Home Office: Como se adaptar a trabalhar em casa

Home office (Trabalhar em casa) pode ser o sonho de muitas pessoas, porém, nem sempre é do jeito que desejamos. Assim como qualquer outro emprego, essa prática tem as suas dificuldades, e você precisará se adaptar.

Conforme a tecnologia vai avançando, fica cada vez mais fácil arrumar empregos para trabalhar em casa. Além disso, existem diversas oportunidades como autônomo ou freelancer, onde está pratica é possível.

Entretanto, como se adaptar a esta prática se você está sempre acostumado a trabalhar indo para a empresa e tendo esta rotina? Com isso em mente, criamos esta matéria especialmente para você !

Vantagens do Home Office

Tempo Ganho

Primeiramente, tenha em mente que você não precisará ir até a empresa, portanto você ganha umas horinhas a mais para você. Aproveite este tempo, para tomar um bom café da manhã, organizar as suas coisas, e deixar tudo bem organizadinho para começar a trabalhar.

Este tempo ganho pode ser usado para investir em seu bem estar e conforto, portanto, utilize-o da melhor maneira.

Casa sempre organizada

Assim como na empresa, para que você foque, deixe a sua área de trabalho totalmente organizada. Desta forma, ficará muito melhor para você trabalhar, pois sua mente está preocupada simplesmente com o trabalho.

Além disso, um local organizado garante uma mente organizada e mais leve. Ambientes bagunçado sobrecarregam nossa mente, dificultando o raciocínio, portanto deixe tudo organizado.

Entretanto, leve em consideração que você estará organizando o seu lar, portanto isso será algo mais benéfico. Pois além de trabalhar, você deixará a sua casa limpa e organizada.

Maior economia

Com o fato de você trabalhar em casa, você acabará economizando. Passagens, combustível, almoço, jantar, lanche e etc. Trabalhando em casa, você poderá ir ao mercado e comprar alimentos que durarão mais rápido e custarão menos.

Principalmente para os que trabalhavam no centro da cidade, estando mais afastados, os gastos acabam sendo enormes. Além de ser melhor, você economizará com sua alimentação e ainda com seus deslocação de um local a outro.

Aumento de produtividade e energia

O fato de você não precisar até a empresa irá te dar mais tempo. Logo, mais energia para fazer as coisas. Com isso o seu tempo irá render mais, e você poderá fazer mais coisas do que fazia antes.

Deste modo, você terá muito mais energia para fazer suas coisas, pois você sentirá que todo os seu tempo está sendo investido para si, e não perdido. Além disso você pode realizar cursos, fazer exercícios, e adquirir qualquer conhecimento que deseja.

Além disso essa satisfação trará impactos positivos a sua saúde corporal e emocional.

Maior satisfação pessoal

Aos que trabalham em casa, por terem mais tempo despendido para si mesmo e tendo seu trabalho entregue corretamente, possuem um maior satisfação pessoal. Isso ocorre, pois a pessoa sente que ela consegue realizar a sua demanda pessoal de tarefas.

Além disso, a pessoa tem mais tempo e chances para investir em seus objetivos, que acarretam positivamente em seu humor e satisfação.

Dificuldades ao Trabalhar em Casa

Controle do tempo

Assim como no trabalho na empresa, em casa, você precisará fazer algumas pausas para deixa a sua cabeça “descançar” um pouco. Portanto, tenha horários para comer, lanchar, tomar um banho, ou seja, fazer uma pausinha.

Em casa, principalmente, temos o hábito de relaxarmos, por isso a preguiça para trabalhar será inevitável. Para que isso ocorra com menos frequência, tente fazer várias coisas em casa relacionadas ao trabalho.

Estude, trabalhe, produza e descanse 30 minutos, com o tempo extra que você ganha sem sair de casa, você pode fazer tudo isso.

Comunicação com a empresa

Você precisará ficar atento as redes de comunicação com a sua empresa. Muitas pessoas, por trabalhar em casa, esquecem do contato com a empresa. Portanto, é de extrema importância, a pontuação de assuntos importantes, tanto do trabalhador quanto da empresa.

Entretanto isso deverá partir primeiramente de você, pois a empresa está muito ocupada com várias outras coisas, e você que deverá ir atrás.

Ferramentas de trabalho

Para um melhor desempenho é de extrema importância que você tenha em casa todo matérial necessário para trabalhar em casa. Portanto um investimento com computador, impressora, papel, caneta, internet, mesa para trabalho etc. São muito bem vindas !

Contudo, para isso, será necessário um investimento, e para isso, dinheiro. Entretanto, se comprado produtos com qualidade, você precisará gastar só uma vez, para um produto que durará, em média 8 anos.

Adaptação Comportamental para trabalhar em casa

Provavelmente esse é o maior dos problemas encontrado. O fato de trabalharmos em um local exclusivo para isso, com a energia de outras pessoas que vão para a mesma intenção, pode fazer falta! 

Portanto será necessário fazer uma rotina para trabalhar em casa, pois muitos problemas irão aparecer. Monotonia, preguiça, raiva, tédio, depressão, desanimo e outros problemas, são muito comum para os que mudam para o Home Office.

Você deverá lembrar, que trabalhar em casa é muito diferente. Portanto encontre uma rotina que funcione, tanto para você, quanto para o seu trabalho. Mas para que isso dê certo, requer tempo, prática e disciplina.

Lembre-se que você não precisa trabalhar 8 horas direto, se a empresa não exigir. Trabalhe 4 horas, vá fazer suas coisas, depois trabalhe mais 4 e pronto. Fragmente o tempo quantas vezes for necessárias para você, porém imponha um tempo mínimo para trabalho.

Dicas para um home office benéfico

  • Tenha um local silencioso e calmo para trabalhar em casa.
  • Não seja incomodado por ninguém.
  • Procure um parceiro de trabalho, que te ajude a manter o foco.
  • Crie uma rotina de trabalho e tarefas pessoais em casa.
  • Tenha uma maneira de sempre começar e terminar o trabalho.
  • Saia de casa no final de semana para evitar estresse associado ao lar.
  • Tenha pausas para respirar.
  • Separe tempo para estudar algo que irá beneficiar no seu trabalho.
  • Tenha sempre contato com a empresa.
  • Programe seu cérebro para saber a hora de trabalhar e de parar.
  • Organize seu espaço.