fbpx

Timidez: 10 Dicas para superá-la e prosperar profissionalmente

A timidez pode ser um grande obstáculo para as pessoas que desejam trabalhar e se destacar no mercado de trabalho. Primeiramente, tenha em mente, que isso não é um defeito, e sim algo que você deverá explorar um pouco melhor.

Ter timidez é um traço de personalidade, onde muitas pessoas possuem. Por isso é de extrema importância que você aprenda a lidar com isso de forma benéfica. Porém, para isso você deverá aprender a controlar essa timidez em momentos necessários.

Para isso será necessário quebrar algumas barreiras e aprender a lidar com a timidez, que, se feito com êxito, lhe dará um ótimo resultado. Bom vamos ver algumas dicas para que você entenda melhor.

 

O que é a Timidez?

A timidez segundo a psicologia, é o medo de transparecer quem não somos ou de expor algo que não queremos. Contudo esse sentimento pode ser irracional quando apresenta fenômenos físicos.

Muitas pessoas, por conta da timidez acabam perdendo fala, ficando vermelhos, gaguejando ou fazendo gestos repetitivos. E ao chegar neste ponto, pode acarretar em malefícios no trabalho do indivíduo.

Esse fator pode complicar muito na evolução profissional, pois terão medo de se arriscarem e demonstrar suas habilidades. Além de perder chances de novas experiências e até de se destacarem.

Contudo ao aprender a controlar a timidez, você poderá alcançar um novo nível e até ganhar novas habilidades, tais como:

  • Calma.
  • Boa fala.
  • Serenidade.
  • Tranquilidade.
  • Espirito de liderança.
  • Aprender a se impor.
  • Não ser facilmente manipulado.

Até porque pessoas com timidez muitas vezes tem problema com exposição, e alguém, ao identificar isso, pode usar contra você.

mentor profissional timidez trabalho 10 dicas

Como superar a timidez:

1. Aceitação

Superar a timidez não é muito simples, você, antes de mais nada deverá aprender a aceitar essa característica em si. Ser tímido, é algo que pode se perpetuar ou não, mas a forma como você lida com isso pode mudar.

Aceite essa sua característica e tente trabalhar melhor com ela, pois o fato de tentar supri-la poderá fazer com que você tome uma postura anormal a sua, e piorando tudo. Portanto entenda a sua condição e a explore de forma natural e que funcione.

 

Leia também:  Currículo: 9 Dicas pra você montar o seu

2. Acredite no seu potencial

Depois de você aceitar quem você é, será necessário que você se afirme como ser. Aceite que você é um ser humano em processo de evolução, que tem muito a aprender e a ensinar. Caso você faça algo ou se exponha e isso lhe deixe em uma situação vulnerável, lembre-se apenas de se corrigir.

Entenda que você tem um ótimo potencial e que ninguém é melhor que ninguém. Tendo isso em mente, a timidez pode dar uma grande diminuída, pois você terá menos medo de errar, ou de parecer bobo.

 

3. Adaptação

Depois que você aceitar a sua condição, você deverá trabalha-la, então entenda os motivos pelos quais você fica desconfortável. Após isso tente se expor e se apresentar aos poucos, com coisas simples na qual você sabe que não vai se arrepender.

Tente praticar o máximo possível, entendendo que você não nasceu perfeito, e que se você errar é só se corrigir. Supere os seus medos e tenha em mente que tudo bem errar, se você levantar e se corrigir.

 

4. Prática

“Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros”. – Carl Yastrzemski

Você deverá praticar o máximo possível a forma como deseja se apresentar, e se você errar algumas vezes, tudo bem. Todo mundo já errou, e os erros fazem com que aprendemos exatamente como melhorar na próxima vez.

Portanto não fique se martirizando por causa de seus erros, e sim aprenda com eles e transforme em experiência, com o tempo você ficará cada vez melhor e então alcançará o que deseja.

