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Cartão Cidadão: Seus benefícios todos em um lugar

O Cartão Cidadão foi criado para acelerar e facilitar o recebimento e consultas dos benefícios fornecidos pelo governo. Assim ele mais o Cadastro Único facilitam tudo o que é necessário para você ficar por dentro de seus benefícios.

Desta forma as famílias brasileiras mais carentes poderão ter muito mais praticidade em seus benefícios. Isso porque todos os dados e o local de recebimento dos benefícios fica centralizado em um único lugar e não será mais necessário consultar diversos lugares para saber do seu benefício.

Portanto o Cartão Cidadão é uma ação do governo para facilitar o recebimento de benefícios junto com o Cadastro Único.

O Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão como os de bancos com os seguintes dados expressos em sua frente:

  • Nome do beneficiado.
  • Número do PIS/NIS.
  • Data de emissão do documento.

Com o cartão é possível que você analise seus benefícios ativos, saldos e os valores pendentes para receber.

Onde consultar meus benefícios?

O Cartão Cidadão servirá para a consulta dos seus benefícios e poderá ser utilizado nos seguintes locais:

  • Lotérica.
  • Correspondente Caixa Aqui.
  • Agências ou pontos de atendimentos Caixa.

É só inserir o Cartão Cidadão já desbloqueado e ativo e consultar os seus valores. Contudo você ainda poderá consultar os seus benefícios de outras formas, sendo eles:

  • Através do aplicativo da Caixa que você poderá baixar clicando aqui.
  • Ligando para a Caixa através do número 0800 726 0207
  • Indo até uma unidade Caixa com o número do seu NIS/PIS em mãos.
  • Através do cartão Bolsa Família.
  • Conta Caixa ou conta poupança Caixa.

Caso você já possuí uma conta Caixa na qual você realiza movimentações você poderá analisar e receber todos os seus benefícios por lá.

Para quem é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é para qualquer pessoa registrada no Cadastro Único e com benefícios ativos para recebimento do governo. Sendo assim considere os seguintes benefícios oferecidos pela a Caixa Econômica Federal:

  • Abono Salarial.
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda.
  • Auxílio emergencial.
  • Bolsa Família.
  • Bolsa Verde.
  • Carteira do Idoso.
  • Carta Social.
  • FGTS.
  • Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
  • Minha Casa, Minha Vida.
  • Passe Livre para pessoas com deficiência.
  • Programa Brasil Carinhoso.
  • Programa de Cisternas.
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​.
  • Pro Jovem Adolescente.
  • Seguro-Desemprego.
  • Tarifa Social de Energia Elétrica.
  • Telefone Popular.
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Se dentro desses benefícios você poderá solicitar o Cartão Cidadão.

Como fazer meu Cartão Cidadão?

Para fazer o Cartão Cidadão antes será necessário fazer o Cadastro Único. Para saber mais sobre o cadastro Único acesse clicando aqui.

Com o Cadastro Único você precisará levar a seguinte documentação ao CRAS mais próximo da sua residência:

Para consultar o CRAS mais próximo acesse clicando aqui.

  • Documento oficial com foto.
  • CPF.
  • Comprovante de endereço.
  • Comprovante de Renda.
  • Título de Eleitor.
  • Carteira de Trabalho.
  • Número do NIS/PIS.

Todos os documentos a cima de todos os membros que residem com você na sua casa. Após registrar seus dados do Cadastro Único você poderá solicitar o Cartão Cidadão, para isso você terá três opções:

  • Através do aplicativo da Caixa que você poderá acessar clicando aqui.
  • Indo até uma agência da Caixa e solicitando esses números.
  • Ligando para Caixa no número: 0800 726 0207.

Para isso você deverá ter o número do seu NIS/PIS em mãos e seus documentos pessoais como carteira de identidade, cpf, etc.

Após solicitar o Cartão Cidadão o mesmo terá o prazo de até 15 dias úteis para chegar em sua residência.

Ativando o Cartão Cidadão

Agora que você está com o Cartão Cidadão em mãos será necessário desbloquea-lo e cadastrar uma senha. Para realizar esta operação você primeiramente deverá ligar na Caixa através do número 0800 726 0207.

Lá você deverá falar sobre o desbloqueio do cartão e logo ele será disponibilizado. Depois de desbloqueado será necessário cadastrar uma senha para o seu cartão, para isso você deverá escolher uma:

  • Lotérica.
  • Correspondente Caixa Aqui.
  • Agências ou pontos de atendimentos da Caixa.

Lá você deverá solicitar o registro da senha e deverá levar em mãos os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto.
  • CPF.
  • Carteira profissional.
  • Título de Eleitor
  • Reservista (no caso de homens).
  • Cartão cidadão.

Os seus documentos serão analisados e ao apontar compatibilidade com os dados do Cadastro Único você poderá registrar a sua senha através da maquina de pagamento ao inserir o Cartão Cidadão.

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A senha deve conter 6 números e é sempre bom anotar em algum lugar para não esquecer. Pronto! Agora que sua senha foi registrada você poderá usar o Cartão Cidadão para analisar seus benefícios e receber seus pagamentos.

2ª Via do Cartão Cidadão

No caso de perda, roubo ou quebra do cartão será necessário solicitar um novo. Para isso será necessário que você liga na Caixa através do número 0800 726 0207 ou ir a uma unidade Caixa.

Lá você deverá solicitar o bloqueio do cartão com o número do seu NIS/PIS em mãos e documentos de identificação com foto.

O seu cartão será bloqueado e o novo será solicitado e chegará em sua casa. Ao chegar será necessário registrar a senha novamente.