fbpx

Mudar de Emprego: 8 Dicas pra te ajudar a decidir a hora certa

Sentir-se bem consigo e com o seu ambiente é o foco de qualquer ser humano. Assim ter um bom emprego é muito importante, contudo é necessário atenção! Ao receber uma proposta, você devera pensar muito antes de mudar de emprego.

Pensando nisso iremos te orientar para que você saiba pontuar tudo antes de aceitar uma proposta.

Sabemos que o ambiente de trabalho não é para brincadeira, contudo um ambiente muito sério e profissional pode ser algo muito chato. Assim se o seu trabalho não lhe trás a satisfação necessária mudar de emprego pode ser uma opção.

Contudo para chegar neste ponto, você deve levar muitas questões em consideração, sendo elas:

 

O que devo pontuar antes de mudar de emprego?

Ao receber uma proposta de emprego muitos pontos devem ser analisados antes de sair do emprego atual, portanto leve em consideração:

 

1. Salário e benefícios

O salário proposto é melhor do que o que você recebe atualmente? Antes de mudar de emprego, você deve levar em consideração que quando a esmola é demais o santo desconfia. Portanto analise o salário, os benefícios propostos e abata exatamente quão a mais você receberá pela a instituição.

Esse ponto já lhe dará uma direção sobre o que fazer, contudo existe outros pontos que você deverá analisar também.

 

2. Quais as atividades que terei que realizar?

Analise o cargo que você será contratado e as atividades que você deverá realizar ao mudar de emprego. Ao analisar pense sempre em seu limite e seu conhecimento para saber se você terá capacidade de realizar as tarefas.

Além disso você deverá pontuar o nível de dificuldade das atividades para saber o seu desgaste emocional nessa nova empresa.

 

3. Distância

Você também deverá levar em consideração o tempo e valores que você gastará para ir da sua casa até o novo emprego. Em alguns casos você poderá ter um tempo menos flexível devido a filhos, faculdade ou afins.

Portanto a distância é crucial para que você alinhe seus horários e caminhos pra não se arrepender de mudar de emprego.

Leia também:  Trabalho voluntário e sua visão dentro do mercado de trabalho

 

4. Equipe

Muitas vezes ao mudar de emprego, as pessoas se arrependem por causa da equipe. Embora seu emprego não seja perfeito, as vezes a equipe pode ser maravilhosa.

Neste caso, ao mudar de empresa, você poderá se deparar com uma equipe diferente, na qual você tenha dificuldade e que acabará com seu emocional. Assim você deverá analisar se a proposta é boa a ponto de você não ligar para esta mudança.

 

5. Chance de crescimento

Outro ponto que você poderá analisar é o tamanho, fama e chance de crescimento da empresa que deseja de contratar. Desta forma você também saberá quais as suas chances de crescimento e a onde você poderá chegar com esse cargo.

Caso a sua empresa tem maiores chances de crescimento que a nova, você poderá colocar na balança. Lembre-se que a sua intenção é crescer e melhorar e isso não será possível em uma empresa estagnada.

 

6. É isso que eu realmente quero fazer?

Além de tudo isso é importante que você analise se o cargo é o desejado. Pense se o problema é o seu emprego ou o seu cargo, e assim você poderá alinhar melhor o problema e resolve-lo.

As vezes confundimos o emprego e o cargo e podemos tomar iniciativas erradas de reparo. Portanto analise seu cargo e veja se é necessário mudar de emprego, ou mudar de profissão.

 

7. Horas trabalhadas

É importante que você analise a grade horária, a fim de saber o tempo de permanência e seu horário de trabalho. Assim você poderá evitar a incompatibilidade de horário do seu trabalho com as suas outras tarefas.

Além disso é interessante você saber quanto você receberá por hora e qual o seu horário de almoço. Ainda mais, analise se você deverá trabalhar nos sábados e feriados, para que assim você possa pontuar melhor.

 

8. Peso da empresa

Outro ponto que você poderá ponderar, é o sucesso que a empresa poderá lhe trazer no currículo. Portanto se a nova empresa for mais famosa e reconhecida no mercado, dê mais pontos.

Leia também:  Gestão de equipes: 6 dicas para gerenciar remotamente

Ao falar que você trabalha em tal empresa, as pessoas dentro do mercado, entenderá seu grau profissional. Assim você poderá receber maior respeito e reconhecimento.

 

Como conseguir uma proposta de emprego?

Agora que você sabe o que pontuar, a parte mais difícil é conseguir uma nova proposta. Devido ao comprometimento com a empresa atual, fica mais difícil ir realizar uma entrevista.

Pensando nisso existem algumas dicas que você pode tentar para conseguir uma entrevista sem atrapalhar o trabalho atual.

  • Procure agendar a entrevista fora do horário de trabalho.
  • Procure agendar a entrevista sexta ou sábado (pois você terá maior facilidade de horário).
  • Se possível, avise a sua situação ao seu superior, algumas empresas são compreensivas e te liberam para isso.
  • Peça, discretamente para pessoas no seu trabalho atual, te indicar para empresas na qual possuem contato.
  • Uma carta de recomendação do seu superior é uma boa dica pra te ajudar nesta conquista.

 

O que não devo fazer?

Além disso existem regras que você deve tomar cuidado para não prejudicar o seu trabalho atual. Portanto preste atenção e evite-os antes de mudar de emprego:

  • Não falar sobre a busca de um novo emprego.
  • Não faltar no trabalho sem comunicação para ir a entrevista.
  • Não procurar por um novo emprego no trabalho atual.
  • Não falar mal da empresa atual na entrevista da empresa interessada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?