fbpx

Efetivação de funcionário: Saiba como conseguir a sua

Está trabalhando em uma empresa como estagiário, treinee ou jovem aprendiz e deseja receber sua proposta de efetivação pela a empresa? Saiba tudo o que você precisa sobre a efetivação.

O que é?

A efetivação de funcionário é quando uma empresa emprega um funcionário contratado temporariamente, para um cargo fixo na empresa.

Normalmente o mesmo funciona como uma promoção, pois o funcionário se torna fixo dentro da empresa. Sendo assim ele é muito buscado por funcionário em aprendizagem para conseguir seu emprego fixo.

Quem tem direito?

Para ter direito a efetivação o funcionário deverá estar contratado temporariamente em um desses cargos:

Estando em um desse contratado quer dizer que o funcionário irá sair ao completar o prazo do contrato.

Como eu faço para receber minha efetivação?

Primeiramente saiba que a efetivação é de total responsabilidade e critério da empresa, com ela podendo fazer ou não.

Deste modo, para que ela faça esse funcionário deverá ter uma boa reputação e resultado em suas atividades e tarefas.

Nenhuma empresa contratará jovens insuficientes em suas tarefas para trabalhar na empresa. Sendo assim você deverá buscar a excelência em seu trabalho.

Para isso aconselhamos que:

Atinja suas metas

Você terá tarefas em seu trabalho e é importante que você faça tudo corretamente. Sendo assim aprenda tudo sobre as suas tarefas e a domine, pois isso será o passo principal para sua efetivação.

Conseguindo fazer a sua parte a empresa verá que você é um funcionário produtivo, e considerará sua efetivação.

Adapte-se a empresa

Não só as atividades mas também toda a equipe e cultura da empresa. Você deverá demonstrar que é o funcionário perfeito para trabalhar na empresa.

Portanto você deverá se encaixar na cultura da empresa e ficar em harmonia com os funcionários da mesma, faça um plano de carreira.

Procure saber se a empresa tem interesse na efetivação

Algumas empresas deixam claro que não fazem a efetivação de funcionários, nesse caso já descarte, ao fim desse contrato, procure pensar sobre mudar de emprego; Contudo se a empresa não falou nada, ou se disse que faz, você ainda tem chance.

Leia também:  Teste Vocacional: Descubra a carreira perfeita pra você

Sendo assim é importante que você descubra o interesse da empresa sobre a efetivação, para que você não se dedique a mais, para não conseguir sua oportunidade.

Procure sempre por mais

Além de fazer suas tarefas é importante que você demonstre que precisa de mais. Devido ao seu cargo atual, normalmente suas tarefas acabam por serem simples.

Assim fica mais fácil você estar disponível para mais tarefas e mostrar seu interesse e competência.

Mostre diferencial

Para que a empresa veja o seu potencial é de grande importância que você mostre o seu diferencial. Ou seja, você deverá mostrar que você possuí qualidades que ninguém mais tem, e que será uma perda para a empresa se não te derem valor.

O diferencial vai ser a chave principal para que você consiga a sua efetivação, pois ninguém irá te substituir.

Comunicação

É de grande importância que você esteja presente na empresa e sempre antenado as novidades. Isso porque você estando por dentro, faz com que você seja notado pela a empresa.

Portanto pergunte, de sua opinião e se envolva com as pessoas do seu trabalho, para que você seja notado.

Demonstre interesse pela a efetivação

É importante que você sempre deixe claro que quer ser efetivado pela a empresa. Portanto sempre que receber um feedback, ou que seja tocado sobre o assunto, você deve ser um dos primeiros interessados.

É importante que você mostre seu serviço para o seu gestor responsável sempre, para que ele veja sua competência e direcione sua efetivação, pois ele quem será o encarregado.

Evolua

Para que a empresa ainda tenha interesse em você, é importante demonstrar que você está sempre evoluindo e aprendendo.

Sendo assim é importante que você estude e sempre vá atrás de suas qualificação/especialização. Deste modo a empresa verá que poderá perder muito a longo prazo e poderá ter segurar com a efetivação.

Como funciona a Efetivação?

Ao ser efetivado por uma empresa, primeiramente você deverá ser notificado sobre essa etapa. Após isso será necessário que você assine um novo contrato de trabalho.

Leia também:  Título de Eleitor: Saiba sobre o documento e 2ª via

Esse contrato terá novas obrigações, pagamentos, atividades e etc. Tudo deverá ser esclarecido no momento de assinatura.

Contudo você terá neste momento 2 contratos, o da efetivação e o usado anteriormente. O primeiro contrato deverá ser anulado, e todos os benefícios inseridos nele também.

Sendo assim você não receberá pelo fim de contrato do mesmo, já que um novo está entrando em vigor. Desta maneira o vencimento de férias, contagem do 13º e etc. Não serão mais contabilizados.

Você deverá entrar no sistema da empresa como um novo funcionário recém contratado, e por isso deverá perder todos os benefícios anteriores que não foram pagos.

Como saber se vou ser efetivado ou não?

Muitas empresas, para conseguir engajar mais esses funcionários temporários, dizem que oferecem a efetivação.

Assim o funcionário irá se dedicar para consegui-la e a empresa poderá ou não fornece-la. Sendo assim você também deverá avaliar quando seus esforços vão trazer resultados.

Então para isso você deverá levar em consideração se as seguintes coisas estão acontecendo:

  • Falaram sobre a sua efetivação.
  • Seu gestor está sempre te elogiando.
  • Você trás bons resultados.
  • Você é conhecidos por muitos na empresa.
  • Você está estudando e sempre se renovando.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?