 

5. Tente ter uma aproximação com os seus colegas

Pessoas tímidas tem dificuldades de aproximar de outras pessoas, por inúmeros motivos, por isso tente, devagar, se aproximar das pessoas. Desta forma, você entenderá como se relacionar com as pessoas, além de criar um ambiente mais confortável para trabalhar.

Isso também irá favorecer muito no seu Networking Profissional, que poderá trazer bastante benefícios para a sua carreira.

Desta forma você ganhará aprendizado, confiança em si, e aos poucos diminuindo a sua timidez. 

 

Leia também:  Processo Seletivo: 1º passo para conseguir um emprego

6. Somos únicos e cada um tem suas habilidades

“Ah! mais fulano é tão melhor que eu naquilo”

Cada pessoa é diferente e tem facilidade e dificuldades em coisas diferentes. Portanto não se esqueça que você não deve se intimidar com o talento do outro, e sim usa-lo de exemplo.

Lembre-se que você também é especial da sua maneira e está em constante aprendizagem. Então tudo bem não ser tão bom quanto o outro, o importante é conseguir ser bom de sua maneira. 

 

7. Se conheça melhor

Muitas vezes na vida, acreditamos que temos características, pois alguém nos fez acreditar nisso, ou porque desejamos muito possui-las. Mas que na verdade é algo que não é nosso e que nem éramos muito bons.

Conhecer nosso limites, coisas que temos mais facilidade e nossos talentos é algo bastante difícil, pois podemos nos confundir. Porém não é algo impossível, e é o que você deverá ir atrás.

Não tenha medo de desistir de coisas que não fazem mais sentido, e começar coisas novas que são pouco exploradas. Confie em sua intuição e vá se encaixando no que for melhor para você.

Se conhecer vai lhe trazer muito benefícios, além de ter muito mais confiança em si mesmo e nas coisas que você quer.

 

8. Saiba filtrar qualquer sugestão ou opinião

Pessoas para aconselhar/apontar o dedo aparecerão aos montes, e, por mais que as intenções sejam boas, você pode se prejudicar. Saiba filtrar tudo o que lhe é dito, para que aquilo venha de forma benéfica. 

Ninguém sabe o que você passa e o que é ser você. Essa divergência de realidade pode acarretar em um confusão em sua cabeça, na qual você deve evitar.

Ao se conhecer, você saberá quando um conselho é valido ou não, portanto saberá como absorve-lo e aprender. Então não ligue muito para o que as pessoas pensam ou fale de você, pois não faz diferença.

Tenha na mente que só você sabe o que é melhor pra si, e que é você que determina o que deve ser feito. Então as pessoas irão apenas soltar informações, e você que deverá filtrar o que é acatável e o que não é.

 

Leia também:  Redes Sociais: Entenda sua importância dentro do mercado de trabalho

9. Estude os seus interesses

Você deverá estudar, e muito, sobre qualquer coisa que goste. Desta forma você terá repertório válido para conversar sobre essas coisas, e será referência ao mesmo. Desta forma você também ganhará mais confiança, pois conhecimento é a chave para isso.

Portanto tente se manter o mais atualizado possível em seus interesses. Dessa forma você terá o conhecimento necessário para dialogar sobre, sem ter medo ou insegurança.

 

10. Na dúvida, seja claro com suas intenções

Caso você tenha dificuldade em iniciar um dialogo, qualquer que seja, apenas seja o mais sincero possível. Aprenda a ter humildade e seja bem direto dizendo algo do tipo:

“Eu quero muito conversar com você, mas não sei como começar isso”.

“Essa é minha primeira palestra, estou um pouco nervoso, mas vamos lá”.

Fazendo isso, você automaticamente ativará a empatia do seu ouvinte, e tudo ficará mais fácil. Você irá alinhar as intenções de todos de uma forma mais uniforme, e conseguirá realizar o que deseja mais facilmente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?