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Trabalho em equipe: Aprenda a melhorar sua conduta

O trabalho em equipe muitas vezes é um obstáculo muito difícil dentro de uma empresa. Assim percebemos que a quantidade variada de personalidades afeta muito o ambiente de trabalho.

Portanto devemos respeitar maneiras de trabalhar e culturas diferentes, para que tudo flua muito bem.

Além disso lembre-se de manter um espírito de liderança para manter uma boa harmonia.

Embora o trabalho seja em equipe, é importante que exista um líder. O mesmo irá aparecer repetidamente, podendo haver até mais de um. O líder servirá para comandar a ideia, contudo deve ouvir as ideias de sua equipe.

 

O que é o trabalho em equipe?

Trabalhar em equipe significa ouvir e dar as mesmas possibilidades para todos. Sendo assim ele será importante para criar uma boa sociedade ou grupo.

Com o trabalho em equipe as tarefas são divididas e assim o peso fica distribuído entre todos os participantes a fim de otimizar o tempo de uma atividade.

Assim para se ter um bom trabalho em equipe é necessário algumas características:

 

Características fundamentais do trabalho em equipe

 

Empatia

A empatia é a capacidade de conseguir se colocar no lugar do outro. Desta forma você consegue compreender o que ela sente e o que está passando e aceita.

Assim a empatia em um trabalho em equipe é fundamental para entender o lado de cada e gerar relações de confiança.

Veja maneiras de praticar a empatia

  • Escute o seu colega e tente se ver naquela situação. Ajude com conselhos para enfrentar o problema.
  • Preste atenção nos sinais que o corpo faz. Se alguém está triste você consegue perceber em sua postura profissional. Desta forma você consegue ter uma autoconsciência emocional.
  • Tente amenizar o problema do próximo, pergunte como ele está e tente melhorar o dia do mesmo se possível.
  • Olhe mais os lados positivos do que os negativos.
  • Abra os seus sentimentos com os seus companheiros de equipe, para que assim criem laços.

Contudo sabemos que o ambiente de trabalho não é local para fazer amizades. Entretanto criar laços com as pessoa fará com que o trabalho em equipe flua melhor.

Portanto ao criar laços com outra pessoas, tente entrar em sintonia para que assim o trabalho fique mais agradável.

 

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Resiliência

Nem todo mundo tem os mesmo pensamentos que o seu. Portanto novas ideias, novos comportamentos sempre virão de vários grupos e isso impactará no meio. Cabe a você conseguir se adequar a esse meio e consegui extrair o melhor dele.

Como praticar a Resiliência

  • Entenda os seus colegas de equipe, para que assim as ideias deles sejam coerentes para você. Desta forma você conseguirá entender a onde ele quer chegar e melhorar sua ideia.
  • Não se estresse e ouça a todos atentamente, para você saber exatamente o ambiente onde você está trabalhando.
  • Sempre tente achar ideias no meio termo para todos, desta forma ninguém se desanima e você consegue controla a situação.
  • Evite usar a palavra não. Palavras negativa desestabiliza a todos então apenas acrescente ideias a do outro.
  • Observe seus companheiro de equipe, seus hábitos e carreira, desta forma você saberá como se portar com cada um.

A resiliência é um característica bastante importante não só para trabalho em equipe e sim para a vida. Portanto sempre preste atenção no meio que você está e mantenha a harmonia em todos.

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Comprometimento

Você precisa ser muito comprometido com o que fala. Não prometa coisas que você não irá cumprir, se não ninguém confiará em você e você perderá voz no grupo.

Pessoas comprometidas são confiáveis e dificilmente tomarão atitudes irresponsáveis. Acredite em seus grupo e deixe isso em evidência.

Quando você deposita sua crença em alguém, dificilmente esse alguém vai querer te decepcionar intencionalmente.

Como ter comprometimento

  • Apenas prometa o que você irá cumprir.
  • Participe de todas as reuniões e dê sugestões de melhoria.
  • Se envolva no máximo de projetos na empresa.
  • Conheça o máximo possível sobre tudo e todos.

O comprometimento irá te dar voz e confiança. Se você é uma pessoa responsável e comprometida, todos irão querer fazer os trabalhos com você.

 

Respeito

Esse é o mais importante de todos os passos. Você deve respeitar a todos independente da circunstancia. Sempre tente olhar pelo lado justo e tome decisões depois dali.

Assim lembre que justiça tem haver com perspectiva, onde todos devem ter suas expectativas parcialmente atendidas.

O respeito está do lado da justiça e gentileza, então esteja sempre alinhado com eles.

Atitudes que demonstram respeito

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  • Escute a opinião de todos e tente entender todas elas, caso discorde, apenas de a sua opinião e tente entrar em consenso.
  • Seja gentil com todos use sempre palavras como “Por Favor”, “Obrigado”, “Com licença”.
  • Converse com todos e seja sempre atencioso e simpático.
  • Trate todos igualmente independente de sexo, orientação sexual, etnia, idade, religião e etc.
  • Não fique fazendo fofocas ou intrigas.

 

Inteligência Emocional

Você deve ter controle de todos os seus sentimentos e pensamentos, assim você também saberá lidar com o sentimentos e pensamentos dos outros.

Como treinar a inteligência emocional

  • Veja se você tem mais contato com colegas que tem o emocional e pensamentos mais parecidos com você. Caso sim, tente fazer amizade com pessoas mais diferentes e entender as diversidade e possibilidades de sensações.
  • Analise seus sentimentos, procure entender o porque de você está sentindo e racionalize eles.
  • Ao fazer perguntas analise como o corpo da pessoa irá reagir. Olhe nos olhos, tom de voz, postura e etc.
  • Pergunte aos seus colegas de confiança uma análise do seu comportamento emocional. Se você é controlado ou não, se sabe lidar com seus sentimentos, se mesmo quando o demonstra ele aparenta ser controlado.

 

Comunicação

Tenha sempre em contato com todos os membros da sua equipe, esse é um ponto fundamental do trabalho em equipe.

Converse sobre o projeto e sobre a vida pessoal de cada um, adentre uns aos outros. Uma harmonia entre vocês pode resultar em um trabalho mais harmonioso e completo.

Lembre-se que para uma comunicação ser efetiva é necessário emissor, receptor, canal e mensagem e cada hora uma pessoa será responsável por cada etapa.

Maneiras de praticar a comunicação

  • Tente ser o mais claro e objetivo possível em suas falas.
  • Escute o que o outro tem a dizer.
  • Tenha canais de comunicação efetivos
  • Evite conversas paralelas e fora de contexto.
  • Analise e entenda o que está sendo dito.

A comunicação é uma das chaves principais para um bom trabalho em equipe, então atente-se.

 

Proatividade

Você deve ter iniciativa para começar algo, sem esperar que alguém mande você fazer. Saber se antecipar, cumprir os prazos, estar atento a todos e ser o mais atencioso possível.

Como aumentar a proatividade

  • Se interesse pelo seu trabalho e o que irá fazer.
  • Esteja sempre disponível em ajudar os outros.
  • Sempre tenha algo em mente para fazer no projeto.
  • Faça mais do que é pedido.
  • Seja curioso sobre as tarefas feitas.
  • Foque nas soluções e maneiras e enfrentar o problema.

Conclusão

Com o trabalho em equipe é possível ir mais longe, pois o conhecimento de todo o grupo é acumulado em um só foco. Sendo assim é uma ótima maneira de evoluir o trabalho, projetos, etc consideravelmente.

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Seguindo essas dicas, você terá um trabalho em equipe muito mais harmonioso e bem trabalhado.

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