fbpx

Carta de Recomendação: Como pedir e qual sua importância?

Um carta de recomendação é um documento que um funcionário recebe ao sair de uma empresa com ótima reputação.

Ela serve para que no próximo emprego do indivíduo, ao apresenta-lá, tenha um referência de seu trabalho para o outro emprego.

Desta forma o próximo emprego poderá ver as qualidades e habilidade do candidato, vista por outra empresa.

Em alguns casos uma carta de recomendação pode ser tão detalhada a ponto de mostrar os projetos onde o funcionário teve participação.

 

Quem pode fazer a minha carta de recomendação?

Ao ser demitido sem justa causa ou antes, você pode pedir para a um gestor próximo que a faça. Dê preferência de pedir a um superior que teve bastante contato com você, para que assim ele possa colocar mais detalhes possíveis.

Na carta de recomendação deve ter todas as identificações do funcionário, do responsável pela carta e da empresa empregadora.

Nela não pode ter nada que denigre a imagem do funcionário, caso contrário a mesma resultará em desqualificação do profissional.

Você deve lembrar que a empresa ou funcionário é obrigado a fazer uma carta de recomendação, porém somente se você tiver um bom desenvolvimento na empresa, eles não irão recusar.

A recusa da carta de recomendação pode ocorrer, pois o funcionário pode não achar que seu trabalho foi tão bom e com isso arriscar sujar seu nome no mercado de trabalho.

Caso isso aconteça vá atrás de um outro funcionário superior que foi próximo a você. Solicite a carta sempre para alguém superior a você, desta forma a carta terá uma maior veracidade.

 

Para que serve?

Muitas empresas pedem uma carta de recomendação para ver a qualidade do candidato e confirmar suas qualificações profissionais que estão expostas no currículo.

Desta forma fica bem mais fácil de avaliar se o candidato é viável para a vaga proposta e se o mesmo tem bons resultados. Em outras palavras, ela ajudará a futura empresa a conhecer mais seu funcionário, antes de contrata-lo.

Por mais que uma carta de recomendação não seja muito solicitada nas empresas brasileiras, é sempre bom tê-la.

Ao sair de um emprego, solicite a sua e leve em suas entrevistas, desta forma você terá um a mais para conseguir ganhar da concorrência.

carta de apresentação - homem assinando a carta - Foto por Scott Graham

Foto por Scott Graham

 

 

Leia também:  Tipos de inteligência: Descubra qual é a sua

Como fazer uma carta de recomendação

1. Para fazer uma carta de recomendação, primeiramente você deverá lembrar que ela é de cunho profissional. Então seja o mais formal possível.

2. A carta deverá ser feita em aplicativos como o Word, de preferências com as formações da ABNT.

3. No começo a carta de recomendação deverá ter os seus dado:

  • Nome completo;
  • Idade;
  • CPF;
  • Empresa que trabalhou;
  • Nome de quem escreveu carta;
  • Tempo que trabalhou na empresa
  • Telefone para contato de ambos.

4. Não deixe que sua carta de recomendação ultrapasse mais de 1 folha e seja o mais direto e objetivo possível.

5. Essa carta deverá ser digitalizada e nunca feita a punho.

6. Deixe a carta o mais simples possível e evite muitos enfeites.

7. Depois que for feito todas essas etapas, você deverá escrever sobre o conteúdo da carta. Nela, deve ficar muito claro a relação de trabalho que o escritor e o beneficiário da carta tinham dentro da empresa.

8. Deixe bem claro quais foram as contribuições do funcionário, suas tarefas realizadas e todos os benefícios que ele trouxe a empresa.

Depois disso será necessário apenas entregar a carta junto com o seu currículo ou no momento da entrevista de emprego. Para isso você deverá identificar como a empresa recolhe o documento e entregar no momento correto.

Cada empresa possuí sua própria maneira de receber a carta, e por isso terá seu próprio critério de avaliação e momento de recolhimento.

carta de apresentação - homem assinando a carta - Foto por Cytonn Photography

Foto por Cytonn Photography

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?