Certificado Digital: Comprove sua especialização a distância

Propaganda

O certificado digital ou o diploma digital é uma nova modalidade de diploma que entrou em vigor com o avanço da tecnologia.

Sendo um dos documentos mais buscados pelo ser humano, ter uma formação é fundamental para nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Sendo assim foi criada essa facilitação, para que você consiga estudar e se formar dentro de sua própria rotina.

 

Para que serve o certificado digital?

Além de comprovar uma especialização o certificado digital tem como objetivo modernizar e facilitar a especialização a distância, mantendo a integridade e validade do documento.

Assim todos os indivíduos poderão estudar no conforto de sua casa e sem atrapalhar a sua rotina. Ainda mais, o certificado digital irá reduzir muito mais o tempo e custo que você teria ao fazer uma especialização presencial.

O certificado digital para graduação e pós-graduação foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino.

No caso de ensino médio ou técnico o certificado é gerado pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Agora, os cursos livres, de qualificação e aperfeiçoamento profissional, aqueles que não são de graduação, pós, médio ou técnico possuem certificado contudo o mesmo é gerada pela a própria instituição de ensino, pois o mesmo serve apenas para conhecimento pessoal ou extracurricular, mas não o desclassifica de usar em outros lugares.

Contudo para que o mesmo tenha uma real validade, ele deverá estar assinado com o ICP-Brasil, pois o mesmo que irá garantir a validade jurídica, autenticidade, confidencialidade e integridade do documento digital.

 

Quando é entregue o certificado digital?

O certificado digital tem como foco documentar a conclusão de uma especialização realizada a distância. Em outras palavras, o documento só será entregue ao aluno que atender todas as expectativas exigidas para a conclusão do curso online.

Sendo assim ao atingir todos os objetivos exigidos pelo curso, o documento será entregue e assim poderá ser impresso ou mantido digitalizado.

O documento estará presente na área do aluno, ou será entregue por e-mail ao fim do curso. Após isso é só arquivar o documento ou fazer a impressão do mesmo com a chave de autenticidade.

 

Para que eu vou utilizar o certificado digital?

O certificado serve como uma forma de comprovar a especialização de um indivíduo. Sendo assim o certificado poderá servir para comprovar sua especialização informada dentro do seu currículo.

Assim você pode atender a demanda de cargos ou atividades denominado pela a área de especialização de seu curso. Além disso você pode:

  • Comprovar horas complementares.
  • Provas de títulos de concursos públicos.
  • Pedido de gratificação por aperfeiçoamento profissional na empresa na qual é empregado dependendo das normas de seu plano de carreira.

 

Já possuo um diploma, posso ter também o digital?

Sim, para isso a sua instituição de ensino deverá pertencer ao MEC. Caso pertença sua instituição terá até 2 anos para se implementarem ao certificado digital.

Conduto caso você já tenha o físico, será necessário solicitar o digital, para que assim sua instituição de ensino possa providenciar o mesmo.

 

Como pegar o meu diploma depois de um tempo de formado?

A instituição de ensino deverá disponibilizar um ambiente virtual restrito para que o aluno possa fazer o download do certificado digital.

 

O diploma digital possuí validade?

Não, contudo o mesmo possuí uma segurança que deve ser entendida com atenção. O certificado digital é um documento criptografado.

Sendo assim só será possível realizar a sua total leitura em um ambiente virtual com softwares e sistemas específicos para realizar a criptografia.

Sendo assim, ao imprimir o documento o mesmo virá em branco, como se fosse um currículo a preencher. Ao lado virá um QR que pode ser lido com a câmera do celular.

Assim, ao fazer a leitura do QR no diploma físico o mesmo irá apontar o local em ambiente virtual onde seu certificado digital está.

 

O diploma físico foi extinto?

Não, os dois diplomas ainda serão aceitos, você ainda poderá imprimir o seu certificado digital para torna-lo físico caso necessite.

Muitas plataformas ainda oferecem a impressão do documento em papel oficial com assinatura.

Publicidade

 

O que o certificado digital deve ter escrito?

Tenha em mente que para um certificado digital ter validade o mesmo deverá possuí:

  • Nome completo do aluno.
  • Documento de identificação.
  • Data de inicio e conclusão do curso.
  • Nome do curso.
  • Nota da avaliação final obtida pelo o aluno.
  • Carga horária.
  • Modalidade do curso – graduação, pós, capacitação, aperfeiçoamento, etc.
  • Assinatura da instituição de ensino.
  • Data, hora e local de impressão.

About the author

Pretium lorem primis senectus habitasse lectus donec ultricies tortor adipiscing fusce morbi volutpat pellentesque consectetur risus molestie curae malesuada. Dignissim lacus convallis massa mauris enim mattis magnis senectus montes mollis phasellus.