Planilha de Gastos: 9 passos para organizar suas finanças

Está gastando muito e não sabe mais como o seu dinheiro está acabando tão rápido? Com uma planilha de gastos você tem o controle total de suas finanças.

A planilha de gastos nada mais é que o acompanhamento de todos os gastos e ganhos que você possuí em sua renda. Normalmente calculado por mês, por ser o período que as pessoas normalmente recebem o mesmo vê os gastos e ganhos de um mês.

Desta forma fica muito mais fácil visualizar os gastos necessários e os desperdiçados ou considerados inadequados para a sua renda.

Pensando nisso iremos te ensinar a criar a sua planilha de gastos utilizando o Excel.

Porque criar uma planilha de gastos no Excel?

Existem diversas plataformas que você poderá utilizar para o controle de suas finanças. Contudo o Excel acaba sendo uma das melhores.

Isso porque a ferramenta é bastante ampla e você pode personalizar da maneira que quiser. Ainda por cima você irá realizar toda a operação no aplicativo, o que fará você ter ainda mais controle e domínio de sua renda.

Por esse motivo o Excel é a ferramenta mais adequada, pois a margem de erro é pequena e mesmo se tiver você saberá corrigir.

Posso usar outras plataformas além do Excel?

Se você deseja existem diversos aplicativos para celular que podem te ajudar a controlar a sua finança. Embora elas sejam prontas para uso, por esse mesmo motivo a mesma ainda trás muitas limitações.

Sendo assim você deverá se adequar a um novo sistema e segui-lo na risca. Sendo assim aconselhamos que você o utilize como um adicional, para te ajudar a companhar a sua planilha de gastos do excell.

Sendo assim considere os seguintes aplicativos:

Deseja saber mais opções de ferramentas para o seu controle financeiro? Acesse clicando aqui.

O que a planilha de gastos irá me proporcionar?

A planilha de gastos irá trazer diversos benefícios não só para a sua renda, mas também para a sua própria saúde pessoal.

Ao criar a planilha você irá aprender:

  • Mexer no Excel.
  • Ter total consciência de todos os seus gastos.
  • Visualização rápida e prática de seus gastos e ganhos.
  • Saber direcionar o seu dinheiro para gastos, investimentos e entretenimento.
  • Saber o valor total gasto.
  • Redistribuição de renda.
  • Controle financeiro.
  • Poupar.
  • A controlar seus impulsos consumistas.

Você fica alinhado com a sua renda e dificilmente você irá se desenfrear ao gastar e etc.

Como fazer a planilha no Excel?

Para criar a Planilha de Gastos no Excel você poderá optar por duas opções:

1 – Utilizar o aplicativo do Excel que vem junto com o sistema Windows da Microsoft.

2 – Utilizar o Docs que é o Excel contudo online para que todos possam usar.

Após escolher a onde você fará sua Planilha de Gastos, você deverá:

1 – Abrir o programa ou site

Primeiramente você deverá abrir o programa o site, dependendo da sua escolha e deixar o arquivo todo em branco.

Não será necessário adicionar nada, pois iremos ensinar a fazer tudo manualmente para que você entenda tudo o que precisa fazer.

2 – Entendo o Excel

O Excel é um programa de criação de planilhas e tabela, desta forma você irá se deparar com um arquivo cheio de linhas, igual o exemplo a seguir:

1 - Planilha de Gastos Excel

1 – Planilha de Gastos Excel

Nela você verá que são separadas em duas colunas a superior que é alfabética de A a Z, e a lateral que é numeral de 1 a quantas você precisar.

3 – Separe os tópicos

Agora vá na linha 1, nela você deverá colocar os tópicos seguindo as letras A1,B1,C1,D1,E1,F1,G1,H1,I1,J1,K1,L1,M1 etc. Os tópicos deverão ser: Conta, e os meses do ano.

Em outras palavras a sua Planilha de Gastos deverá ficar assim:

Mentor Profissional 2 Planilha de Gastos

Mentor Profissional 2 Planilha de Gastos

4 – Separe os tipos de dívidas

Agora, na linha lateral que é composta pelos números, em baixo de “Contas” você deverá alinhar todos os tipos de dívidas, um em cada número.

