fbpx
loader image

Exame Admissional: Tudo O que Você Precisa Saber

Links Patrocinados

Exame Admissional, o que é, como é feito, e quais os tipos.

O que é Exame Admissional?

O Exame admissional é uma avaliação que deve ser feita antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa.

O atestado admissional é obrigatório pelo artigo 168 da CLT, e ele é feito para comprovação que o novo colaborador está apto a trabalhar.

Esse exame admissional faz parte do processo de contratação. Mas é preciso que você tenha alguns cuidados para esse processo ser efetivo.

Saiba quais são:

Links Patrocinados

Quais os tipos de exames admissionais?

De modo geral, o exame admissional é um processo objetivo e simples, ele visa fazer análise básica em relação à saúde do paciente.

Exames obrigatórios:

Anamnese médica

Diferente do exame físico, no qual somente aspectos fisiológicos são avaliados, esse exame consiste em uma entrevista que o médico faz com o paciente e visa entender todo o seu histórico de saúde mental e saúde física.

Fazendo perguntas, o médico tenta entender o histórico de saúde da família daquele paciente, outras queixas relacionadas e se havia algum tipo de risco nos trabalhos realizados anteriormente, como a exposição de agentes químicos ou elevados.

Avaliação Física e Psicológica

Esse exame clínico completo é realizado depois do exame acima, esse momento, busca-se entender se há ocorrências de doenças ocupacionais, feitas medições tanto físicas quanto psicológicas, como pressão arterial e batimentos cardíacos.

MP - Exame Admissional corpo
MP – Exame Admissional corpo

Exames complementares

Esse exame, necessita de uma avaliação específica, são pedidos exames complementares conforme a função exercida, como audiometria para profissionais de telemarketing e acuidade visual para motoristas.

Links Patrocinados

Sendo assim, é possível analisar a saúde geral do paciente, sem deixar de tratar das especificações exigidas por cada profissão.

Exames ASO obrigatórios

Os exames realizados por um médico do trabalho que fornece um atestado de saúde ocupacional declarando se o paciente está ou não apto para exercer a função na empresa.

Essas realizações, é para comprovar que um colaborador pode realizar aquela função que vai além do momento que antecede a sua entrada na nova empresa.

Sendo assim, além do exame admissional existem outros que precisa ser feito, e necessários ao longo da permanência.

Exames periódicos como é?

Esses exames servem para fazer o acompanhamento da saúde do empregado e verificar se a função exercida está desencadeando algum problema de saúde.

Conforme as regras da CLT, esses exames devem ser realizados a cada 2 anos, para funcionários entre 18 a 45 anos, e anualmente para os aprendizes ou aqueles acima de 45 anos.

Exame de mudança de função como é?

Esse exame nada mais é que a aptidão do funcionário é avaliada novamente, a nova função pode apresentar riscos que antigo cargo não possuía.

Exame para retorno ao trabalho

Um exame que o empregado é avaliado novamente depois de um período de afastamento, independentemente do motivo, para poder retomar suas antigas funções.

Exame demissional, como realizado?

Esse exame, é de extrema importância, ele garante os direitos do funcionário, enquanto protege a empresa de processos e assegura que ela esteja dentro da lei.

E, além disso, esse procedimento deve ser realizado antes da data de demissão.

O objetivo desse exame é garantir que não houve prejuízos à saúde do trabalhador decorrente do serviço prestado à empresa, além de comprovar sua aptidão para voltar ao mercado de trabalho.

Exames que podem ser pedidos pela empresa no processo admissional

  • HIV;
  • Teste de gravidez;
  • Esterilização;
  • Toxicológico.

Qual a importância desse exame admissional?

Esse exame é muito importante na orientação da empresa a frente dos colaboradores, com uma necessidade especial.

Ajuda a organização, tendo respaldo jurídico e também diminuir os possíveis acidentes de trabalho.

Além disso, garantindo o cumprimento das normas da empresa.

Posso ser reprovado pelo exame admissional?

Pode! Porém, somente quando a atividade que seria exercida pelo funcionário pudesse agravar o quadro diagnosticado no exame ou quando há riscos para os outros funcionários.

Não existe um certo prazo, porem o ideal é que o novo funcionário aguarde os resultados do exame para iniciar suas atividades na empresa.

Saiba também sobre salário mínimo e outras informações.

E não perca tempo e se inscreva em nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e também pelo Twitter. E receba mais conteúdos para se especializar profissionalmente.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Últimas Vagas
Categories

Receba nossas Vagas

Se você esta em busca do primeiro emprego, não deixe de se inscrever