fbpx

Batimento de Ponto: Entenda tudo sobre a tarefa

Se você começou a trabalhar agora e está com dúvidas da importância do batimento de ponto, tire aqui suas dúvidas.

Links Patrocinados

Todo trabalhador deverá realizar o batimento de ponto em sua empresa, ou então não poderá receber seus pagamentos.

 

O que é o Batimento de Ponto?

Através do batimento do ponto que é feito o calculo do seu pagamento, ele consiste em um sistema onde você vai dar satisfação no seu momento de entrada de trabalho, almoço e saída.

Sendo assim o batimento de ponto é um controle de horário de trabalho obrigatório, tanto para a empresa quanto para funcionários, onde você deverá fazer a baixa no sistema da empresa, para que eles contabilizem.

Links Patrocinados

Assim, no final de cada mês a empresa poderá fazer o cálculo de sua hora trabalhada e te pagar o equivalente aquele valor.

 

Qual a importância do Batimento de Ponto?

Com o batimento de ponto a empresa não terá somente um cálculo para seu pagamento, mas como também:

  • Comprovação que o funcionário estava na empresa naquele determinado momento.
  • Quantas horas de almoço o funcionário realizou.
  • Dado para analise de desempenho do funcionário.
  • Cálculo para hora extra de trabalho.
  • Marcação de faltas de trabalho.

 

Quando o batimento de ponto deve ser feito?

Para que o batimento de ponto seja feito e calculado corretamente, existe alguns momentos corretos que ele deverá ser feito, sendo:

Ao iniciar suas atividades na empresa

Quando você chegar na empresa, você poderá já bater o ponto e ir realizar as suas tarefas, ou então se arrumar e depois ir fazer suas atividades.

Veja também:  Jovem Aprendiz Grupo 3 Corações: Oportunidade de emprego

O importante é que você bata ele no horário estipulado no contrato de trabalho.

Assim, será computado a hora exata que você entrou e então você poderá realizar suas atividades sem medo de custos.

Lembrando que você terá uma tolerância de 15 minutos de atraso sem penalidades.

Ao sair para almoçar

Você terá um tempo determinado para o horário de almoço, sendo assim necessário bater o ponto uma 2 vez.

Links Patrocinados

A pausa de almoço não é contabilizada como horário de trabalho, portanto não é considerada para o pagamento de trabalho. Por esse motivo você deverá bater o ponto, para que ele não seja contabilizada.

Ao voltar do almoço

Para que a empresa identifique que você retornou ao trabalho, será necessário que você bata o ponto novamente, para que o horário de trabalho volte a ser computado.

Ao encerrar suas atividades

Por fim, no fim do dia, você deverá realizar o batimento do ponto novamente, para que as horas de repouso não sejam computadas.

Mentor Profissional Batimento de Ponto corpo
vetor criado por rawpixel.com

 

Tipos de batimentos de ponto

Além disso, existem diversos sistemas de batimento de ponto oferecidos por uma empresa, iremos listas dos menos comuns aos mais comuns:

Links Patrocinados

Manual: Através de livros de ponto ou folhas de batimento, o funcionário deverá anotar suas informações de entrada e/ou saída com uma caneta.
Mecânico: Normalmente feito com pontos eletrônicos, onde o empregado deverá inserir um cartão ou documento para computação das horas.
Eletrônico: Feito por meio de um sistema eletrônico, onde o funcionário irá colocar a sua digital ou senha para computação das horas.
Sistema online: Você deverá dar baixa em um aplicativo da empresa, onde deverá acessar com sua conta e fazer a baixa da hora que entrou e saiu.

Veja também:  Jovem Aprendiz Clarios: Cadastre seu currículo

 

E no caso de esquecer de bater o ponto?

Calma, não é o fim do mundo, mas não esqueça jamais de bater o seu ponto. Isso porque esse erro pode trazer um problema burocrático enorme para a empresa, onde para corrigir irá demandar uma atividade trabalhosa.

Sendo assim, você não precisará ser necessariamente punido, contudo, ao acontecer com frequência poderá.

Caso esqueça de bater o ponto, bata no momento que lembrar, e avise seu superior. Eles deverão realizar um balanço para corrigir o problema.

Sendo assim, tenha em mente que o batimento de ponto é um sistema para segurança tanto da empresa quanto para o funcionário, onde estará tudo esclarecido sobre seus pagamentos e conduta com horário de trabalho.

Não perca tempo e se inscreva em nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e também pelo Twitter. E receba mais conteúdos sobre o mercado de trabalho e vagas de emprego.