fbpx

Mansplaining – Não deixe o machismo te dominar

Você já deve ter sofrido ou visto alguém sofrendo pelo o mansplaining, porém nem todos sabem o que é.

Sabe quando um homem está explicando algo para uma mulher, na qual ela domina o assunto como se ela não entendesse? Isso é o mansplaining.

O que é Mansplaining?

A palavra vem do inglês man que significa homem e explaining significa explicar. Normalmente isso acontece quando ele se sente vulnerável ou superável, ou apenas por machismo.

Tome muito cuidado com isso, pode não parecer, mas muitas mulheres acabam perdendo a motivação profissional por esse fator. Muitas vezes também, isso é feito de forma tão maléfica, que todos ao redor começam a achar que a mulher realmente não sabe.

Por esse motivo o mansplaining é considerado um abuso de trabalho e você poderá recorrer quando o mesmo acontecer, pois é considerado preconceito ou machismo.

Exemplos de mansplaining

Existem muitos casos dentro de empresas, onde uma pessoa rouba a ideia de outro. Esse fator acontece muitas vezes com as mulheres.

Acontece que quando ela sofre por mansplaining ela corre o risco de sofrer desvalorização na empresa. Isso deve ser evitado não só por ela, mas por qualquer pessoa que perceber o machismo enraizado.

mentor profissional mansplaining corpo

mentor profissional mansplaining corpo

 

O que fazer sobre o mansplaining?

Primeiramente, principalmente as mulheres do meio organizacional devem ficar de olho umas nas outras. Desta forma todas conseguem se proteger e perceber quando isso ocorre.

Porém se isso está acontecendo com você, é de extrema importância que você, sem se alterar, interrompa o colega. Isso demonstrará profissionalismo e uma ótima resolução para o conflito.

Depois que você interromper o seu colega, deixe extremamente claro que aquilo é a sua especialidade, logo em seguida explique o que significa. Não deixe que as pessoas te calem ou te diminuam.

Segundo a psicóloga Marília de Abreu “Quanto maior for a autoconfiança de uma pessoa, mais fácil será para ela lidar com o machismo”.

Problemas parecidos

Existe também um problema chamado manterrupting. O mesmo consiste em quando uma mulher está explicando um assunto, um homem a interrompa para ter a voz.

Nesse caso é um pouco mais complicado, pois as vezes o colega apenas quer incrementar algo falado, ou é um superior que ninguém irá ficar contra, porém para evitar esse tipo de problema, analise a situação.

Se você perceber que o que acontece é um manterrupting dia “Por favor deixe eu terminar meu raciocínio e já lhe dou a voz”. O que determina um manterrupting é a interrupção da fala de uma mulher para dizer alguma coisa semelhante, igual ou apenas para desestabiliza-la.

Se imponha

Por mais que sutis, esses problemas podem afetar muito a carreira da mulher e de todo o ambiente corporativo.

Sabemos que o machismo é real e é uma luta constante para TODOS. Assim não deixe que pequenos detalhes te barre.

Leia também:  Postura Profissional:15 regras de preparação para uma entrevista

Portanto sempre ao ver esse problema, de a sua voz de forma também sutil! Mostre que você está lá e que também é competente, não tenha medo de parecer vulnerável ou sensível, e utilize sempre o tom da dúvida, para parecer que você apenas está confusa.

Pergunte coisas como “mas porque você está falando isso?”, “qual a diferença do que você disse e eu disse?”, “qual é mesmo a sua especialidade?”.

Assim a pessoa terá que explicar com suas palavras o que está tentando fazer, e assim ficará muito mais fácil para você identificar o machismo enraizado.

Além disso lembre-se, você deve ficar atento ao mansplaining mesmo se você não é o alvo. Sendo assim não permita que ninguém seja alvo disso e tente dialogar com o agressor.

mansplaning - imagem mostrando uma balança e o peso igual de uma mulher e de um homem, simbolizando igualdade de generos

Foto por Freepik

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?