Hard Skill e Soft Skill: Conheça as diferenças habilidades profissionais

Links Patrocinados

Se você está querendo ingressar no mercado de trabalho será necessário identificar suas qualidades de Hard Skill e Soft Skill.

Essas qualidades são necessárias para entender qual o tipo de profissional que você é, e o que tem a oferecer na empresa.

Contudo, cada um tem sua diferença, onde você entenderá a seguir.

O que é o Hard Skill?

Os Hard Skill são as qualidades profissionais que podem ser mais facilmente analisadas, pois elas estão conectadas com as experiências e formação.

Sendo assim, elas são consideradas habilidades, onde é possível criar alguma atividade ou desenvolver alguma coisa.

Links Patrocinados

Alguns dos exemplos de Hard Skill são:

  • Conhecimento em informática.
  • Conhecimento em língua estrangeira.
  • Conhecimento em redes sociais.
  • Cursos.
  • Graduação.
  • Mestrados ou doutorados.

 

Qual a importância do Hard Skill?

Com o Hard Skill a empresa poderá identificar a sua importância e tudo aquilo que você consegue construir ou desenvolver na empresa.

Assim, ela é o que dará valor ao seu profissional, pois estará conectado com suas experiências, formações e capacidade profissional.

O Hard Skill é o ponto mais analisados pelas as empresas para fazer uma contratação e quanto mais rica melhor o Hard Skill. Não só isso, dependendo da instituição de ensino, o Hard Skill ganha ainda mais peso.

 

Links Patrocinados

Como conseguir um Hard Skill?

Para conseguir um Hard Skill é um pouco mais fácil, embora precise de muito esforço e muitas vezes um investimento.

O hard skill poderá ser conquistado através de projetos, cursos, formações, intercâmbios e experiências profissionais.

 

O que é o Soft Skill?

O Soft Skill são qualidades pessoais e de personalidade, que são um pouco mais difícil de ser analisadas.

Veja também:  Jovem Aprendiz Santander: Saiba como se candidatar

Elas tem como foco, manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho e entender como a pessoa funciona para mantê-la mais confortável, visando alcançar melhores resultados.

Sendo assim, o Soft Skill são considerados características pessoais, que devem ser analisadas para o um bom convívio social.

Alguns exemplos de Soft Skill são:

  • Autonomia.
  • Comunicativo.
  • Educado.
  • Inteligente.
  • Liderança.
  • Metódico.
  • Organizado.
  • Proatividade.

 

Qual a importância do Soft Skill

O Soft Skill não é importante apenas para identificar o comportamento de alguém e trazer um ambiente mais leve, mas também para entender o potencial de crescimento de alguém.

Assim, a empresa poderá incentivar ao máximo o potencial do profissional, enquanto ainda respeita seus limites.

Cada pessoa é única, e possuí sua história, traumas e funcionamento, e entender isso está cada vez mais importante no mercado de trabalho, pois é ao entender essa individualidade, que conseguimos extrair o melhor da pessoa.

 

Como conseguir um Soft Skill?

O Soft Skill é um pouco mais difícil do que o Hard Skill para se obter, isso porque ela envolve comportamento e hábitos.

Sendo assim, caso você queira desenvolver melhor uma qualidade, será necessário diversos testes de personalidade, psicólogos e muita, mais muita força de vontade.

O Soft Skill irá determinar sua personalidade, e é quase impossível muda-la drasticamente, portanto será necessário trabalhar dia após dia, para desenvolver essa qualidade.

Mentor Profissional Hard Skill e Soft Skill corpo
Foto de Monstera no Pexels

Qual a diferença do Hard Skill e Soft Skill?

A diferença do Hard Skill e Soft Skill é que um é conectado a profissão enquanto o outro está conectado a personalidade.

Veja também:  Plano de carreira: 6 Passos pra você desenvolver

Sendo assim, o Hard Skill que está conectado a profissão, poderá ser explorado mais facilmente, onde será necessário encontrar uma especialização ou aprimorar uma habilidade. Embora leve tempo, esse é considerado mais fácil de desenvolver.

Já o Soft Skill, meio que todos já nascem com diversas qualidades, contudo é mais difícil conquistar uma nova habilidade ou deixar de ter uma, isso porque ela está conectada com a nossa personalidade e forma de ser, que acaba sendo mais dificultoso mudar hábitos.

 

Qual a semelhança entre o Hard Skill e Soft Skill?

Juntos, o Hard Skill e Soft Skill trás o que é chamado de Perfil Profissional, que é a combinação de especializações + comportamentos de um profissional ou pessoa.

Os dois falam sobre as qualidades e as faltas que uma pessoa possa ter, e onde ela deve crescer e onde ela tem sua força.

Ambos podem ser aprendidos e desenvolvidos, embora tenham diferenças.

Quanto mais desses qualidades você tiver, mais requisitado você será no mercado de trabalho.

 

Agora que você sabe tudo sobre como vender o seu profissional para o mercado de trabalho com suas qualidades de Hard Skill e Soft Skill. Veja mais Dicas em nosso site.

E não perca tempo e se inscreva em nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e também pelo Twitter. E receba mais conteúdos para mandar bem nas entrevistas de emprego de jovem aprendiz.

Wallison Oliveira

22 anos, ex jovem aprendiz Vigor e ESPRO de onde veio minha inspiração para contribuir com a informação do conhecimento mínimo sobre o mundo profissional para novos jovens trabalhadores. Fascinado por dança, viajar, astrologia e o contato humano, por isso me dedico a contribuir socialmente e informar jovens trabalhadores sobre dicas do mundo profissional e financeiro.