fbpx

Perguntas de Entrevista de Emprego: Saiba como responder

Toda entrevista de emprego possuí perguntas para conhecer melhor os seus candidatos. Sendo assim, se preparar para elas, será crucial para ter um bom desenvolvimento.

Links Patrocinados

As entrevistas de empregos hoje em dia não possuem muitas pegadinhas, contanto que você seja sincero quem você é e o que quer.

Sendo assim conheça as perguntas de entrevista de emprego mais comuns.

Perguntas de Entrevista de Emprego

Lembre-se que para responder quaisquer perguntas de entrevista de emprego, você poderá respirar e pensar um pouco sobre a questão. Isso porque nenhuma resposta deverá ser pronta, ou respondidas de qualquer jeito.

Após controlar um pouco o nervosismo e preparar a sua argumentação, olhe diretamente aos olhos do entrevistador e responda.

Links Patrocinados

A seguir veja as perguntas de entrevista de emprego mais comuns:

 

1 – Fale um pouco sobre você

Essa é normalmente uma das primeiras perguntas de entrevista de emprego, e a ideia é fazer um resumo rápido de quem você é, em torno de 1 a 2 minutos.

Não perca tempo falando sobre os seus problemas de vida, e tente não ser muito negativo com a resposta.

O ideal é falar as informações mais importantes que formam a sua personalidade, sendo assim:

  • Idade.
  • Vocação que deseja cursar.
  • Se casado e ou com filhos falar.
  • Momentos da vida com grande impacto, como: Ter um filho, ser adotado (caso te importe), perder um membro da família, cirurgias graves ou de risco, acidentes entre outros.
  • Suas ambições de vida, o que deseja conquistar através do trabalho.

É importante que você fale de todos os pontos com um ponto de vista de como você os superou e resolveu o problema, e como se tornou uma pessoa mais responsável.

Você ainda poderá usar a resposta de teste vocacionais ou de testes de personalidade para dar uma noção do seu perfil para a empresa.

 

2 – Porque a empresa deveria contratar você?

Esse ponto deverá ser estudado antes da entrevista de emprego, isso porque ela não pode se tornar piedosa, ou que você implore pelo o emprego.

Sendo assim, você deverá entender sobre o cargo que está se candidatando e alinhar como suas habilidades poderão contribuir para essa vaga.

Links Patrocinados

Além disso, você poderá alinhar o seu perfil profissional, com o perfil da empresa, e apontar similaridades ou como você deseja se encaixar nesse molde.

Assim você poderá demonstrar seu interesse, e como tem vontade de aprender com a empresa, além da humildade.

Por exemplo:

Sou bastante lógico com números e organização, e acredito que poderei contribuir com a área de administração da empresa. Embora não tenha experiência e vocação para as atividades, tenho a cabeça afiada para aprender sobre esse conteúdo.

Ainda mais, acredito muito que a lealdade e a educação é muito importante para o ambiente de trabalho, assim como a empresa, eu também me identifico com esses valores.

Links Patrocinados

 

3 – Porque você está interessado na empresa?

Essas perguntas de entrevista de emprego servem para identificar como o candidato se prepara para fazer algo que tenha interesse, como se dedica.

Por esse motivo será importante alinhar o seu perfil com o da empresa, entendendo seus valores e como os respeita tanto quanto ela.

Você ainda deverá deixar claro como a empresa poderá contribuir, profissionalmente com a sua evolução e como isso se encaixará em suas ambições.

Por exemplo: Para uma área de RH

Veja também:  Jovem Aprendiz D'avo: Oportunidade de primeiro emprego

Sempre admirei a honestidade, trabalho em equipe e o entusiasmo pelo o trabalho, e acredito que a empresa também se afeiçoa com essas características.

Sempre me interessei pela a área de RH e do contato com os seres humanos, mesmo sabendo que essa área possua muitas tarefas burocráticas, adoro ver meu trabalho contribuindo diretamente as pessoas.

Você poderá estudar sobre qualquer empresa na área institucional do site oficial, além de perfil no LinkedIN.

 

4 – O que te diferencia dos outros candidatos

Nesta pergunta de entrevista de emprego, você deve tomar muito cuidado, pois muitos traços negativos e mentiras podem ocorrer.

Portanto seja o mais sincero e confiante possível, e jamais se compare a ninguém, até porque, você não conhece os demais candidatos.

Fale apenas de você, suas vontades, qualidades e força própria. Evitando assim ser negativo, julgador, egocêntricos e outros.

Exemplo:

Infelizmente não conheço nenhum dos candidatos para falar sobre eles, mas sobre meu desempenho, sei que você não vai se decepcionar. Sou proativo, interessado e não tenho muito corpo mole.

Embora tenha minhas dificuldades como acordar cedo por exemplo, sei que irei me acostumar, pois sei o quanto quero esse emprego e que estou disposto a enfrentar os mais diversos obstáculos para me aperfeiçoar e aprender.

 

5 – Quais são os seus defeitos/pontos fracos?

Nesses tipos de perguntas de entrevista de emprego, de defeitos/pontos fracos, você deverá se atentar, pois as respostas nelas podem facilmente se tornarem vazias ou desonestas.

Por isso pontue somente os defeitos ou pontos fracos que poderão te prejudicar no cargo atual, além do que você fará a respeito disso.

Isso demonstrará seu nível de autoconhecimento e como você sabe o que precisa ser melhorado.

