fbpx

Entrevista de Emprego Online: Saiba como se apresentar

Com as novas adaptações do Home Office, a contratação de funcionários está diferente. Portanto é importe saber como se portar na entrevista de emprego online.

Links Patrocinados

Embora elas sejam, um pouco mais fáceis que as entrevistas presenciais, por conta da limitação, você ainda deverá se atentar a muitos pontos, que terão o mesmo nível de dificuldade.

Por ser feita em casa, a empresa irá exigir um pouco mais de seu conhecimento para conquistar a vaga, e para isso você deverá se atentar.

A entrevista de emprego online

A entrevista de emprego online acontecerá logo após de você enviar seu currículo para uma empresa, e a mesma se interesse por você. Assim, ela entrará em contato via telefone ou e-mail, marcando uma data para realizar essa reunião.

A entrevista servirá para conhecer o candidato, e acontecerá igualzinha a entrevista de emprego presencial, contudo remotamente, através de uma câmera e microfone.

Links Patrocinados

Nela a empresa irá investigar o seu lado profissional, e um pouco do seu lado pessoal. Sendo assim, normalmente realizada pelo RH de uma empresa, que possuí profissionais da área de humanas, como psicólogos, relações públicas e muitos outros.

Neste momento você precisará saber demonstrar o seu potencial, e porque a vaga deverá ser dada a você.

Sendo assim, a entrevista de emprego online poderá ter seu lado positivo e negativo, onde:

Ponto positivo

  • É mais fácil esconder o nervosismo.
  • Não é necessário se vestir tão formalmente, e sim uma veste mais neutra.
  • A linguagem corporal fica um pouco mais limitada.
  • Você poderá usar auxílios como consultas e demais ferramentas.
  • Você não terá o desgaste emocional de fazer o trajeto até a empresa.

Pontos negativos

  • Você deverá entender mais sobre a empresa e a vaga em questão para conquista-la.
  • Você terá que ter uma lábia e comunicação mais claras e objetivas.
  • Será necessário saber o que quer com mais vontade.
  • Você precisará encontrar um ambiente silencioso e com boa iluminação.
  • Será necessário saber se portar na frente de uma câmera.
  • Teste de equipamento.

A entrevista de emprego online será parecida com a presencial, com a diferença da distância. Você falará com o profissional de RH da empresa, que irá te fazer uma apresentação e perguntará sobre você.

Veja também:  Home Office: Como se adaptar a trabalhar em casa

Você deverá ter um conhecimento sobre a empresa, sobre o cargo e o que poderá oferecer e sempre se atentando em como sua imagem está sendo apresentada na webcam.

 

Onde a entrevista de emprego online poderá ser realizada?

Muitos sites e aplicativos poderão ser utilizados para realizar a entrevista de emprego online, sendo assim será importante que você saiba mexer ou tenha pelo menos uma noção.

Para isso tenha em mente alguns dos aplicativos mais comuns:

Links Patrocinados

A empresa deverá te mandar o link e em alguns casos até mesmo o acesso para realizar a entrevista de emprego online. No qual você deverá aceitar e entrar.

 

Como me preparar para a entrevista de emprego online?

Para que tudo ocorra bem na sua entrevista de emprego online você deverá ser preparar, para isso, será necessário ter um computador com câmera e microfone, além de acesso a internet.

Tendo isso, siga nossas dicas:

Equipamento:

Verifique se sua webcam está funcionando

Links Patrocinados

Antes de entrar na videoconferência com a empresa, é de extrema importância analisar se sua webcam está funcionando normalmente. Assim, você evitará ter que ficar arrumando ela durante o horário da entrevista, e tudo fluirá mais naturalmente.

Para fazer isso, normalmente, todos os computadores ou webcans, vem com o aplicativo de câmera instalada ou para instalação. Procure o aplicativo no  documento “Meu Computador” do seu PC, utilizando a barra de pesquisa.

 

Verifique se seu microfone está funcionando

Além da câmera, você deverá analisar se seu microfone está funcionando, para isso você deverá ver se o áudio está sendo captado, como se fosse o áudio do whatsapp.

Para fazer esse teste, todos os computadores ou microfones vem junto com eles um aplicativo de gravação, procure por ele na pasta “Meu Computador” na barra de pesquisa.

 

Apresentação:

Vestimenta

A roupa que deverá ser usada segue a mesma risca do Dress Code e gosto pessoal, contudo, uma camisa branca ou preta sempre será um coringa para a entrevista online.

 

Cuidado com o fundo atrás de você

Você não precisará encontrar uma prateleira cheia de livros, ou um quadro lindo para ficar atrás, uma parede com cor neutra já é o suficiente.

Veja também:  Perguntas de Entrevista de Emprego: Saiba como responder

O ideal é que atrás de você não tenha nada mais que algum objeto, sem muita informação. Sendo assim, ele precisará ser neutro, ou bastante organizado, para que não distraia o entrevistador.

 

Iluminação

Para que você apareça com clareza para o entrevistador, tenha um certo cuidado com a iluminação no local onde você fará a entrevista. A luz do sol é a melhor opção, sendo ela refletida de leve.

Evite luzes da lâmpada em um local sem iluminação, e se usado assim, tenha certeza de que a lâmpada tenha uma boa iluminação que te favoreça.

Não opte por uma iluminação que venha de trás, ainda mais aquelas que vão de encontro direito com a câmera, pois elas poderão embaçar sua imagem ou cegar o entrevistador.

Mentor Profissional Entrevista de emprego online corpo
Mentor Profissional Entrevista de emprego online corpo

 

Detalhes Técnicos:

Sons e ruídos

Não é possível controlar os sons ao nosso redor, contudo, é possível minimiza-los. Evite ficar em locais com barulho de televisão, conversas, barulho da rua, construção e etc. Contudo, se não for possível, se feche no local, fechando janelas e portas, e se isole. Isso já te dará o fator de importância necessário.

 

Olhe para a câmera para falar

Muitas pessoas, ao fazer a entrevista de emprego online, se confundem por olhar nos olhos do entrevistador através da câmera. Ao invés disso, para que você dê a sensação de estar olhando diretamente nos olhos do entrevistador, você deverá olhar diretamente para câmera ao falar.

Pode parecer besteira, mas esse ponto te trará um ar mais direto e sério, que impactará positivamente na entrevista.

 

Preparo para a entrevista:

Estude sobre a empresa e o cargo

Por último, é um ponto igual para todas as entrevistas, você deverá se preparar para a entrevista em si. Para isso, é fundamental que você tenha um conhecimento sobre a empresa, o cargo oferecido e o que você poderá realizar lá.

Lembre-se que você deverá vender o seu potencial e capacidade, fazendo com que a empresa tenha interesse em ter você dentro da equipe.