fbpx

Networking Profissional: Entenda a sua importância em um emprego

O Networking Profissional, ou somente networking é quando você cria uma rede de contatos profissionais como ferramenta para a divulgação do seu profissional.

Ela é muito importante para indivíduos que desejam alcançar o máximo de pessoas possível.

Fundamental para comunicadores, consultores, empreendedores, vendedores e afins. É muito importante para que o mesmo consiga atrair mais clientes ou divulgar o suas especialidades no mercado de trabalho.

Pensando na importância do networking profissional fizemos este artigo. Sendo assim para se ter um networking profissional de qualidade, é bom que o profissional saiba de algumas informações:

 

A Importância do Networking profissional na carreira

Ter uma boa construção de Networking profissional pode ajudar muito na sua carreira.

Desta forma empresa e funcionários podem te encontrar e manter contato. Além disso é possível fazer uma troca de informações, onde sua especialização serão referência quando surgirem dúvidas.

Desta forma se usada corretamente, todos terão acessos a informações interessantes. Além disso é possível identificar o perfil de uma pessoa através de seus contatos.

Ainda mais, você poderá conseguir informações sobre empregos, propostas, eventos, etc. Assim você terá muito mais oportunidade e aprendizado.

 

Negócios

Ter um networking profissional voltada aos seus negócios, pode ser de extremo peso. Além de você divulgar o seu trabalho e profissional, você acaba virando sinônimo de referência para seus colegas.

Por exemplo, se você trabalha fazendo bolos, e posta em uma rede social fotos de seus bolos, quando um colega precisar de um serviço neste estilo, logo lembrará de você.

Porém para fazer isso é de extrema importância saber como montar o seu perfil. Evite fugir muito do foco, e faça coisas que são apenas de seu âmbito de trabalho.

mentor profissional networking profissional corpo

vetor criado por pch.vector

 

Dicas para um bom Networking

Muitas vezes quando alguém vai alinhar seu networking profissional, elas acabam cometendo muitos erros.

Você deve deixar bem claro qual é o seu intuito, ambições, qualidades e defeitos, porém não deve “forçar a barra” empurrando o conteúdo para as pessoas. Você deve:

Fazer a divulgação de forma controlada e aberta

Evite ficar mandando mensagens no particular ou marcando pessoas para que eles vejam o seu trabalho.

Um trabalho bem feito se destaca sozinho, sendo assim você não precisa fazer uma divulgação exagerada do seu perfil.

Deixe que as pessoas também descubram algumas coisas sobre você, se preocupe apenas em fazer bem o seu trabalho.

Tente sempre ser formal

Para que todos entendam que seu perfil é profissional, você deve escrever/falar sempre formalmente e seguindo um padrão.

Evite o uso de gírias e vícios de linguagens em sua comunicação.  O fato de você está em um ambiente mais despojado, com colegas de trabalho, não tira o fato da imagem que você precisa passar.

Se faça notar

Nunca deixe se afastar muito, portanto sempre esteja de olho ou em contato com sua rede de contatos.

Desta forma todos saberão que você ainda está com o trabalho ativo e que tem disciplina para mantê-lo.

Pode não parecer, mas todos conseguem identificar um profissional ativo ou não.

Leia também:  Mansplaining - Não deixe o machismo te dominar

Busque o seu público

Faça parte de grupos de podem de acrescentar ou você a eles e tente ter o máximo de contato com pessoas que compartilham do mesmo interesse em seu trabalho.

Desta forma a chance de você conseguir um retorno por seu trabalho será maior, e também saberá quem acionar quando tiver uma dúvida.

Fique perto de pessoas do mesmo meio que você

Faça amizade ou participe de grupos de pessoas que façam o mesmo trabalho que você. Desta forma vocês conseguem compartilhar dicas e assim você ganhará melhor conhecimento e ficará sempre atualizado.

Não esqueça que é uma ajuda mutua, então também tente ajudar os seus colegas.

Criatividade

Sempre tente inovar e soltar uma novidade sobre o seu trabalho ou algo do tipo. O fato de você fazer coisas novas mostra sua criatividade e originalidade, desta forma tornando-o mais desejado pelo mercado de trabalho.

A ideia do networking profissional é alcançar o máximo de pessoas interessadas possíveis, a fim de divulgar o seu trabalho, então estar completamente focado nisso e dentro do meio profissional é o ideal.

Procure sempre postar algo para que assim você tenha um perfil ativo onde todos irão notar.

Aceite a diversidade

Para que a construção do seu networking profissional seja completa, você deverá respeitar a diversidade. Assim você terá contato com pessoas mais diferentes e de várias especializações e locais.

Além disso o respeito a diversidade falará muito de você e então você se tornará uma pessoa mais receptível e inclusiva, por isso todos desejaram te ter na rede de contatos.

Marketing Pessoal

É fundamental que seu profissional tenha uma boa postura para que ele capte novos contatos. Para isso será necessário uma boa construção de Marketing Pessoal.

Com o marketing pessoal você terá uma melhor visão de si mesmo, e assim saberá melhor os seus pontos a melhorar e os já desenvolvidos.