fbpx

Tipos de inteligência: Descubra qual é a sua

Você sabia que existem várias forma na qual o seu cérebro gosta de trabalhar? Sendo assim considere os 9 tipos de inteligência que seu cérebro utiliza.

Tenha em mente que o seu cérebro sabe funcionar em todos, contudo ele é melhor em uns que em outros. Assim você entenderá melhor a sua mente e saberá melhor onde o seu dom poderá estar.

Qualquer um dos tipos de inteligência podem ser aprendidos, contudo será necessário treinar muito o pensamento para o comportamento desejado.

 

O conceito da inteligência

Antigamente nossa inteligência era medida através de testes de QI, contudo o mesmo não é mais viável, pois cada um dava a atenção que podia. Desta maneira foi determinado que cada mente trabalha de um jeito e possuí sua própria forma de ter inteligência.

Assim foram determinados 9 tipos de inteligência que o ser humano possuí, onde uns possuem maior força e outras menos. Entender essas formas de se pensar, irá te ajudar a entender no que você tem mais e menos facilidade.

Desta forma você consegue entender no que você é bom e precisa evoluir, e no que é ruim e precisa melhorar. Essa teoria foi criado por Howard Gardner a fim de entender melhor a mente humana.

 

Os 9 tipos de inteligência

Não esqueça que todos os tipos de inteligências estão dentro do seu ser, contudo algumas formas são mais evoluídas que outras. Entender elas é se entender, e saber se explorar. Tendo isto em mente vamos aos tipos:

 

1 – Inteligência Espacial

Sendo um dos tipos de inteligência, a inteligência espacial está predominantemente em artistas. Ela visa em pensar nas três dimensões.

Assim faz a pessoa entender exatamente onde está, as possibilidades e o que pode ser criado. É a nossa habilidade de entender uma nova realidade e se adaptar a mesma.

Está também ligada a nossa forma de resolver problemas e de melhorar. Normalmente está presente em pessoas ativas, criativas e exploradoras.

Sabe aquelas pessoas que nunca estão fazendo as mesmas coisas e sempre se renovando? Provavelmente são pessoas com inteligência espacial predominante.

Em outras palavras é o tipo de inteligência que nos vemos no mundo e todas as possibilidades que podemos criar.

 

Leia também:  Otimização do Tempo: 11 dicas para seu dia render mais

2 – Inteligência interpessoal

A inteligência interpessoal é o segundo dos tipos de inteligência, o mesmo está ligado ao coletivo, diplomacia e trabalho em equipe. Predominantemente em líderes é a nossa forma de identificar o próximo.

Normalmente presente em pessoas carismáticas, comunicativas e detalhistas, a mesma entende a necessidade alheia. Desta forma identifica as qualidades e defeitos dos colegas a fim de melhora-los.

É a nossa forma de sentir empatia, e entender as pessoas dentro da sociedade a fim de ter um convívio mais harmônico. São as pessoas que normalmente estão preocupada com a sua imagem e a das pessoas em sua volta, trazendo todos para um nível superior.

Esse tipo de inteligência normalmente usa das experiência das pessoas para se melhorar, como se cada experiência fosse uma única vivencia na qual ele deverá aprender. Através dos outros encontra erros que devem ser evitados e soluções que podem ser aproveitadas.

Assim trazendo soluções imediatas para todos ao seu redor.

 

3 – Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal está em terceiro nos tipos de inteligência, a mesma também é muito comum em líderes, contudo de forma diferente.

Nesta forma de inteligência a pessoa utiliza de suas aprendizagem para fazer exemplo ao próximo. Desta forma ele procura a resposta em si para um problema em questão. Ao contrario da interpessoal as pessoas com esse tipo predominante são mais quietas e contidas.

Neste caso ele serve mais como um aconselhador, a onde irá influenciar a decisão de todos a partir do diálogo e sugestões. É considerado a inteligência mais difícil de se ter como predominante.

Além disso pessoas com esse tipo de inteligência predominante acabam por serem reservadas e desconfiadas. Contudo o mesmo não perde a fé nas pessoas, apenas fica de olho em todos os riscos.

 

4 – Inteligência Linguística

Sendo um dos tipos de inteligência mais predominantes na humanidade, a grande maioria o possuí em um nível alto de predominância.

É a nossa habilidade de expressão, tanto quanto oral como escrita. É a inteligência que nos faz perceber o que sentimos, e como transmitir isso para o próximo.

Além disso, são ótimos para alinhar ideias e fazer com que todo mundo seja claramente entendido. Normalmente predominante em leitores e escritores.

