fbpx

Mindset: Entenda tudo sobre este termo utilizado no mercado de trabalho

Ouviu falar sobre Mindset no trabalho contudo não faz a mínima ideia do que isso é? Pensando em você iremos explicar o que é esse termo e o que deve ser feito com ele.

Que novos termos sempre são utilizados no mercado de trabalho não é novidade, contudo podemos ficar um pouco perdido com tantas novidades.

Desta maneira decidimos explicar sobre o Mindset que é um termo que está sendo muito usado no mercado.

 

O Mindset

Traduzindo do inglês “Mindset” significa configurações da mente, ou seja, ele é o tipo de mentalidade que cada pessoa possui.

Ele determina para que um individuo existe e age tanto na vida pessoal quanto na profissional. Em outras palavras é a forma na qual um individuo organiza seus próprios pensamentos, sentimentos e decide encarar a vida.

Enfim são as atitudes na qual aquele individuo está programado a fazer, devido a seus valores, ambições e qualquer outro sentimento de motivação e desmotivação.

Desta forma podemos determinar quais indivíduos terão maior ou menor probabilidade de resolver um problema. Pois ele irá determinar as pessoas que pesarão nisso de forma mais clara e prática possível.

Ou seja o mindset é o acumulo de experiência de um individuo utilizando na prática, onde alguns conseguem utiliza-lo de forma positiva ou negativa. Contudo o mesmo é uma questão de perspectiva, onde ele não será absoluto e poderá ser mudado pelo individuo a qualquer momento. Desta forma o Mindset de certa forma é o conjunto de experiência com equilibro emocional.

 

Tipos de Mindset

Existem 2 tipos de Mindset, onde você se encontrará em um, contudo é capaz de mudarmos devidos nossas necessidades. Cada Mindset tem um foco que podem ser positivos ou negativos dependendo da situação na qual você se encontra. Os Mindset mais conhecidos são:

 

Mindset Fixo

Mais comumente em pessoas inseguras é aquela sentimento de estagnação e conformidade com a situação atual. Sabe aquelas pessoas que pensam “Tudo está muito bem para mim”, ” Para que mudar se já tenho o que preciso?”.

Leia também:  Entrevista de emprego: Como saber o meu desempenho

Essa característica são de pessoas com o Mindset Fixo. Em alguns casos ele pode ser positivo, para pessoas que precisam no momento criar uma rotina para se manter em um local.

Contudo ela poderá ser negativa, caso o individuo não saia dela futuramente. Manter-se nessa configuração mental poderá impedir seu crescimento, onde você não irá aprender coisas novas e estagnará em seu processo de evolução.

 

Mindset Progressivo

Esse mais comumente em pessoas entusiasmadas com a vida, vem com o pensamento de que temos que aprender e crescer. Nela você saberá todas as suas habilidades e ainda desejará ter novas. É ter o conhecimento de que estamos aqui para aprender e tiraremos proveito de qualquer situação até mesmo as negativas.

Mentor Profissional mindset corpo

 

Como eles vão impactar no meu trabalho?

Para um Mindset dar certo, é necessário que você tenha uma mente equilibrada e um foco muito bem alinhado.

Desta forma você saberá o que precisará fazer para alcançar o seu objetivo final. Portanto, a forma como ele impactará no seu trabalho dependerá de o que você precisa.

Portanto se você precisa encontrar um estabilidade dentro da empresa e deseja se fixar em um cargo na qual desejava o modelo Fixo pode ser ótimo para você. Contudo se você está em um novo emprego ou está desejando subir de cargo o modelo Progressivo será melhor opção.

Desta forma você poderá optar em qual forma você precisará que seu trabalho seja impactado.

 

Tire proveito de tudo

Para que um Mindset dê certo, você deverá aprender tirar proveito de todas as situações. Isso não quer dizer que você deve prejudicar alguém, na verdade você deverá tirar proveitos de situações sendo ruins ou boas.

Essa habilidade não te ajudará apenas profissionalmente, mas também pessoalmente, onde você evoluirá infinitamente. Contudo, para isso será necessário atenção em alguns pontos.

 

Tenha revolta

A maioria das pessoas que tiveram insatisfação completa na vida, se depararam com o mesmo sentimento o da revolta. Nele iremos fazer de tudo para que saiamos da situação na qual nos encontramos. Assim devemos usar esse sentimento negativo de forma positiva, mudando nossa vida para o caminho que desejamos.

Leia também:  Home Office: Como se adaptar a trabalhar em casa

Portanto, se você perceber que já está muito estagnado e sua vida não desenvolve como você deseja, revolte-se. Assim você começará a planejar a mudança e fará coisas novas para que isso comece a progredir.

 

Tenha fé no seu potencial

Muitas pessoas podem ser inseguras ou não acreditarem que poderão fazer mais do que já fazem. Portanto lembre-se que habilidade vem com o tempo que dedicamos na atividade proposta. Assim, saiba que qualquer obstáculo poderá ser superado se você se dedicar e realmente quiser, pois todos somos capazes.

Contudo, também devemos saber identificar quando queremos ou não realmente algo, e as vezes isso acontece apenas quando vivenciamos.

Assim não tenha vergonha de desistir de algo que não funcione para você, não se coloque para baixo ou inutilize-se. Algumas coisas não são para ser e devemos começar a trilhar novos caminhos.

 

Não deixe as oportunidades passarem

Para que seu Mindset dê certo, será necessário que você agarre todas as oportunidades que você vir pela frente. Portanto, se algo te ajudará a alcançar seus objetivos, vá atrás. Pessoas que perdem oportunidades não conseguirão alcançar seus sonhos.

As oportunidades servem para abrir seu caminho, e dar as costas para isso é o mesmo que dar as costas pros seus sonhos.

Contudo, se você por algum motivo não puder aceitar uma oportunidade, tudo bem. Algumas vezes percebemos sinais que nos avisam para tomar cuidado, contudo só siga se isso for de extrema evidência a você.

Você ainda poderá saber mais sobre o seu tipo de personalidade para se entender melhor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leia também:  Dinâmica de Grupo: 9 Dicas para você mandar bem