fbpx

Otimização do Tempo: 11 dicas para seu dia render mais

Sentindo que o tempo está passado depressa e você não está conseguindo fazer as coisas que precisa? Com a otimização do tempo você poderá acabar com seus problemas.

Otimizar o tempo de forma errada é muito comum, pois vamos nos perdendo em obrigações e tarefas.

Muitas vezes não percebemos, mas perdemos muito sem um otimização do tempo. Pois assim perdemos tempo com coisas banais e desnecessárias, principalmente quando trabalhamos em casa. Sendo assim, com a otimização do tempo você poderá render muito mais.

 

O que é a otimização do tempo?

A otimização do tempo nada mais é que usar o tempo a seu favor para fazer mais coisas. Sendo assim você irá organizar todas as suas obrigações no tempo correto, a fim de conseguir fazer mais coisas.

Sendo assim a otimização do tempo não cria mais tempo e sim é uma organização estratégica do uso consciente do seu tempo.

Sendo assim para criar hábitos de otimização do tempo você deverá:

 

1 – Faça um cronograma de todas as suas tarefas diárias

Você deve ter em sua mente, todas as tarefas que você deverá fazer no decorrer do dia. Antes de levantar da cama ou de ir dormir, pense em tudo que você terá que fazer no dia.

Esta prática irá te ajudar muito, pois você já terá ideia de tudo que deverá fazer no decorrer de 24 horas. Se possível faça até uma lista de todas as suas tarefas, as de curto, médio e as de longo prazo.

Sempre opte em começar pelas tarefas mais demoradas, pois elas precisaram de mais de 1 dia de dedicação e nunca as termine no mesmo dia, dê um tempo para dar perfeição a ela.

Lembre-se de olhar várias vezes durante a semana, para que assim você entregue o melhor possível. Assim você terá etapas do processo, e conseguirá focar sua atenção a cada ponto individualmente. Portanto no fim, você terá um trabalho mais completo e bem dedicado.

Para isso você ainda poderá usar aplicativos como o calendário do celular ou o Trello.

 

Leia também:  A Importância do Autoconhecimento na Carreira Profissional

2 – Tenha uma rotina

Ter uma rotina é fundamental para a otimização do tempo. Isso porque com a rotina acostumamos o nosso cérebro a realizar determinadas atividades todos os dias.

Assim você se acostumará com as atividades e então concluirá elas mais rapidamente. No caso de quem trabalha em Home Office essa prática é muito mais fundamental, pois o ambiente de trabalho se mistura com o de casa.

 

3 – Não procrastine

Evite o máximo possível procrastinar, portante se você tem uma tarefa resolva-a. O fato de você procrastinar quer dizer que terá que fazer mais tarde, e com isso perderá para sempre o tempo procrastinado.

Se possível você pode trocar a ordem das tarefas, faça o que você tem mais disposição de realizar agora e deixe para depois o mais difícil.

 

4 – Dê prioridade as tarefas que só você pode fazer

Você deve sempre realizar as tarefas que são exclusivamente suas. Outras tarefas mais comuns, onde outras pessoas possam realiza-la, deixe para realiza-las depois.

Isso tem tudo a ver com as suas prioridades, então deixe em evidência que só você poderá executar aquela tarefa, fazendo-a. Desta forma você evita que outras pessoas assumem esse papel, e assim você ficar desvalorizado.

Além disso as demais tarefas podem ser resolvidas por outros, enquanto essa ficará parada até você solucionar.

 

5 – Avalie as suas prioridades

Veja quais são as suas prioridades e as deixe em destaque. Existem várias tarefas que temos que fragmenta-las em etapas para fazer diariamente e atingir um objetivo final.

Deixe essas tarefas no topo de necessidade, pois como elas possuem maior prazo ou necessidade, e assim deverá ser feita todo dia um pouquinho.

Trabalhos, estudos, alimentação e etc. São os fatores que provavelmente entrará no topo da sua lista.

mentor profissional otimização do tempo corpo

vetor criado por freepik

6 – Tenha um tempo para relaxar

Você deve ter seu tempo para descanso. E isso não quer dizer que você irá parar e continuar pensando no trabalho.

