isso irá te ajudar bastante a separar em sua casa o lazer de obrigações e não ficará com problemas de motivação, descuidado ou monotonia que são muito comuns para quem trabalha em casa.

Organize a sua rotina

Por estar em casa você ganhará muito mais tempo para as suas tarefas, e essa otimização deverá ser contabilizada. Você não terá tempo apenas para trabalhar, mas também para fazer suas coisas pessoais e tarefas rotineiras de casa.

Sendo assim a organização será o cargo chefe para que você trabalhe em casa. Primeiramente aconselhamos que você separe sempre os horários das vídeo conferências, pois elas deverão ser pontuais e todos deverão estar presentes.

Depois que você já tiver organizado os momentos que deverá ficar em frente do computador para conversar através da vídeo conferências, ficará muito mais fácil destinar o tempo das demais tarefas.

Para isso você poderá usar aplicativos como:

Nesses aplicativos você pode não só organizar as suas tarefas como também compartilhar com seus companheiros de equipe e ainda analisar também o andamento de suas e tarefas deles.

Para saber mais dicas sobre a gestão de equipes clique aqui.

Saiba ouvir e dar opinião

Ao fazer a vídeo conferência você irá se deparar com um problema que a maioria dos funcionários encontrarão, caso não seja uma entrevista de emprego. Em uma vídeo conferência normalmente diversas pessoas estarão dentro da chamada.

Sendo assim será muito difícil encontrar uma brecha para tirar dúvidas e falar sem interromper ninguém. Deste modo saber escutar e o momento de falar é fundamental para o andamento da vídeo conferência.

Portanto fale apenas quando uma pergunta for direcionada a você, ou caso você realmente for a melhor pessoa para responder aquela dúvida. Além disso dê a preferência de fala para pessoas de cargos superiores evitando interrompe-los e deixando-os seguir com a reunião ou entrevista.

Contudo não se cale, em muitos os casos enquanto a vídeo conferência está acontecendo, as panelinhas ou os grupos de trabalhos que se formam, ficam em outra plataforma debatendo sobre a reunião com mensagens de textos.

Desta forma você garante máxima absorção da reunião o que facilitará o andamento da mesma.

Seja um funcionário presente

Um dos problemas mais comuns no momento do home office pode ser o distanciamento de equipe, e isso jamais poderá acontecer. Desta forma evite ficar muito isolado ou fazer o seu trabalho quieto. O Home Office pode ser uma ótima maneira de se trabalhar se feito corretamente, contudo com o distanciamento tudo pode ir por água a baixo.

Você deve se mostrar presente e todos devem lembrar que você também é um funcionário importante para a empresa, e como fazer isso? Mostrando resultado. Desta forma é necessário que você entre em contato com superiores e equipe todos os dias, alinhe seus objetivos e tarefas e assim faça-se ser presente.

O que não fazer para vídeo conferências

Ser informal

Por mais que você esteja em sua casa, trabalhando mais a vontade, na hora da vídeo conferência isso não deve ficar escancarado. Portanto lembre-se sempre da formalidade básica no momento das vídeos conferências.

Embora todos estarão em um clima mais casual, deixar isso se perpetuar pode trazer problemas irreversíveis no trabalho remoto. Sendo assim lembre-se sempre da seriedade e objetividade na hora das reuniões.

Além disso é considerado muita informalidade:

  • Ficar no banheiro no momento da vídeo conferência;
  • Ficar com o pet enquanto ele faz barulhos ou possa ser visto;
  • Não estar adequadamente vestido e arrumado;

Deixar a call desmutada

É crucial utilizar o botão de mudo no momento da vídeo conferência. Isto porque nem sempre estaremos falando ou precisamos estar presente na entrevista, contudo, sempre escultando. O botão de mudo serve para que sua voz não saia em áudio e portanto você não será ouvido.

Você deverá usar esse botão sempre que não estiver falando, para que assim evite a poluição sonora dentro da vídeo conferência.

