fbpx

Gestão de equipes: 6 dicas para gerenciar remotamente

Devido aos avanços tenológicos e problemas com o COVID19 o trabalho remoto tem aumentado. Com isso é necessário se adaptar a nova forma de gestão de equipes.

Para que o trabalho de todos fique alinhado e dentro de um mesmo ritmo de trabalho é necessário instigação.

Contudo para a situação atual talvez isso seja difícil, por conta do distanciamento e isolamento. As pessoas ficam em casa, a desmotivação e qualidade caem.

Sendo assim é crucial uma gestão de equipes remota é crucial para o empenho de cada pessoa.

 

As vantagens da gestão de equipes remota

A gestão de equipes embora seja um recurso que está sendo utilizado de outra forma devido ao isolamento da epidemia, é útil em diversos pontos.

Usando-a confortavelmente e respeitando os limites e ritmo de sua equipe, pode até mesmo intensificar a produção de toda uma equipe.

Para isso você deverá entender cada membro de equipe e se adequar as suas necessidades.

Desta forma você deverá não só aprender como o seu companheiro de equipe trabalha, mas também fazer estratégias para instiga-lo a mais.

Dentre as vantagens mais conhecidas temos:

  • Conforto de trabalhar em casa.
  • Conforto de fazer seu próprio horário.
  • Não precisar se deslocar de um local de trabalho para outro.
  • Economia em passagens.
  • Menor desgaste emocional.
  • Autonomia no trabalho.

Todas essas vantagens são consideradas positivas se feitas corretamente, contudo é uma faca de dois gumes, onde se feito incorretamente irá ter resultado oposto.

 

Desvantagens da gestão de equipes remota

Além das vantagens que a gestão de equipe remota trás, temos que tomar cuidado com o sentido oposto que ela pode trazer.

Muitas pessoas, com essa nova adequação estão encontrando bastante dificuldade para trabalhar remotamente. Isso ocorre devido a falta de prática e costume sobre o trabalho home office.

Sendo assim considere as seguintes desvantagens mais comuns para evitar que sua equipe entre nesses problemas.

  • Horários desregrados para trabalho.
  • Diminuição na produção.
  • Falta de motivação.
  • Falta na excelência no trabalho.
  • Desorganização.
  • Falta de ferramentas.
Leia também:  Seguro Desemprego: Saiba tudo sobre esse benefício

 

O que fazer para ter uma boa Gestão de equipes remota?

Bom antes de mais nada, para se ter uma boa gestão de equipes remota é necessário que você entenda cada membro de sua equipe e atividades.

Ao separar primeiramente esse ponto você terá muito mais facilidade em saber coordenar a sua equipe.

Sendo assim entre em contato com todos os funcionários na qual você é responsável, pergunte sobre sua rotina e como andam as coisas sobre o trabalho.

Provavelmente você terá uma resposta um pouco perdida, mas que será perfeito para fazer sua organização.

 

1 – Conheça a sua equipe

Para que você saiba cobrar e exigir pendências você precisa saber a responsabilidade de cada membro da sua gestão de equipe.

Sendo assim você deverá saber suas atividades, rotina, horário de trabalho e etc. Deste modo faça com que os funcionários falem uns com os outros e dê feedbacks todas as semanas.

Esse fator irá te deixar atento, e também toda a sua equipe sobre como tudo anda funcionando.

 

2 – Familiarize todos com as ferramentas

Para trabalhar a distância será necessário diversas ferramentas de trabalho, sejam elas de organização como o Trello, conversação como o Hangouts e até mesmo ferramentas próprias de cada empresa.

É necessário que todos os funcionários entendam essas ferramentas e saibam de seu potencial, até mesmo para tirar o máximo proveito de cada uma. Para isso é interessante que você ofereça assessoria, ensine a mexer nas ferramentas e tire todas as dúvidas possíveis.

A familiarização com as ferramentas de trabalho irá engajar muito mais o trabalho da sua gestão de equipe, que sabendo mexer nas ferramentas precisará apenas trabalhar.

Além disso dê a devida importância para o monitoramento de cada aplicativo, pois o mesmo será o responsável agora pelo andamento do trabalho.

 

3 – Separe todas as tarefas de forma clara e direta

Devido a essa nova adaptação muitas tarefas poderão ser mudadas de pessoa ou diferenciadas, sendo assim será necessário que você as explique e direcione muito bem.

Leia também:  Emprego sem experiência: Saiba como conseguir seu 1º emprego

Para evitar trabalhos duplicados ou até mesmo o esquecimento de tarefas será necessário pontuar todas as atividades com cada um dos funcionários.

Deste modo você deverá designar sempre tarefas, prazos e uma qualidade exigida por cada tarefa. Contudo é necessário entender a limitação de cada pessoa, e entender seu ritmo para não sufoca-la.

Além disso pontue todas as etapas do processo de um trabalho, para que todos saibam o seu andamento e façam de tudo para não atrapalhar o processo. Ter essa visão geral do projeto fará com que todo mundo saiba a sua posição e a partir dai agirão corretamente.

 

4 – Contato no limite

Você deverá tomar cuidado com o exagero de cobrança, embora você não cobre sempre os seus funcionários é fundamental que você não fique sempre entrando em contato, só quando necessário.

Ao acionar um funcionário o mesmo entra em alerta e então ativa o seu modo profissional, isso estando no conforto de sua casa. Ao fazer isso a pessoa irá se reprogramar toda para o momento atual, e isso poderá ser desgastante caso aconteça com muita frequência.

Saber respeitar seus limites e de sua equipe é fundamental. Deste modo evite a comunicação excessiva, lembre-se de ser visível, mas sem ser insistente.

Para uma boa gestão de equipes remota a liberdade também é um ponto chave que precisamos confiar a cada membro.

 

5 – Reuniões periódicas

Para que todo mundo fique atualizado sobre o andamento de todas as tarefas, função e do emprego, será necessário realizar reuniões periódicas. Essas reuniões podem acontecer 1 vez por semana, e todos os membros de sua equipe devem estar presente.

Nela é fundamental que seja alinhado os objetivos, a situação atual e atualizar todos sobre como as atividades irão ficar futuramente. É preciso a todo momento estar em contato com a sua equipe, para que assim todos fiquem atualizados e antenados.

Para isso será necessário uma boa dinâmica nas reuniões, onde todos poderão falar e expressar as suas situações e opiniões. Deste modo todos se sentirão ouvidos, você terá as informações que precisa e será muito melhor realizar a gestão de equipes remota.

Leia também:  Contrato de Aprendizagem: Saiba todo os seus direitos

 

6 – Organização

Para que você não se perca entre suas tarefas e as tarefas de sua equipe é impressionável a criação de uma ótima organização.

Essa organização deverá constar todas as atividades, responsáveis e prazos. Assim você deverá ter uma visão ampla de tudo o que esta em andamento e tudo o que deverá ainda ser feito.

Desta forma tudo virará uma lista de afazeres e depois será necessário apenas ir abatendo-as. A organização será a principal responsabilidade do gestor de equipes, pois através dela que as pessoas terão as coordenadas sobre seus prazos, atrasos e etc.

Saiba como proteger todos os seus funcionários de hacker ou ataques cyberneticos clicando aqui.