Em busca da sua oportunidade de 1º emprego? Com o Jovem Aprendiz Marisa você poderá trabalhar sem ter experiência!
O programa Jovem Aprendiz é um lei, que consta na lei de aprendizagem número 10.097/2000. Nela diz que toda empresa brasileira de médio a grande porte precisa contribuir socialmente da educação profissional de novos jovens.
Sendo assim a grande maioria das empresas precisa realizar o programa e não seria diferente com a Marisa. Deste modo foi criado o Jovem Aprendiz Marisa, para que jovens humildes brasileiros possam ingressar ao mercado de trabalho qualificado.
Embora a experiência seja bastante enriquecedora, somente alguns perfis estipulado por lei poderão participar. Além disso será necessário que o jovem tenha um conhecimento mínimo sobre a experiência, para que ele saiba exatamente como se portar e agir na entrevista de emprego.
Portanto iremos te auxiliar explicando cada etapa do processo seletivo e tudo que você precisará saber para se candidatar a vaga.
A Marisa
Antes de você sair entregando o seu currículo é importante que você conheça a empresa na qual você deseja trabalhar. Sendo assim saiba que a Marisa é uma é uma empresa do ramo de moda e roupas tanto femininas quanto masculino fundada em 1948 por Bernardo Goldfarb.
A empresa está espalhada por todo o brasil onde possuí mais de 360 lojas por todo o país. Com isso a empresa emprega mais de 12.344 que atendem diversas áreas como atendimento ao cliente, telemarketing, administrativo, etc.
A empresa tem como foco o atendimento de pessoas humildes e de baixa renda, por isso a empresa possuí preços bastante satisfatório e pouco abusivo.
Sendo assim a empresa é de médio padrão onde suas peças são bastante comuns e populares.
Como participar do processo seletivo
Agora que você sabe um pouco sobre a empresa é importante que você saiba como participar do processo seletivo. Para isso utilizaremos o site oficial da marisa e o site do Vagas:
- Vá até o site oficial da Marisa
- Desça até o rodapé da página até encontrar escrito “Trabalhe conosco“.
- Você será redirecionado para o site do vagas no portal da Marisa.
- Clique em “vagas” agora pesquise por “aprendiz“.
- Complete seu cadastro e confirme sua candidatura.
Pronto! Agora você deverá esperar a empresa entrar em contato. Normalmente o contato é feito através do e-mail ou telefone.
O Programa Jovem Aprendiz
Ao ser chamado para a entrevista, você deverá se preparar. A entrevista de emprego para a vaga do Jovem Aprendiz Marisa será um pouco diferente das vagas em geral.
Devido a falta experiência dos jovens, nesse tipo de entrevista eles buscam procurar um diferencia de cada jovem. Sendo assim mostrar suas habilidades e dons será fundamental.
Normalmente a entrevista para o Jovem Aprendiz Marisa acontecerá em 3 etapas, que funcionará da seguinte maneira.
1 – Entrevista geral
Nesta entrevista todos os jovens estarão reunidos em sala. O entrevistador falará sobre a empresa e fará perguntas básicas sobre a empresa e a vida pessoa e profissional do jovem.
É importante que você saiba o básico sobre a empresa e tenha noções sobre a sua vida pessoal. Nesta mesma etapa alguns jovens serão desqualificados
2 – Dinâmica
Ao eliminar os excessos de jovens agora virá a parte de filtrar os melhores. Normalmente é aplicado uma dinâmica de grupo, onde será sugerido uma proposta onde os entrevistados terão que vender um produto.
Dificilmente sairão boas ideias desse projeto, contudo o que será analisado é objetivo, trabalho em equipe e organização. A equipe que mostrar maior facilidade em fazer a apresentação irá ter mais pontos para a entrevista.
Após isso os jovens serão dispensados
3 – Entrevista com gestor
Nessa última etapa o jovem, caso chamado, fará a entrevista com o gestor responsável pela a área na qual ele será contratado. Sendo assim ele deverá se familiarizar com esse gestor pois ele será responsável por toda a experiência do jovem.
Caso ocorra tudo bem o jovem poderá ser contratado para a vaga de Jovem Aprendiz Marisa.
