fbpx

Jovem Aprendiz SENAI: Tudo sobre a aprendizagem industrial

O SENAI é uma instituição que capacita os jovens para o mercado de trabalho de forma qualificada. Essa capacitação faz parte do Jovem Aprendiz Senai,venha saber mais.

Todos os anos, empresas de médio a grande porte do país todo abrem vagas de Jovem Aprendiz. Portanto se você procura conseguir seu primeiro emprego, veja como enviar seu currículo.

Infelizmente o SENAI não é uma empresa contratante, contudo ela irá lhe auxiliar a encontrar um novo emprego o capacitando e dando experiência. Por isso não deixe de ver o que a empresa tem oferecer e como ela funciona para direcionar seus jovens.

 

Sobre a empresa

O SENAI é uma instituição privada que foi considerada uma das principais instituições de todo o hemisfério Sul.

Além disso, a instituição tem como foco qualificar os jovens para o mercado de trabalho digno disponibilizando tenham uma formação técnica, superior ou até de pós-graduação.

Deste modo o curso faz com que o jovem tenha um melhor conhecimento e/ou novo conhecimento sobre o estudo selecionado.

O SENAI foi fundado em 22 de janeiro de 1942 pelo decreto 4.048 de Getulio Vargas e inicialmente tinha como foco somente estudos destinados as áreas industriais.

Contudo, hoje, a instituição se aprimorou, e tem também capacitação de tecnológica, industrial e administrativa.

Por ser uma instituição capacitativa o SENAI é procurada por muitas empresas devido a lei de aprendizagem número 10.097/2000.

Nela está determinado que todas as empresas de médio a grande porte deve ter em sua grade de funcionários de 5 a 15% de contratados como Jovem Aprendiz.

Por isso a criação do programa de aprendizagem é tão fundamental para a sociedade, onde o jovem não só aprenderá sobre o mercado, e sim como lidar com o mesmo.

Assim o jovem não é só doutrinado pelo formato de ideais corporativo ou empresarial, como também ganha consciência de classe, de sua evolução pessoal e profissional.

 

Como o Jovem Aprendiz SENAI funciona?

O Jovem Aprendiz SENAI funciona da mesma maneira que em qualquer jovem aprendiz. Contudo, diferente dos outros programas de aprendizagem, o do SENAI é mais direcionado para a área correta.

Sendo assim só serão contratados jovens com perfil para área industrial ou tecnológica, onde eles deverão aprender no SENAI e por em prática na empresa contratante.

Entenda melhor como funciona o programa jovem aprendiz, sendo a aprendizagem prática na empresa e teórica no SENAI.

 

Leia também:  Jovem Aprendiz Ambev: São mais de 200 vagas abertas em todo o Brasil

Como me inscrevo para o Jovem Aprendiz SENAI?

A Aprendizagem industrial do SENAI é um processo de formação inicial profissional, que visa trazer aos jovens qualificação profissional para inseri-los no mercado de trabalho em empresas na área de tecnologia ou industrial.

O programa Jovem Aprendiz SENAI é bastante enriquecedor, e por isso é fundamental tirar o proveito ao máximo.

Para isso é fundamental saber que o projeto pode funcionar de 2 maneiras:

 

1 – Conseguindo uma vaga de emprego em empresa parceira

Se você realizou uma entrevista de emprego, e a empresa oferece vagas no ramo industrial ou tecnológico, provavelmente a instituição capacitativa será o SENAI.

Sendo assim você irá ser contratado para trabalhar na empresa e deverá realizar o curso destinado a sua área no SENAI.

Para saber as vagas e cursos em aberto você poderá acessar as datas de abertura do processo seletivo.

 

2 – Se inscrevendo em uma vaga SENAI

Você ainda poderá fazer a sua inscrição em um curso SENAI, para isso será necessário escolher um curso aqui com inscrições abertas, pagar a prova, e realizar a mesma.

No caso de ser considerado de baixa renda, é possível pedir isenção do valor da prova. A prova normalmente é aplicada na unidade onde o curso será aplicado e o conteúdo você poderá ver aqui.

Após a prova será necessário analisar o edital da unidade de ensino SENAI. Se seu nome estiver lá, você está aceito.

Depois do 1 semestre do curso, você já poderá se inscrever em vagas de emprego para o seu curso. O mesmo é disponibilizado na unidade de ensino SENAI, ou clicando aqui nas datas de abertura do processe seletivo.

 

Outras oportunidades

O SENAI além de oferecer o curso de capacitação profissional no ramo industrial, tecnológico ainda oferece diversos cursos de diversos níveis, contudo no mesmo ramo, sendo eles: