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Publicidade e Propaganda: Qual a importância dentro do mercado?

A publicidade e propaganda é o que faz um produto ou empresa se destacar e ser vista! Ela é responsável pela a boa reputação e divulgação de uma marca.

Se você deseja fazer com que sua empresa ou produto tenham destaques dentro do mercado, faça bom trabalho publicitário ! 

De antemão saiba que a publicidade e propaganda é o poder de tornar publico a existência de algo. Por exemplo, sabe quando você está assistindo televisão e aparece um comercial da MacDonalds com um novo lanche?

Desta forma, torna-se publico o conhecimento de que novos lanches chegaram, já que a maioria da população vê televisão.

Assim, a empresa garante que os clientes continuem vindo e assim melhorando suas vendas. Uma empresa sem divulgação, não terá seus produtos conhecidos e desta forma, terá menor número em suas vendas.

Pensando nisso, se você quiser que um produto ou marca tenha destaque, será necessário uma divulgação do produto.

 

Como funciona a Publicidade e Propaganda?

Primeiramente, tenha em mente que a publicidade e propaganda tem 2 características básicas, que são a comunicação e a persuasão. Para que um trabalho publicitário de certo, será necessário esses dois aspectos.

Quantas vezes, você já comprou um produto sem necessitar, apesar por desejar? Isso ocorre por conta de um trabalho de publicidade e propaganda. Ela é a responsável por deixar um produto tão desejado, e por isso aumenta nossa vontade de possui-la.

Essa técnica é muito efetiva, principalmente quando é lançado um produto conhecido, porém em uma versão mais recente. Já que ele possui uma certa quantia de fãs, a mesma “força”, mesmo pessoa que possuem uma versão antiga do bem, comprar a nova e se atualizar. 

Essa técnica garante com que o novo produto tenha destaque em vendas, e assim, seja um sucesso para a empresa. Entretanto, para que isso seja um sucesso, é necessário estar sempre antenado a todas as novidades da sociedade.

Já que a comunicação e a persuasão estão totalmente ligadas ao emocional dos indivíduos, será necessário reconhecer o desejo da sociedade.

Por isso é muito comum ver muitas divulgações usando memes, movimentos lgbts, diversidade e etc. Para que o produto tenha maior impacto, e atraia pessoas que defendem ou gostem dessas características e comprem o produto.

 

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O Mercado da Publicidade e Propaganda

Além disso tudo, a publicidade e propaganda ainda faz com que as pessoas tenham uma opinião já formada sobre aquele produto ou empresa. Se uma divulgação é bem feita, de um produto não muito conhecido, a sua primeira impressão será positiva.

Por outro lado, essa impressão pode ser ilusória, onde o consumidor só irá perceber a real qualidade, depois do consumo.

Desta forma, será necessário ser coerente em suas divulgações publicitárias, pois uma contradição, pode acarretar em difamação.

 

Áreas de Atuação da Publicidade e Propaganda

Mentor profissional publicidade e propaganda corpo

 

Atendimento: O atendimento tem o papel essencial dentro da agência. Ele é a conexão entre a agência e o cliente. Por ser o contato direto com o cliente, o atendimento é responsável por coletar as informações necessárias, realizar o briefing e datas de entrega dos produtos.

Criação: A criação é onde toda a mágica acontece. Este setor é responsável pelo desenvolvimento artístico das peças publicitárias.

Redação: Este setor decide quais serão os textos utilizados nas campanhas

Planejamento: O planejamento vai decidir e planejar qual tipo campanha será usada. Este setor trabalha em conjunto com os demais

Marketing: Aqui funciona toda a parte estratégica da campanha, análise de mercado, e preços.

Tecnologia: Os tipos de tecnologia que serão usados nas campanhas. Ex. Aplicativos, sistemas etc;

Mídias Sociais: Este setor é responsável pela imagem da empresa nas mídias sociais. Devido ao grande crescimento das redes sociais esta profissão se tornou essencial nas agências.

Pesquisa: A área de pesquisa é essencial na publicidade. Com a pesquisa é possível descobrir informações relevantes sobre o publico alvo, ex. comportamento, segmentação, atuação e etc.

 

Resultados

Primeiramente, tenha bastante paciência, pois esta tarefas não é fácil e será necessário bastante atenção e esforço. Se você estiver fazendo divulgações online, você deverá considerar os clique que sua divulgação obteve.

Juntamente com os cliques, será necessário analisar, qual deles resultarão no consumo do produto por alguém. Desta forma você terá dois pontos a analisar, o alcance que sua publicidade e propaganda teve e o retorno da mesa.

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Desta forma, você conseguirá perceber se a divulgação foi benéfica ou prejudicial. Agora, se a sua divulgação foi offline, você só terá o retorno analisando se aumentou a quantia de clientes, ou perguntando a forma pela qual eles ficaram sabendo do produto/marca.

 

Vantagens da Publicidade e Propaganda

 

Você percebeu todas as vantagens de ter um bom trabalho de publicidade e propaganda. Além disso, vamos agora destacar todas as vantagens que o mercado pode trazer para o seu negócio.

 

Aumenta o seu alcance

Obviamente isso iria aparecer, pois é a característica principal. Com a divulgação de sua marca, mais pessoas saberão da existência, logo, mais vendas! Portanto jamais esqueça desta ferramenta, super importante para o seu negócio.

 

Destaque

O fato de você divulgar seus produtos/marca, fará com que você entre em destaque ! O fato de seu produto ser visto por muitas pessoas, fará com que as chances de falarem sobre seja maior.

Apesar disso, será necessário criar uma boa estratégia de publicidade e propaganda, pois a mesma pode acarretar em um destaque negativo, como o episódio da Empiricus.

Por mais que sua empresa, por conta da localização, tenha um bom resultado com clientes, a divulgação pode aumentar ainda mais esses números. Portanto, estude bastante, e alinhe suas estratégias de publicidade e propaganda, para que assim, você tenha mais destaque.

 

Fidelização e conquista

A divulgação de novos produtos atrai novos clientes, além disso, a continuidade dessa ação, fará com que os mesmo fiquem sempre antenados e fidelizando-os. Entretanto, a qualidade dos produtos, o atendimento e compreensão da empresa com o cliente, que concretizará essas ações.

 

Retorno benéfico

Com a publicidade e propaganda, você ainda terá a chance de duplicar, triplicar ou quantas vezes forem possíveis os ganhos de seus produto/marca. Uma publicidade e propaganda bem feita, fará com que suas vendas aumentem muito, fazendo com que você dê muito valor a essa ferramenta.

Além disso, depois de um tempo, divulgar será algo obrigatório para o seu negócio, onde você necessitará fazê-lo periodicamente.

 

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Vantagem no mercado

E por último, mas não menos importante, você terá uma grande vantagem, que é estar na frente na competição do mercado. Se sua marca for bastante divulgada e conhecida, isso a tornará referência em seu ramo. Com isso, seus concorrentes terão dificuldades em competir com você.

Marcas como Cotonette, Gillette, Miojo, Danone e etc. São marcas tão fortes, que o nome do produto que eles vendem, são chamadas como o nome da empresa. Isso ocorre por sua grande procura e qualidade, que junto com a publicidade e propaganda, com o tempo, se tornaram referências do produto.

Entretanto, para chegar a este nível, não é tão simples. Será necessário fazer uma boa pesquisa de público e uma boa divulgação da marca. Além disso, muitas empresas usam a publicidade, o que pode acabar dificultando mais ainda nesta competitividade.

 

Veja também “A importância das Redes Sociais

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