fbpx

Redes Sociais: Entenda sua importância dentro do mercado de trabalho

As Redes Sociais, aparentemente são utilizadas apenas para entretenimento e diversão. Entretanto, conforme a tecnologia vai adentrando-se cada vez mais em nossas vidas, eles acabam se tornando mais do que isso. 

Hoje é muito comum você ver alguém que encontrou um emprego via redes sociais através do Linkedin por exemplo. Portanto essa ferramenta já se tornou, não só lazer, mas como uma ferramenta fundamental para sociedade.

O RH de uma empresa ao analisar um candidato, analisam o seus perfis em diversas redes sociais, para que assim, tenham mais informações. Pensando nisso, tenha em mente de deixar todas as suas redes sociais atualizadas e com o máximo de conteúdo interessante possível.

 

Redes Sociais veja as funções de cada uma

 

Facebook

É uma das redes sociais mais utilizadas para se ter amigos, compartilhar momentos, memes engraçados e muitas noticias. Muitas vezes para analisar o tipo de conteúdo na qual o candidato está por dentro, se é utilizado o Facebook.

Assim as empresas saberão o tipo de conteúdo que o competidor da vaga de emprego está incluso, e se o mesmo se adéqua a filosofia da empresa.

Tendo isso em mente, pense em sempre compartilhar conteúdos mais interessantes e que lhe trarão benefícios. Além disso não esqueça também de conciliar isso com os seus reais gostos.

 

Linkedin

Se você ainda não possui esta rede social, aconselho que vá cria-lo agora ! O Linkedin é um rede social voltada ao ramo profissional, para que assim facilite para empregadores e empregados.

Lá você criará uma conta como se fosse um currículo, e adicionará somente as pessoas que deseja ter como contato profissional. Lá também é possível encontrar diversas vagas de emprego, bicos dentro infinidades de outras coisas.

Essa ferramenta é crucial para os profissionais hoje em dia. Desta forma é possível não só um contato com empresas, como também com outros profissionais. Você pode aumentar seu networking, além de conseguir referências e uma boa pontuação na analise de perfil.

 

Leia também:  Medidas Provisórias: Novas práticas do mercado de trabalho

Instagram

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos. Entretanto é possível encontrar divulgações de vagas de alguns sites ou chamadas de processos seletivos.

Além disso, existem diversas pessoas que trabalham com o Instagram, recebendo patrocínios e outras regalias. Contudo para isso é necessário estudo e um bom tempo estudando sobre a rede. 

Perfis com melhores fotos e números de seguidores são melhores vistos e por isso pode aumentar sua chance de emprego ou patrocínios. Porém para chegar a este nível é necessário saber vender seu perfil e atender as expectativas necessárias das empresas.

 

mentor profissional redes sociais corpo

Foto criado por rawpixel.com

 

Youtube

Esta rede social é uma das mais conhecidas, e, por mais que a mesma não te ajude a alcançar as empresas, ela pode te oferecer diversos benefícios. No site é possível assistir diversos vídeos, onde lhe ensinará uma infinidade de conteúdos.

Aulas de finanças, português, palestras ao vivo, como se portar no mercado, dicas e etc. Enfim são uma infinidade de conteúdos que podem te ajudar a se aprimorar profissionalmente e pessoalmente.

 

Twitter

Essa rede social é um pouco diferente das demais, além de ter divulgação de novas vagas o seu foco maior é usado para outras coisas. A rede social é como se fosse um diário, onde pessoas, do mundo inteiro, em tempo real, postem o que estão fazendo no momento.

Desta forma a rede social é ótima para informação, onde, normalmente é a primeira a receber noticias importantes ou não. Portanto a utilização dela é fundamental para ser o primeiro a saber sobre noticias e acontecimentos sobre o mundo. 

Porém para isso é necessário fazer um filtro bem analisado sobre as pessoas/empresas a qual deve se seguir. Estude bastante e filtre os principais perfis que atenda suas necessidades e expectativas sobre o conteúdo que você deseja consumir.

 

Redes Sociais: Porque sempre atualizar

Para garantir que suas informações estejam sempre dentro da atualidade será necessário utiliza-las e atualiza-las sempre que ocorrer alguma mudança. Ao sair de um emprego, encontrar novo emprego, mudar de cidade, ou qualquer outra informação, atualize.

Desta forma você garante que esse seu “documento virtual” esteja sempre dentro da sua atual situação e assim fique mais fácil para você encontrar o que quer.

 

Leia também:  Resolução de conflitos: Saiba o que fazer

Redes Sociais: E seu impacto social

Segundo pesquisas feitas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil os brasileiro perdem cerca de 9 horas dentro das redes sociais. Essa permanência faz com que o país invista nessa ramo, para que assim atinja mais pessoas possível.

Sabendo disso o mercado de trabalho precisou inserir-se dentro da web, para que assim consigam se comunicar com clientes e funcionários. Desta forma, querendo ou não ficaremos conectados com o mundo e suas novidades o tempo inteiro.

O avanço da tecnologia só aumenta, com ele, uma maior dependência, onde vemos que ninguém consegue viver sem essa ferramenta. Portanto é de extrema importância que o mercado se insira, para que assim facilite a vida não só do usuário, mas também da empresa.

A internet faz com que a informação chegue muito mais rápido, e portanto, é necessário a sua utilização.