Existem muito benefícios trabalhistas que beneficiam funcionários. Contudo, muitas dúvidas são geradas sobre a PLR.
Sendo assim iremos te explicar o que é o benefício e como ele funciona, para que você saiba exatamente como será beneficiado por ele.
O que é a PLR?
A PLR ou participação nos lucros e resultados é um benefício trabalhista, oferecida por algumas empresas, onde o empregado recebe um porcentual de remuneração extra.
Essa remuneração estará ligada a produção extra do funcionário de acordo com metas estabelecidas. O benefício está regulamentada pela a lei 10.101/00.
Normalmente sendo mensal, mas podendo ser anual, a empresa concede esse benefício a um funcionário, ou um grupo, onde poderá paga-lo de infinitas formas.
Sendo assim, o valor do benefício não é fixo, podendo oscilar de acordo com os resultados, prazos e quanto maior for a meta atingida.
Além disso, a PLR é contabilizada para a soma de demais benefícios, como rescisão de contrato, seguro desemprego e afins.
Como a PLR funciona?
A participação nos lucros e resultados é concedida, somente quando a empresa a oferece e quando um funcionário ou grupo atinge o resultado mínimo estipulado, a meta, esperada em um determinado período, podendo ser mensal ou anual.
Esse percentual não está somente relacionado a produtividade extra dos funcionário, mas também com os ganhos que a empresa conseguiu atingir com essa produção. Deste modo o benefício serve para motivar a equipe e trazer retorno para a empresa.
O valor recebido poderá variar dentre 7,5% a 27,5% dos ganhos obtidos para a empresa. Já o porcentual obtido terá impacto direto com nível de produtividade, qualidade, lucro, metas e resultados. Onde poderá ser pago em até 2 ou mais parcelas.
Em outras palavras, dividisse o valor dos ganhos adicionais adquirido pela a produção excessiva dos funcionários de modo que cada um receba de 7,5% a 27,5% daquele valor.
Ainda mais, esse valor não terá abatimentos ou encargos de trabalhistas, sendo assim, livre de impostos.
Regras da PLR
Para que a PLR seja feita corretamente, a empresa poderá criar algumas regras pessoais, sendo elas:
- Data de pagamento.
- Porcentagem a ser paga por meta atingida.
- As metas que devem ser atingidas para concessão do benefício.
- Parcelas de pagamentos.
Agora, existem algumas regras que são obrigatoriamente seguida, tanto pela a empresa, quando pelo funcionário:
- Apenas funcionários contratados por carteira assinada terão direito ao benefício. Tendo exceção dos em experiência, que poderão ou não receber.
- Em caso de demissão o benefício deverá ser pago proporcional aos meses trabalhados.
- Caso a meta não seja atingida, o funcionário ou grupo não terá direito a PLR.
- Em caso de afastamentos, também não será concedido o benefício.
Conclusão
A PLR é um benefício motivacional, onde poderá ser pago em dinheiro com algumas parcelas, ou até mesmo em cursos, treinamentos, férias e qualquer tipo de premiação. Contanto que os funcionários concordem.
Sendo assim, para que ele tenha um efeito positivo, é importante que tenha um bom controle das metas, esclarecimento dos resultados e pagamentos realizados.
Deste modo, todos que atinjam os objetivos, se sentiram beneficiados diretamente, e sempre irão buscar superar suas metas.
Contribuindo com uma maior produção para a empresa, e uma renda a mais para funcionários.
Não perca tempo e se inscreva em nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e também pelo Twitter. E receba mais conteúdos