fbpx

Satisfação Profissional: Descubra como encontrar a profissão perfeita

Não devemos ser resumidos pelo trabalho que exercemos. Contudo o mesmo deve ser uma extensão de quem somos. A vida profissional e pessoal devem ser interligadas para uma maior satisfação profissional.

Você deverá ter esse pensamento ao escolher o curso que deseja, ao fazer uma entrevista de emprego ou etc.

Muitas vezes a pressão que sofremos de quem devemos ser pode impactar crucialmente em nosso desenvolvimento tanto quanto profissional quanto pessoal. Acarretando na insatisfação profissional e pessoal, contudo os dois estão interligados.

Desta maneira você deverá alinhar-se com a profissão que mais combina com você! Para isso será necessário muita atenção e um estudo aprofundado do seu autoconhecimento.

Além disso, você perceberá que independente da profissão escolhida. A maneira que você realiza seu trabalho é única e reflete o tipo de pessoa que você é. Assim você poderá acrescentar a qualquer profissão. Contudo você precisará aprender em como dar o seu toque especial na profissão que escolheu.

Tenha em mente que sua profissão é apenas a comprovação das tarefas que você sabe executar. Contudo a forma que você realiza as tarefas refletirá no seu modo de ser. E para encontrar a satisfação profissional ambos devem estar em ótima sincronia.

 

Como a satisfação profissional impacta na entrevista?

Você deve lembrar que o seu lado profissional está procurando uma boa oportunidade em uma boa empresa. Contudo o seu pessoal pode ser um pouco menos rígido, querendo apenas um bom salário. Assim você deverá aprender a conciliar os dois. E lembrar que ambos devem ser considerados ao procurar um novo emprego.

Desta maneira você deverá escolher a empresa que atenda os requisitos necessários para o seu profissional para que a mesma lhe conceda a satisfação profissional que você precisa.

E assim você poderá ganhar pontos de profissionalismo na entrevista. Temos o hábito de ficarmos na defensiva em uma entrevista. E as vezes deixamos passar várias circunstâncias que não aprovamos.

Ter essa afirmação, além de te trazer maior confiança irá te ajudar a proceder com a entrevista. Assim faça perguntas pertinentes sobre o ambiente de trabalho.

Leia também:  8 Cursos de Especialização Profissional mais procurados em 2020

Portanto pergunte sobre salário, sobre o ambiente dentro da empresa, se a equipe que você trabalhará é aberta há novas pessoas e etc.

Enfim, você terá uma nova visão da entrevista onde você perceberá que não é só a empresa que está estudando sobre o candidato. Contudo você também está estudando sobre a empresa.

 

Para uma maior satisfação profissional escolha um trabalho que lhe traga prazer

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que não fazem a mínima ideia do que querem fazer da vida. Isso ocorre porque muitos não sabem o que pode ou não se tornar um trabalho ou no que são e não são bons.

Na maioria das vezes ao escolher uma profissão. O que mais dá satisfação profissional não são as atividades exercida e sim em como o seu trabalho impactará em seus valores.

Em outras palavras, o convívio com seus amigos de trabalho, ajudar pessoas, compras de investimentos de trabalho e etc. Portanto se você não se enxerga dentro de nenhuma profissão é melhor começar a se entender.

Comece a reparar as atividades que te dão mais prazer. Se é sair com seus amigos, ajudar o próximo, descobrir novas coisas e etc.

Se você gosta de lidar com pessoas em alguns casos você pode fazer parte dos recursos humanos ou qualquer profissão que envolva pessoas. Enfim, as possibilidades são infinitas e você deverá analisar o que te trás maior satisfação profissional e pessoal.

Mentor Profissional satisfação profissional corpo

foto criado por drobotdean

 

Canalizando emoções para maior satisfação pessoal

Todas as pessoas sentem emoções, isso faz parte de ser um ser humano. Contudo algumas atividades e profissões são necessárias algumas posturas. Assim você deverá aprender a identificar as suas emoções predominantes e onde elas terão resultados positivos, por exemplo:

  • Um contador necessita ser muito calmo e paciente para realizar os cálculos com exatidão e precaução.

Assim, pessoas calmas e serenas possuem maior facilidade para atividades do tipo de contador.

  • Um Policial precisa ser durão e ter a cara um pouco mais fechada para ser levado a sério pelos criminosos.
Leia também:  Plano de carreira: 6 Passos pra você desenvolver

Assim, pessoas que possuem temperamentos mais explosivos ou raivosos poderão canalizar essa energia para melhores resultados em sua profissão.

Você deverá perceber quais os tipos de emoções mais comuns vinda de você e como você a utilizará de forma benéfica dentro do seu trabalho.

Enfim, você perceberá nesse processo que todas as suas características acabam pendendo para um resultado. Por exemplo, eu escritor, sou uma pessoa que abro mão de muitas coisas para ajudar o próximo. Portanto observei e percebi que tenho um ótimo perfil para cargos de liderança.

Contudo percebi essa qualidade pois sempre gostei muito de competir com os outros. Entretanto essa prática pode ser bastante maléfica, então aprendi a utiliza-la de forma positiva. Assim transformei o prazer pela competição, pelo prazer de ver todos ganhando de seu maior rival, si mesmos.

Assim estou sempre motivando os outros, me tornando ciente de seus problemas e sugerindo soluções diversas para a melhoria de seu ponto em dificuldade.

Assim o parceiro terá maior visão sobre si, e poderá reparar seus defeitos, ao conseguir o mesmo sentirá melhor a satisfação profissional.

 

Cuidado com o Robô Profissional

Muitas vezes, para conseguir um emprego construímos uma personalidade profissional perfeita. Contudo, sabemos que perfeição é algo que não existe e que tudo possui sua beleza única. Deste modo evite se tornar um Robô profissional, que é quando excluímos todos nosso desejos e satisfação profissional para encaixarmos em uma empresa.

O problema do robô profissional é que ele só irá analisar a profissão e esquecerá da pessoa que existe por trás. Futuramente isso irá trazer problemas, onde o trabalhador apresentará falhas devido a exclusão de sua personalidade.

Portanto jamais se exclua. Lembre-se que antes do profissional existe o pessoal e ele que possui as melhores qualidades. Assim seja sempre autentico e fiel a si mesmo e não mate seus valores e pensamentos por um emprego para que sua satisfação profissional aconteça.

Lembre-se que todas as experiências em sua vida devem acrescentar e te ajudar a alcançar seus objetivos. Contudo se isso fugir para uma direção oposta atente-se pois a tendência é você se sentir infeliz dentro deste meio.

Leia também:  Plataforma oferece mais de 260 cursos extracurriculares gratuito EAD com certificado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?