fbpx

Trabalhar e Estudar: Como conseguir conciliar os dois

Conseguir um emprego pode ser uma tarefa bastante difícil, principalmente sem um formação profissional. Assim, entendemos que investir em nossa carreira é fundamental para o andamento de nossas vidas. Entretanto, em muitos casos somos obrigados a trabalhar e estudar simultaneamente.

Por isso, para ter uma boa experiência acadêmica, será necessário bastante disciplina e planejamento antes de investir. Essa fator ocorre, pois a cada segundo que passa as empresas ficam mais exigentes e o mercado acaba por exigir mais dos profissionais.

Além disso, com o avanço da tecnologia cada vez mais ficamos mais propensos a conseguir conhecimento. Embora essa avanço seja positivo, ele também tem seus efeitos colaterais, onde, dentro de uma empresa, as função ficam muito mais segmentadas, precisando assim, de profissionais especializados em cada assunto.

Por este motivo, a cada segundo que passa, uma graduação acaba se tornando algo necessário para a validação de um conhecimento. Para que assim mantenhamos nossa posição dentro de uma empresa e asseguramos nosso lugar na corrida profissional.

No entanto, para conseguirmos uma graduação, muitas vezes necessitamos trabalhar e estudar simultaneamente, o que pode causar uma sobrecarga. Pensando nisso, separamos alguns tópicos para que você tenha uma programação correta, antes de entrar nesta jornada exaustiva.

 

Cuidado com as expectativas sobre o curso escolhido

Para que você não se arrependa ou se sobrecarregue muito mais, é de extrema importância a certeza do curso escolhido. Pois, ao escolher um curso incerto e enfrentar a jornada de trabalhar e estudar, o não atendimento de suas expectativas irão certamente desmotiva-lo.

Por isso, é tão importante ter certeza do curso escolhido, para que suas expectativas não sejam destruídas. Embora escolher um curso apenas pelo seu peso no currículo seja muito comum, isso lhe  trará apenas uma obrigação de conclui-lo.

Essa obrigação poderá lhe trazer problemas futuros, que, por ser algo que você fará a sua vida toda, poderá impactar drasticamente em muitos aspectos de sua vida.

São vastos os casos que vemos de pessoas insatisfeitas com sua profissão. Principalmente as pessoas da geração X e Y, onde tiveram que optar por suas necessidades e não vontades.

Portanto, escolha um curso que te traga realização, algo que você realmente se interesse e tenha vontade de se aprofundar.

 

Leia também:  Melhor Roupa para Entrevista de emprego: 12 dicas principais

Veja o melhor momento para investir na sua carreira

Antes de investir em sua carreira, é fundamental você olhar toda a sua situação. Embora seja um bom investimento, tudo tem a sua hora, portanto avalie suas economias, disponibilidade de horário e todos os aspectos significativos.

Trabalhar e estudar é exaustivo e isso vai exigir muito de você, por isso, a certeza de que tudo está correto, a programação é crucial!

Mentor profissional trabalhar e estudar corpo

 

Analise suas finanças

Fazer uma faculdade, pós ou especialização custa dinheiro, e em muitas vezes, muito dinheiro. Portanto, é muito importante a analise de sua situação financeira!

Você não terá dinheiro e a menos que consiga uma bolsa de estudos, você deverá pagar por sua especialização.

Assim, antes de fazer sua matricula faça uma analise de seu orçamento. Não esqueça que além do curso será necessário dinheiro para alimentação, transporte, apostilas e etc.

Calcule os gastos necessários para trabalhar e estudar para ter uma visão geral do orçamento mínimo necessário.

Você pode encontrar dicas de finanças clicando aqui.

 

Faça trabalhos extras

Em muitos casos, alunos de faculdades sempre tentam vender algo na faculdade. Trufas, bolo de pote, doces e etc. São produtos de fácil manuseio e com uma conservação natural por conta do açúcar.

Entretanto, a falta de tempo ao trabalhar e estudar pode impactar drasticamente em sua energia, portanto, isso deve ser analisado com cuidado.

Você terá apensa os finais de semana para fazer isso, ou então deverá se esforçar demais.

Embora as vezes não seja necessário esse esforço, para alguns podem ser de grande ajuda.

 

Trabalhar e Estudar

É muito raro pessoas que podem largar o seu trabalho para conseguir estudar. Portanto, se você tiver que conciliar os dois é melhor fazer isto direito. Como dito em cima, trabalhar e estudar é bastante exaustivo, e você pode se sentir sobrecarregado.

Portanto é importante um planejamento e a inserção de uma rotina rigorosa nessa fase de sua vida. Desta forma, escolha uma faculdade próxima ao trabalho ou casa, e preste muita atenção no horário que você terá para os dois.

 

Leia também:  Mudar de Emprego: 8 Dicas pra te ajudar a decidir a hora certa

Apoio familiar e amigos

Ao decidir trabalhar e estudar será muito importante o apoio familiar e amigos, pois a sua ausência será inevitável. Antes de começar um curso, converse com sua família e amigos, explique a situação e se possível consiga até alguns conselhos.

Embora sejamos donos de nossas vidas, esses aspectos são muito importantes em nossa vida. Portanto é fundamental o dialogo com pessoas próximas, para que desta forma, você não se surpreenda com uma cobrança futura.

Além disso, em momentos de estresse ou sobrecarga, você poderá ser motivado e terá a onde recorrer. Amigos e família são ótimos para nos alegrar, portanto, é fundamental um diálogo claro e firme sobre as decisões de sua vida.

 

Converse com o seu superior

Uma faculdade ou pós pode ser bastante exigentes, portanto em alguns momento você poderá precisar de algumas regalias no trabalho. Portanto, é importantíssimo o dialogo com seu superior no trabalho. Explique seus planos e tenha uma conversa franca e sincera, além de te atribuir pontos você poderá contar com a ajuda dele(a) em alguns casos.

Todos devem estar cientes de sua condição, pois ao enfrentar a jornada de trabalhar e estudar o nosso temperamento fica delicado. Sendo assim as pessoas devem estar cientes antes de chegar trazendo informações impactantes.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?