As vantagens e desvantagens da vídeo conferência

Agora que você sabe o que fazer e não fazer para o andamento da vídeo conferência, agora é importante entender a importância de se adaptar a essa nova forma de trabalho. Como tudo na vida, tudo precisa de prática e testes, e com o home office não seria diferente.

Contudo o que muitas pessoas não sabem, é que provavelmente essa tendência irá se perpetuar além do tempo do surto com o COVID19. Sendo assim muitas empresas darão a opção de ficar no trabalho remoto.

Isso ocorre pois o home office possuí diversas vantagens que você poderá analisar a seguir:

As vantagens do Home Office

É mais econômico

Com o home office tanto você quanto a empresa poderão economizar muito, você com passagens e o tempo de ida e volta até a empresa, almoço e etc. E a empresa com infraestrutura, aluguéis e etc.

Desta forma fazer o home office funcionar nesse momento irá agregar valores que poderão mudar toda a estrutura do mercado de trabalho. Portanto lembre-se sempre de seu bolso e quanto essa experiência será muito mais produtiva para a sua educação financeira.

Mais prático

Devido ao fato de trabalhar em casa tudo ficará muito mais prático na sua vida. Sendo assim considere que você não precisar ter que ficar saudando as pessoas da empresa sempre, não precisará se locomover até o trabalho, e qualquer coisa que você deverá fazer, você poderá resolver em poucos cliques.

Flexibilidade e competência

Devido ao fato de que você está em sua residência e longe de pessoas que irão ficar te julgando e analisando, você consegue muito mais flexibilidade para suas tarefas. Mas a flexibilidade também trás outra característica que é a competência.

Devido ao fato de termos mais flexibilidade ficamos mais confortáveis e relaxados para fazer as coisas, com isso vem uma melhor qualidade no resultado. Neste caso você precisa ser mais produtivo e competente com suas tarefas, para que então o home office faça sentido para você.

Segurança

Obviamente se tudo feito corretamente com o home office você ainda terá melhor segurança. Contudo você ainda deve atentar-se, embora você esteja seguro em sua casa para assaltos e etc. Você ainda deverá ficar atento a ataques virtuais que roubam dados importantes do seu trabalho e tarefas.

Sendo assim, por mais que o home office seja mais seguro por você ficar em casa, você deverá redobrar a sua atenção na segurança digital. Para saber mais sobre a segurança digital acesse clicando aqui.

As desvantagens do Home Office

Preguiça e indisposição

Devido ao fato de você trabalhar em casa a preguiça e indisposição poderão acontecer, isso porque o nosso lar é o lugar mais acolhedor que temos e por isso tendemos a ficar mais parados. Desta forma é preciso criar uma rotina agitada, para que você gaste a energia necessária durante o dia.

Sendo assim acorde, tome seu banho, tome um café e faça exercícios físicos durante a manhã. Aproveite o tempo que seria gasto com transporte até o trabalho para essa prática. Desta forma você evita em cair no conforto de sua casa e conseguirá trabalhar melhor.

Rotina desagregada

Ao trabalhar em casa podemos acabar nos perdendo no tempo e na rotina, o que não pode acontecer. Sendo assim é fundamental o criamento de uma rotina, com horários fixos, contudo flexíveis.

Desta forma você evitará qualquer problema de energia ou lacuna de tarefas, pois tudo terá seu prazo e horário. Ao trabalhar em casa acabamos por nos perder em diversas tarefas, pois tudo está centralizado em um mesmo lugar.

Sendo assim evite misturar tarefas domésticas com profissionais e separe o seu tempo corretamente para qualquer e toda atividade.

Distanciamento

O distanciamento é o principal problema do home office e por isso será necessário repara-lo da melhor maneira possível. Desta forma entre sempre em contato com colegas de equipes, superiores e mostre o seu trabalho.

Manter-se atualizado é uma das tarefas principais do home office, para que você esteja atento a tudo e ciente de qualquer problema, solução ou questionamentos.