fbpx

PLR: Conheça a participação nos lucros e resultados

Existem muito benefícios trabalhistas que beneficiam funcionários. Contudo, muitas dúvidas são geradas sobre a PLR.

Links Patrocinados

Sendo assim iremos te explicar o que é o benefício e como ele funciona, para que você saiba exatamente como será beneficiado por ele.

O que é a PLR?

A PLR ou participação nos lucros e resultados é um benefício trabalhista, oferecida por algumas empresas, onde o empregado recebe um porcentual de remuneração extra.

Essa remuneração estará ligada a produção extra do funcionário de acordo com metas estabelecidas. O benefício está regulamentada pela a lei 10.101/00.

Normalmente sendo mensal, mas podendo ser anual, a empresa concede esse benefício a um funcionário, ou um grupo, onde poderá paga-lo de infinitas formas.

Links Patrocinados

Sendo assim, o valor do benefício não é fixo, podendo oscilar de acordo com os resultados, prazos e quanto maior for a meta atingida.

Além disso, a PLR é contabilizada para a soma de demais benefícios, como rescisão de contrato, seguro desemprego e afins.

 

Como a PLR funciona?

A participação nos lucros e resultados é concedida, somente quando a empresa a oferece e quando um funcionário ou grupo atinge o resultado mínimo estipulado, a meta, esperada em um determinado período, podendo ser mensal ou anual.

Esse percentual não está somente relacionado a produtividade extra dos funcionário, mas também com os ganhos que a empresa conseguiu atingir com essa produção. Deste modo o benefício serve para motivar a equipe e trazer retorno para a empresa.

Veja também:  Horário de Almoço: Direito de todo trabalhador

O valor recebido poderá variar dentre 7,5% a 27,5% dos ganhos obtidos para a empresa. Já o porcentual obtido terá impacto direto com nível de produtividade, qualidade, lucro, metas e resultados. Onde poderá ser pago em até 2 ou mais parcelas.

Em outras palavras, dividisse o valor dos ganhos adicionais adquirido pela a produção excessiva dos funcionários de modo que cada um receba de 7,5% a 27,5% daquele valor.

Ainda mais, esse valor não terá abatimentos ou encargos de trabalhistas, sendo assim, livre de impostos.

 

Regras da PLR

Para que a PLR seja feita corretamente, a empresa poderá criar algumas regras pessoais, sendo elas:

Links Patrocinados
  • Data de pagamento.
  • Porcentagem a ser paga por meta atingida.
  • As metas que devem ser atingidas para concessão do benefício.
  • Parcelas de pagamentos.

Agora, existem algumas regras que são obrigatoriamente seguida, tanto pela a empresa, quando pelo funcionário:

  • Apenas funcionários contratados por carteira assinada terão direito ao benefício. Tendo exceção dos em experiência, que poderão ou não receber.
  • Em caso de demissão o benefício deverá ser pago proporcional aos meses trabalhados.
  • Caso a meta não seja atingida, o funcionário ou grupo não terá direito a PLR.
  • Em caso de afastamentos, também não será concedido o benefício.
Mentor Profissional PLR Corpo
vetor criado por vectorjuice

 

Conclusão

A PLR é um benefício motivacional, onde poderá ser pago em dinheiro com algumas parcelas, ou até mesmo em cursos, treinamentos, férias e qualquer tipo de premiação. Contanto que os funcionários concordem.

Veja também:  Seguro Desemprego: Saiba tudo sobre esse benefício

Sendo assim, para que ele tenha um efeito positivo, é importante que tenha um bom controle das metas, esclarecimento dos resultados e pagamentos realizados.

Deste modo, todos que atinjam os objetivos, se sentiram beneficiados diretamente, e sempre irão buscar superar suas metas.

Links Patrocinados

Contribuindo com uma maior produção para a empresa, e uma renda a mais para funcionários.

 

Não perca tempo e se inscreva em nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e também pelo Twitter. E receba mais conteúdos