A Jornada do Jovem Aprendiz Marisa
O jovem que for contrato pela a empresa deverá aparecer dias depois para assinar o seu contrato com a empresa. Neste contrato o jovem deverá estar ciente que deverá:
- Trabalhar por um período de 1 a 2 anos de contrato.
- Trabalhar durante os 5 dias úteis da semana exceto feriados.
- Trabalhar de 4 a 6 horas diárias.
- Realizar a atividade prática e teórica da capacitação.
Sendo assim o jovem terá todo o seu tempo de trabalho já documentado e deverá realiza-lo até finalizar. Para isso ele deverá enfrentar duas etapas que funcionam da seguinte maneira:
Aprendizagem prática
Nesta aprendizagem que acontece dentre 3 a 4 dias úteis da semana o jovem deverá comparecer a uma unidade Marisa. Nela, junto com o gestor o jovem deverá receber todas as suas coordenadas de trabalho, sendo assim:
- A onde será sua mesa.
- Quem será sua equipe.
- As áreas presentes dentro do prédio.
- As atividades que o jovem deverá realizar.
Com o tempo, conforme o jovem for se adequando e pegando praticidade em suas atividades ele poderá receber a proposta de efetivação.
Com a efetivação ele deixa de ser o Jovem Aprendiz Marisa e passa a ser um profissional qualificado para suas atividades.
Aprendizagem Teórica
Nesta aprendizagem que acontece dentre 1 a 2 dias úteis da semana o jovem deverá comparecer a uma entidade parceira da Marisa. Nela, junto a um instrutor ou professor o jovem deverá aprender sobre o mercado de trabalho, contudo desta vez o vendo de fora.
Assim o jovem não irá apenas se moldar como profissional, mas também entenderá o mercado, suas exigências e como conciliar isso com sua vida pessoal.
Neste momento a realidade sobre a sociedade e seu funcionamento ficarão claros para o jovem, onde ele saberá se identificar como parte do mesmo.
O conteúdo que será aplicado pelo instrutor, conta com:
- Como montar um currículo.
- Como se apresentar para uma entrevista
- Como se portar para o mercado de trabalho
- Como se vestir para o mercado de trabalho
- Noções sobre as leis trabalhistas.
- Noções sobre administração.
- Noções sobre contabilidade.
- Noções sobre saúde financeira.
- Como fazer apresentação de trabalhos e seminários.
- Noções de pacote office.
- A importância de programas de inclusão social.
- A importância do trabalho em equipe e como realiza-lo.
Enfim, serão uma infinidades de ensinamentos que irão acrescentar de acordo com as pessoas que o jovem tocar. Deste modo terão diversas palestras e reuniões onde os jovens conhecerão profissionais de diversas áreas, lugares e experiências.
Essa troca de informação trará uma enorme bagagem, onde junto com o programa se tornará um curso de capacitação completo.
Requisitos Jovem Aprendiz Marisa
Entretanto, devido a lei de aprendizagem somente algumas pessoas poderão participar do processo seletivo da vaga Jovem Aprendiz Brasil, sendo assim considere:
- Menores de 24 anos de idade.
- Estudantes ou formados na escola de nível regular.
- Pessoas alfabetizadas.
- Pessoas com fácil acesso a unidade Marisa e a sua entidade parceira (que será apontada na entrevista).
Benefícios Jovem Aprendiz Marisa
Além do curso e de toda a experiência o jovem ainda deverá receber alguns benefícios pelo serviço oferecido. Sendo assim por lei o jovem deverá receber no mínimo:
- Salário mensal
- Vale-Transporte ao trabalho
- Vale-Alimentação, Refeição e/ou alimentação no local.
- Carteira de trabalho assinada.
- Benefícios da CLT com: FGTS, INSS, 13º, férias remuneradas.
- Convênio médico ou odontológico.
Pronto! Agora você sabe tudo sobre a vaga de Jovem Aprendiz Marisa, agora é só seguir tudo como dito a cima e ter sorte para conseguir sua vaga.
Enquanto isso encontre mais vagas no portal Jovem Aprendiz Brasil. E não perca tempo e se inscreva em nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e também pelo Twitter. E receba mais conteúdos para mandar bem nas entrevistas de emprego de jovem aprendiz.