Está habilidade faz com que as melhores palavras apareçam na cabeça da pessoa conforme ela percebe os sentimentos e pensamentos alheios. São normalmente as pessoas com a habilidade concretizar os sentimentos e pensamentos através das palavras.

 

Leia também:  Qualificação Profissional: Você preparado para o trabalho

5 – Inteligência Lógica-Matemática

Sendo o quinto dos tipos de inteligência, a inteligência lógica trás uma ótima memória e habilidade com números e ação e consequência.

Normalmente não são muito criativos, contudo acham soluções viáveis a maioria dos problemas. Normalmente são pessoas organizadas, disciplinadas e mais quietas.

Nesta inteligência o ser tem a habilidade de acumular fatos e valores a fim de encontrar uma solução ao problema. Desta forma acabam se tornando frios, pois o mesmo precisa pensar logicamente e não com os sentimentos.

Esta inteligência faz com que o cérebro reconheça padrões e tendências em problemas a fim de manter tudo organizado. Predominante em contadores, engenheiros e estudiosos. Pois o mesmo primeiro visa entender um conhecimento para depois pratica-lo.

Essa inteligência é a mais valorizada pela sociedade, onde, em falta qualquer outra é desconsiderada. Está ligada ao acumulo de fatores a fim de entender melhor uma situação.

 

6 – Inteligência Motora,corporal-cinestésica

A inteligência corporal também é um dos tipos de inteligência, normalmente predominante em pessoas muito expressivas, atletas, artistas e trabalhadores manuais.

Nesta é necessário entender a sua ferramenta (corpo) e saber utiliza-lo muito bem dentro do espaço. Estando ligado a coordenação motora este tipo de inteligência trás muita espiritualidade ao individuo.

É nossa forma de encaixar nossos pensamentos ao nosso corpo, nossa realidade a nossa imaginação. É o tipo de inteligência que irá entender nossos limites e com treino superar o mesmo.

Além disso a expressão corporal trás muita expressão para a pessoa, onde fica difícil para ela esconder qualquer sentimento que possua.

 

7 – Inteligência Musical

A inteligência musical também se encaixa nos tipos de inteligência, ela é bastante rara e predominante em artistas, cantores e músicos.

Muito presente em pessoas detalhista e distintivas possuem a habilidade de notar qualquer padrões diferentes em músicas e notas musicais. É uma habilidade que normalmente é adqurida através de treino e prática, contudo muitos já nascem com.

Relacionada a criatividade, são ótimos para aprender a tocar instrumentos e criar novos padrões musicais. É um tipo de inteligência bastante ignorado que pode abrir muitas possibilidades.

A facilidade em lidar com detalhes, anormalidades o tornam bastante autodidatas, fazem com que aprendam sozinhos.

Embora não seja um tipo de inteligência muito considerado pela a sociedade, muitas pessoas desejam em adquirir esta habilidade.

 

Leia também:  Redes Sociais: Entenda sua importância dentro do mercado de trabalho

8 – Inteligência Naturalista

Esse é um dos tipos de inteligência que foi mais necessário no começo da humanidade e que se perpetua até hoje.

O mesmo tem como foco o entendimento da natureza e seus elementos. Entender como a vida na terra funciona e como a mesma deve ser mantida.

Está totalmente ligado ao nosso senso de sobrevivência, onde sabemos que o mundo e nos mesmo devemos estar em equilíbrio.

Sendo presente em botânicos, biólogos ou qualquer trabalhador com contado com a natureza e animais. O mesmo visa em encontrar o equilibro do mundo visando a evolução da humanidade e condições do planeta.

 

9 – Inteligência Existencial

A inteligência existencial foi recentemente descoberta, conforme a humanidade começou a questionar o proposito da existência. É um dos tipos de inteligência que também está em alta na predominância.

É a forma de pensar no nosso relacionamento com o mundo, nosso proposito e nossa força para viver. Normalmente predominante em líderes espirituais e religiosos.

Pessoas com esse tipo de inteligência normalmente tiram proveito de tudo, até mesmo de situações ruins. Entretanto não como se ele fosse um oportunista, mas sim um grande otimista.

Ele possui a habilidade de converter qualquer situação em aprendizado e assim seguindo seu caminho e evoluindo.

Possuem uma fé inabalável, não necessariamente por um deus, mas em seu próprio proposito.

Caso você deseja saber mais sobre você, aconselhamos que você fala o Teste de Personalidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?