Eles deverão ficar mais ou menos assim:

Mentor Profissional Planilha de Gastos 3

Mentor Profissional Planilha de Gastos 3

Desta forma você terá todas as suas dívidas pontuadas na planilha de gastos e só será necessário colocar os valores.

OBS: Aconselhamos que você coloque a poupança nesta área, para que você leve a mesma como uma dívida e sempre economize. Assim você evita gastar o dinheiro que deveria guardar.

5 – Coloque os valores nos meses

Agora que você tem os tipos de dívidas separados, sempre que você pagar essa dívida, você deverá colocar o valor no mês respectivo, para ficar da seguinte maneira:

Mentor Profissional Planilha de Gastos 4

Mentor Profissional Planilha de Gastos 4

Para que a planilha identifique que esses número são dinheiro, você deverá clicar no número e depois no cifrão no menu superior do Excel.

Mentor Profissional Planilha de Gastos 5

Mentor Profissional Planilha de Gastos 5

6 – Some tudo

Agora que você tem todos os valores expostos, será necessário fazer a soma de tudo que foi listado no mês para saber os gastos totais.

Para isso você deverá colocar no fim da Planilha de Gastos a palavra “Total” na mesma coluna de Contas. Depois você deverá ir no fim da lista do mês desejado e escrever a seguinte operação, utilizaremos o mês de Janeiro como exemplo: =Soma (B1:B11)

Mentor Profissional Planilha de Gastos 6

Mentor Profissional Planilha de Gastos 6

Esta operação fará com que a planilha calcule todos os valores pontuados na definição de colunas, neste caso B1 até a B11. Caso a sua lista vá mais do que o numeral 11 você deverá colocar a coluna correspondente a do último item.

7 – Coloque o valor total da sua renda

Em baixo da onde estará o “Total” você deverá escrever “Salário”, nele não será necessário colocar nenhuma operação, pois o valor do seu salário deve ser sempre colocado manualmente, assim:

Mentor Profissional Planilha de Gastos 7

Mentor Profissional Planilha de Gastos 7

8 – Veja o que sobra na sua renda

Agora que você tem tudo separado será necessário saber quanto que vai sobrar da sua renda depois de pagar tudo. Sendo assim você deverá colocar a baixo de “Salário” a palavra “Renda”.

A renda será o restante do dinheiro que você poderá utilizar como quiser, assim para se entreter e investir se desejar.

Para que a renda seja calculada, na coluna do mês respectivo você deverá colocar a seguinte operação utilizaremos como exemplo o mês de janeiro: =B14-B13

Neste caso você deverá apontar para a planilha de gastos que ela pegará o valor total do seu salário e subtrair pelo valor total das dividas, assim:

Mentor Profissional Planilha de Gastos 8

Mentor Profissional Planilha de Gastos 8

Pronto! Sua planilha de Gastos está totalmente completa, você só deverá atualiza-la sempre que tiver alteração para que a mesma fique em conformidade com sua renda.

Sendo assim anote na planilha de gastos o dinheiro gastado com uma bala, pois qualquer valor poderá acarretar no erro da soma da planilha e divergências de valores.

9 – Formatação

Por fim, saiba que você pode animar sua planilha para ficar a sua cara, no menu superior do Excel é possível mudar cor das letras e fundo.

Desta maneira você pode usar as cores para prender mais a sua atenção na realidade da Planilha de gastos e deixa-la mais a sua cara, como no exemplo a seguir:

Mentor Profissional Planilha de Gastos 9

Mentor Profissional Planilha de Gastos 9

Para mudar a cor do fundo você deverá selecionar todo o local onde deseja que mude de cor, clicar no balde no menu superior e escolher a cor.

Para mudar a letra do texto você deverá selecionar a onde você quer que o texto mude de cor, clicar no no menu superior e escolher a cor.

Veja também 12 dicas para gerenciar sua renda clicando aqui.