Você está com o nome sujo no SPC Serasa por ter deixado de pagar uma conta? Fique aqui que te explicaremos o que fazer!
Ter o seu nome sujo significa que você não é confiável para que as empresas te forneçam crédito. Assim você se torna um mal pagador, e ninguém irá querer te emprestar dinheiro, certo?!
O Brasil é o país com maior número de inadimplentes cadastrados. Esse número é muito preocupante se você considerar que o número de devendo ultrapassa a quantia de devedores da Itália, Canadá e Austrália juntos.
Como saber se estou com o nome sujo no Serasa?
Se você deixar de pagar uma conta, deixando-a atrasar, a empresa que você deve joga automaticamente seu nome sujo no SERASA.
Para saber se o seu nome está negativado acesse o site oficial do SERASA. Faça o cadastro de sua conta com seu CPF e veja as pendências em seu nome.
Com isso o SERASA notificará a organização toda vez que você tentar conseguir crédito em uma empresa. Antes que seu nome sujo fique nos dados do SERASA, você receberá uma carta em casa notificando sobre o problema.
Caso você deseja impedir que isso aconteça, entre em contato com a empresa e tente fazer um acordo. Desta forma a empresa irá estar ciente do porque você está sem pagar, e então não irá colocar seu nome no SERASA.
Como o Serasa pode me limitar?
Com o nome sujo você poderá ter dificuldades em:
1 – Viajar para fora do país
Como você é um mal pagador, nenhum outro país irá querer receber você. Com isso você terá grandes problemas na hora de fazer o seu passa-porte, na qual será impossível retirar o mesmo e sair do país.
2 – Fazer matricula em faculdades
Como você está com o nome sujo, você terá sérios problemas na matricula da faculdade. Muitos alunos se endividam neste momento, e por você já está entrando como um mal pagador, será muito difícil a inscrição sem um fiador para te ajudar.
3 – Fazer solicitações de crédito
Na verdade esse é o problema principal que ocorre. Como você está inadimplente, os bancos irão recusar muito a sua solicitação de crédito.
Pense, você não precisa de mais chances de se endividar se você já não tem dinheiro para pagar suas dividas.

4 – Fazer empréstimos
Empréstimos comuns serão impossíveis para quem está com o nome sujo. Pois se você já não paga uma conta simples, imagina pagar empréstimos que correm juros altíssimos.
5 – Colocar seu filho na escola
A escola pode ter suspeitas de que você não irá pagar as aulas do seu filho, e com razão, pois você já não paga as suas contas, então normalize o seu nome e então você não terá mais problemas como esse.
6 – Cancelamento do cheque especial
Por não pagar sua conta a sua conta bancaria ficará negativa e isso irá impactar diretamente no seu cheque especial.
Além disso o banco fica autorizado até a tirar este benefício de você para evitar problemas futuros.
7 – Conseguir emprego
Muitas empresas levam isso em questão antes de contratar um funcionário, normalmente isso serve de desempate entre um funcionário e outro.
Portanto deixe sempre seu nome limpo para que você não perca a oportunidade de conseguir pagar ou comprar suas coisas.
Você será visto como um mal pagador, e todas essas aquisições de longo prazo irão puxar o seu nome para ver sua situação. Se visto que você é um mal pagador, as mesmas podem recusar o seu requerimento.
Como mudar o nome sujo?
Você deverá entrar em contato com a empresa o mais rápido possível. Ao fazer isso, tente negociar uma forma de pagar esta divida.
É possível você pedir o parcelamento da divida, assim ficando mais fácil de quita-la.
Ao ver que você está pagando a divida corretamente, em alguns meses o seu nome é automaticamente retirado do Serasa.
A maioria das empresas desejam que você pague, de alguma forma a sua divida, com isso a negociação é quase que certa.
Para evitar o nome sujo
- Tenha sempre uma reserva de dinheiro.
- Evite gastos impulsivos e desnecessários
- Pague todas as suas dividas nos dias corretos.
- Faça um controle financeiro.
- Jamais empreste um cartão.
- Evite usar o cartão de crédito.
- Não faça compras na qual você não conseguirá pagar.
- Não tenha uma quantia de dividas que exceda o valor do seu salário.
- Se possível sempre peça o aconselhamento dos país, parentes ou amigos antes de solicitar um serviço ou produto.
- Não tenha mais de um cartão de crédito.
- Negocie com a empresa que você deve.
Você deve fazer um calculo exato de quanto pode gastar e nunca sair dele. Lembre-se que imprevistos sempre acontecem, então não compre coisas na qual comprometa todo o seu dinheiro.
Tente sempre fazer com que sobre um pouco do seu dinheiro para situações não previstas. Além disso é aconselhável a criação de uma planilha de gastos para controle de suas finanças.