Leia também:  Teste Vocacional: Descubra a carreira perfeita pra você

O corpo de todo mundo tem um limite e você não deve chegar nem perto do seu. Dê um tempo para praticar um hobbie, dar uma passeada, ver os amigos e se divertir.

O fato de que você ter planos, não quer dizer que deve ser imprudente com a sua saúde mental e física.

É aconselhável que você faça algumas pausas de 10 minutos do trabalho, e vá conhecer sua equipe. Converse com pessoas que estão com o tempo mais livre, tome um café ou um ar.

Você verá que essa pausa fará você voltar com mais energia e motivação, o que resulta em otimização do tempo, pois seus resultados serão maiores após esse descanso.

Embora as pausas são fundamentais, é importante também que você se dê um tempo para desligar a responsabilidade. Assim você evitará a ansiedade e de se desgastar nos momentos separados para descanso.

 

7 – Cuidado com o uso excessivo do entretenimento

Jogos, redes sociais, filmes, séries e etc. São prazeres que usamos no dia-a-dia para nos entreter. Mas cuidado, muitas vezes não percebemos, mas perdemos muito tempo preso a eles. O vício da rolagem de feed do facebook é um dos principais motivos de perda de tempo dos jovens então evite-o.

Saiba qual é a melhor hora de se entreter e evite perder tanto tempo no mesmo. Existe hora para tudo.

 

8 – Fuja de imprevistos

Acontece de imprevistos aparecer, mas tente fugir o máximo possível deles. O fato de você ter que reorganizar seu cronograma pode ter efeito contrário a otimização do tempo

Além disso você pode não conseguir fazer muitas tarefas por causa disso. Tente sempre analisar o ambiente onde você esta, e tente se prevenir o máximo possível dos imprevistos.

Porém caso o mesmo aconteça, veja em sua lista o que pode ser substituído para realizar esse imprevisto. Desta forma você não perderá tanto tempo e não terá tantos impactos negativos na otimização do seu tempo.

 

9 – Deixe todo o seu ambiente organizado

Embora não pareça, mas a organização do seu ambiente irá impactar negativamente na otimização do tempo.

Portanto sempre deixe tudo muito bem organizado, para que você saiba exatamente onde estão as coisas que você precisa.

Desta forma você evita perder pertences importantes, perder tempo procurando objetos, e você terá mais facilidade e calma para fazer as coisas dentro dos seus prazos.

Além disso, um ambiente organizado deixa a mente organizada. Você verá que em um ambiente limpo e organizado, toda a energia irá mudar e você terá mais motivação para fazer suas tarefas e melhor foco.

 

Leia também:  Currículo: 9 Dicas pra você montar o seu

10 – Evite ficar mudando as coisas de lugar

Temos o hábito de ter vários lugares para um mesmo objeto, porém isso pode te atrapalhar bastante quando pensamos em otimização do tempo.

É aconselhável que tarefas importantes, normalmente as diárias, sejam feitas o mais semelhante possíveis.

Desta forma você pegará prática em resolve-las e otimizará o tempo da mesma. Então sempre lembre de guardar roupas, acessórios de cozinha, acessórios de trabalho, etc, sempre no mesmo local, para que desta forma o seu cérebro acostume inconscientemente a fazer estas tarefas com perfeição.

Acredite que sua Otimização do tempo será bem melhor dessa forma.

 

11 – Não esqueça que você tem um objetivo

Não esqueça que todo esse trabalho tem um motivo. Então não perca o seu foco e faça de tudo para conquista-lo.

Não esqueça que se você estiver infeliz, isso não está correto. Sempre encontre um “escape” das responsabilidades, se não você pode ficar desanimado e ter uma diminuição em sua produção diária, afetando a otimização do seu tempo negativamente.

Você deve lembrar que para trazer bons resultados é necessário estar de bom humor, contudo sem esquecer suas responsabilidades por completo.

Sendo assim você não deve se desgastar ou se matar para conseguir seus objetivos. Tenha auto-controle e saiba fazer tudo em seu tempo, desta forma, você conseguirá ir longe.