ID Jovem: Venha entender tudo sobre seu benefício

Já ouviu falar sobre o ID Jovem? Esse documento pode ser muito útil para todos os jovens que desejam conseguir descontos em alguns serviços. Esse programa foi criado pelo governo para ajudar jovens em seu desenvolvimento pessoal.

Sendo assim o jovem poderá conseguir diversos descontos em eventos culturais, esportivos, vagas e até mesmo em transportes de viagem.

Contudo o programa é pouco conhecido e pouco utilizado. Pensando nisso iremos te orientar para que você tire o seu e saiba aproveita-lo o máximo.

O ID Jovem

O ID Jovem é um documento digital, onde poderá ser utilizado para conseguir descontos em diversos serviços. Contudo o programa só permite que jovens de baixa renda possam participar.

O ID Jovem está disposto no Decreto 8.537/2015, sendo assim o mesmo é lei, e deve ser aceito em diversos lugares.

Quem pode fazer o ID Jovem?

Conforme a lei, somente alguns jovens poderão adquirir o ID Jovem, para isso será necessário:

  • O jovens ter de 15 a 29 anos.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal com dados atualizados.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos.
  • Possuir o código NIS.

Como Fazer o ID Jovem

Se você ficou interessado e esta dentro dos requisitos solicitados, você poderá pedir o seu ID Jovem. Para isso lembre-se que será necessário diversos outros documentos governamentais.

Embora pareça simples, alguns deles pode ser bem demorados e burocráticos para conseguir, contudo ter o ID Jovem irá lhe garantir um grande desconto. Sendo assim para fazer seu ID Jovem, você deverá:

  • Acessar o site oficial clicando aqui.
  • Clique em “Gerar ID Jovem“.
  • Coloque seus dados e clique em “Gerar Dados”.

Ou

  • Baixe o aplicativo oficial clicando aqui.
  • Fala o cadastro através do aplicativo informando os seus dados corretamente.

Quem não possuí o cadastro é importante procurar o CRAS mais próximo responsável pelo Cadastro Único de seu município.

O seu código de 11 dígitos no NIS só poderá ser feito através do CRAS. Desta forma você poderá fazer o seu ID Jovem. O NIS é o mesmo utilizado para fazer o cadastro no Bolsa Família por exemplo. Para saber mais sobre o Bolsa Família clique aqui.

Pois lá você será orientado corretamente de tudo o que será necessário. Assim se você não possuir o seu NIS lá você será orientado de como obter.

O ID Jovem possuí a disponibilidade de cartão, contudo o mesmo é digital. O cartão físico será um papel que você deverá imprimir e apresentar.

Vantagens do ID Jovem

O Id Jovem trás diversos benefícios, em sua grande maioria é o de descontos em:

  • Eventos Culturais como: Teatro, cinema, museus, opera, orquestra, etc.
  • Eventos esportivos.
  • Isenção de pagamentos em concursos públicos ou vestibulares.
  • Desconto em 2 transportes totalmente gratuitos sendo ele, ônibus, trem e embarcação, porém somente válidas para viagens para fora do seu estado.
  • 50% de descontos nos demais ingressos de transporte para viagem.

Todos esses descontos serão de 50%, e no caso de transporte coletivo existem vagas limites para esse tipo de programa. Desta forma você deverá comprar com antecedência para garantir seu descontos.

Você só poderá ter a gratuidade de sua passagem em caso de viagens para outro estado. Toda empresa participante da ANTT, é obrigada a conceder uma linha convencional por semana para essa gratuidade.

Além disso tudo, você poderá usar o ID Jovem para conseguir descontos em viagens ao trabalho. Assim você poderá economizar na passagem e ficar com o dinheiro restante para você. Para saber mais sobre a viagem a trabalho clique aqui.

Dúvidas mais comuns

Devido a novidade do programa, muitas dúvidas surgem, sendo assim considere as seguintes informações sobre o benefício.

  • Em caso de chegar ao limite de descontos ou gratuidade de passagens será necessário aguardar o próximo transporte ou comprar sem o benefício.
  • Para utilizar o cartão, você não poderá fazer compras online, o mesmo só é autorizado se mostrado no local da compra.
  • O aplicativo não necessita de internet para funcionamento. Após o cadastro o mesmo fica salvo como um download em seu smartphone.
  • O ID Jovem e a carteira de estudantes não são acumulativa. Sendo assim você só poderá utilizar um ou outro no momento de sua compra.
  • É necessário chegar ao seu transporte interestadual com pelo menos 30 minutos de antecedência com o seu documento físico ou virtual do ID Jovem.

Cadastro Único e NIS

Para fazer o seu ID Jovem será necessário que você tenha o código de 11 digitos do NIS e para isso será necessário fazer o Cadastro Único. Para fazer o seu Cadastro Único será necessário que você vá até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município.

Para faze-lo você deverá ter em seus mãos os seguintes documentos:

– RG e CPF.
– Título de Eleitor.
– Comprovante de residência.
– Comprovante de renda de todos os integrantes de sua família.

Sempre que qualquer mudança aconteça na sua família ou algum dado, esse dado deverá ser atualizado. Desta forma para normalizar e não acarretar no cancelamento do seu programa.

Com o Cadastro Único você poderá participar de diversos outros programa do governo, para saber todos acesse o site da Caixa clicando aqui.