fbpx

Vales: Descubra todos os benefícios disponíveis da CLT

Está em um emprego, ou será contratado e terá direito a diversos vales que você não conhece e deseja saber as flexibilidade? Tire aqui todas as suas dúvidas sobre os benefícios de vale dispostos pela CLT.

 

Os que são os vales?

Os vales são benefícios fornecidos pelas as empresas, sendo eles obrigatórios ou não. O mesmo serve para a facilitação e exclusividade de uma renda para uma determinada situação ou foco.

Sendo assim até mesmo preferido por muitos trabalhadores, pois faz com que o dinheiro renda mais, fique mais bem distribuído e algumas vezes sendo até mais barato que o pagamento com dinheiro.

Os benefícios são distribuídos em formatos de card, igual os de bancos, onde você poderá utiliza-los em estabelecimentos específicos para essas compras.

Em grande maioria é descontado um valor para cada vale na folha de pagamento, contudo o valor descontado tende a ser menor que o valor concedido.

 

Quem tem direito?

Todo trabalhador contratado pela CLT poderá ter direito aos benefícios. Contudo nem todas as empresas ou vagas possuem todos os benefícios existentes.

Sendo assim, em muitos casos ficará a critério da empresa a disponibilização dos benefícios ou não.

 

Qual são os vales existentes?

Existem cerca de 6 vales disponibilizados pelo mercado de trabalho, cada um possuí sua própria funcionalidade e objetivo.

Sendo assim entenda como eles funcionam:

 

Mentor Profissional vale corpo

 

Vale-transporte

O Vale-transporte é o único dos benefícios que é obrigatório, sendo possível a substituição pelo vale-combustível.

Este benefício será utilizado para que o trabalhador possa se locomover até o trabalho. Assim garantindo a renda exata para essa locomoção.

Deste modo reservando o valor correto para que o mesmo não falte no decorrer do mês.

O valor dependerá da renda necessária para a locomoção do empregado de casa até o trabalho.

O mesmo terá um desconto de até 6% na folha de pagamento, podendo ser inviável dependendo de sua renda.

O vale-transporte deverá ser utilizado somente para idas ao trabalho, utiliza-lo para uso particular será necessário repor o valor, pois o mesmo será exato para um mês de trabalho.

Leia também:  Férias de trabalho: Entenda tudo sobre o seu direito

Este benefício é obrigatório a aceitação, sendo possível a recusa somente em casos específicos.

 

Vale-combustível

O vale-combustível pode substituir o de transporte, isso porque o mesmo é bem parecido. Contudo diferente do de transporte o de combustível servirá para o abastecimento de veículos individuais.

O vale-combustível pode funcionar de duas maneira;

  1. Card para abastecimento em postos com valor determinado pelo funcionário sobre as despesas com combustível até o trabalho.
  2. Guardando as notas fiscais dos abastecimento e sendo reposto no momento de pagamento de salário.

A segunda opção é a mais comum, onde depois de um tempo, analisando o histórico, sendo disponibilizado o card.

O valor de desconto deste benefício será estabelecido depois do alinhamento de valor. Somente o combustível usado para o trabalho será considerado.

Este benefício não é obrigatório a aceitação.

Vale-Alimentação

O vale-alimentação é o card concedido para os funcionários realizarem compras em supermercados para a sua alimentação mensal.

O mesmo vem para substituir a cesta básica que antes era fornecida todos os meses. Este benefício pode não ser cobrado, como forma de valorização dos funcionários.

O valor disposto ficará a critério da empresa, podendo a mesma cobrar até 20% sob a renda do funcionário. O tamanho da porcentagem aumenta de acordo com o valor disponibilizado.

Sendo assim quanto mais alto o valor disponibilizado, mais alto pode ser o desconto cobrado.

Este benefício, se concedido é obrigatório a aceitação.

Vale-Refeição

O vale-refeição diferente do alimentação é um card que servirá para refeição diária no dia de trabalho. O mesmo pode ou não ser concedido pela a empresa, também podendo ser descontado ou não.

O valor disposto ficará sob critério da empresa, onde ela poderá descontar até 20% na folha de pagamento do trabalhador. O valor descontado corresponde ao valor disposto.

Este benefício, se concedido é obrigatória a aceitação.

Vale-cultura

O vale-cultura é um dos mais novos benefícios oferecidos, o mesmo é um card que servirá para compras de livros, peças de teatro, filmes, etc.

Sendo assim é concedido somente para funcionários que recebam até 5 salários mínimos e o valor oferecido é de R$50.

Leia também:  INSS e Previdência Social: Proteja-se dos piores momentos

O valor descontado pelo mesmo é de R$5,00 na folha de pagamento.

Este benefício não é obrigatório a aceitação.

 

Convênio ou Plano de saúde

Embora não seja um vale o convênio tem o mesmo funcionamento que os demais benefícios, sendo um card de utilização em hospitais e médicos.

O convênio é descontado na folha de pagamento e seu valor dependerá da empresa e tipo de convênio. Sendo assim é importante que você avalie se o convênio é proveitoso, pois muitos não possuem bons médicos.

Sendo assim você poderá utilizar o site da ANS que avalia os melhores convênios do mercado de trabalho.

Deste modo você poderá analisar se o plano de saúde da empresa é proveitoso, e avaliar sobre o valor descontado.

Normalmente o convênio será mencionado no momento da assinatura de contrato, não aceite caso tenha dúvidas. Depois, ao estar trabalhando é só solicitar o convênio que ele será disponibilizado pela a empresa.

Este benefício não é obrigatório a aceitação.