Tome como exemplo:

  • Não possuo experiência ou vocação para a vaga, mas estou disposto a me esforçar e aprender, assim como quero fazer uma faculdade para me aperfeiçoar.
  • Sei que sou introvertido, mas farei o máximo possível para ficar mais próximos dos meus colegas, tentando falar mais sobre trabalho e como solucionar problemas que encontramos no caminho.
  • Apesar de ser muito brincalhão sei que aqui é um ambiente de trabalho e levarei tudo com um pouco mais de profissionalismo e seriedade, pretendendo ficar mais próximo de meus superiores e pessoas que busque admiração.
  • Tenho ciência de que sou um pouco mais lento para aprender novas atividades, por isso sei que preciso ser bastante aberto a feedback e críticas construtivas de meus parceiros de equipe, para não cometer muitos erros e diminuir minha produção.

 

6 – Quais suas qualidades/pontos fortes?

Essas perguntas de entrevista de emprego sobre qualidade e pontos forte, seguem quase a mesma risca das anteriores, contudo o que você deverá controlar aqui é a arrogância e prepotência.

Por esse motivo você deverá apontar as suas facilidades e como elas serão efetivas no desempenho na empresa em questão.

Tenha como exemplo:

  • Sou bastante organizado e metódico, embora isso possa as vezes afetar o meu tempo em uma atividade, com toda a dúvida elas serão de ótima qualidade e bem polidas, o que é de grande valor para uma grande empresa como essa.
  • Sou muito centrado e por isso consigo fazer tarefas com boa excelência e velocidade superior as dos outros, assim conseguindo aguentar demandas mais altas de trabalho.
  • Por ter uma boa diplomacia, acabo sendo bastante flexível e conseguindo o que quero com um pouco mais de velocidade, conseguindo informações mais rápido e dando andamento nos processos de atividades.
  • Por ser bastante persistente acabo solucionando problemas mais difíceis que as pessoas acabam desistindo, assim creio que conseguirei trazer muito conhecimento para a empresa e coisas a melhorar, pois aprenderei mais com as atividades.
Veja também:  Cadastro Único: Entenda o que é e para que serve
Mentor Profissional Perguntas de entrevista de emprego corpo
foto criado por yanalya

7 – Como você trabalha sobre pressão?

Trabalhar sobre pressão é uma dificuldade para todo mundo, o único problema é como você lida quando isso acontece.

Sendo assim, você deverá deixar claro a sua tática para o controle emocional, e como você se controla para não ficar impactado com essa situação.

Portanto, seja sincero com sua resposta, se veja em uma situação de pressão e responda.

Exemplo:

  • Nunca fiquei em uma situação de pressão, portanto não tenho muita noção de como agirei, mas tentarei manter o controle e me organizar o máximo possível para que consiga acompanhar o prazo.
  • Normalmente eu tento diminuir a questão, não tirando sua importância, mas fragmentando o trabalho. Separo as etapas da atividade em questão que preciso resolver, e vou fazendo as tarefas uma a uma, isso me da uma noção maior de tempo e conclusão, me acalmando.
  • Sou bastante competitivo, então na verdade essa situação acaba me motivando mais, fico mais prático e rápido, usando o combustível para realizar mais ou mais rápido.

8 – Onde se vê daqui a 5 anos

Aqui você deverá falar sobre as suas ambições, podendo ser as profissionais e pessoais, o ideal é mesclar um pouco.

Contudo tome cuidado para não falar sobre coisas fúteis e de pouco valor, como: Comprar um vídeo game, comprar um celular, ter dinheiro para comprar roupas ou ir a festas.

Use esses exemplos:

  • Juntar dinheiro para fazer uma faculdade.
  • Comprar um carro.
  • Comprar/alugar uma casa ou apartamento para ter independência.
  • Viajar para conhecer mais lugares e novas culturas.
  • Acumular dinheiro para abrir o meu próprio negócio no futuro.
  • Comprar equipamentos para trabalho como câmera, notebook, notebook e etc (no caso de Home Office).

 

9 – O que você faz no seu tempo livre

Institivamente você saberá o que responder nessa pergunta, mas tente ser o mais produtivo possível com a sua resposta.

Evite falar muito momento de lazer, ou de atividades com pouco conteúdo. Sempre de ênfase em responsabilidades e atividades agregadoras.

Você poderá falar coisas como:

  • Tenho uma rotina de alongamentos e atividades físicas.
  • Ajudo muito com as tarefas domésticas em casa, cozinhando e limpando.
  • Estudo inglês ou qualquer língua.
  • Faço cursos online e estudo para vestibular.
  • Faço trabalho voluntário.

Além disso é importante falar sobre alguns hobbies, como:

  • Adoro desenhar e fazer serviços manuais.
  • Gosto de jogos online que me dão bastante raciocínio rápido, lógico e conhecimento com eletrônicos.
  • Gosto de conversar e por isso tenho uma boa facilidade na construção de networking profissional.
  • Gosto de tirar fotos, dançar e fazer vídeos para as redes sociais, que me ajudam a trabalhar com minha imagem pública.

Pronto, agora você sabe todas as perguntas que poderão ser feitas a você e como responder. Veja também nossas outras Dicas sobre o mercado de trabalho.

Além disso, não perca tempo e se inscreva em nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e também pelo Twitter. E receba mais conteúdos sobre o mercado de trabalho e vagas de emprego.