fbpx

Abono Salarial: Entenda tudo sobre seu direito

O Abono Salarial é um direito de todo trabalhador contratado pela a CLT, o mesmo é mais que um número pois ele concede diversos benefícios.

O contrato por CLT é feito através pela carteira de trabalho e assegura o emprego com diversos pagamentos e benefícios. Para saber mais sobre a carteira de trabalho e os benefícios da CLT acesse clicando aqui.

É importante saber que o Abono salarial possuí um funcionamento que poucos realmente conhecem. Sendo assim iremos esclarecer o benefício para que você saiba utiliza-lo corretamente.

O Abono Salarial

Criado a partir da lei nº7.998/90 o abono salarial garante ao trabalhador que recebe até 2 salários mínimos um valor em dinheiro com o valor de pelo menos um salário mínimo. Esse valor deverá ser pago de acordo com o calendário anual da CODEFAT.

Quem recebe o Abono Salarial?

O Abono Salarial deve ser pago a todo o funcionário que possuí o PIS ou PASEP pago pela a empresa. Sendo assim existem algumas exigências para ficar por dentro do benefício:

  • Estar cadastrado no PIS por no mínimo 5 anos.
  • Ter recebido remuneração média de até 2 salários mínimos durante 1 ano.
  • Ter trabalhado como Pessoa Jurídica por pelo menos 30 dias no ano.
  • Ter os dados informados pelo empregador no RAIS.

Quanto será o valor do Abono Salarial?

De acordo com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial terá um valor correspondente aos meses de serviço trabalhado pelo empregado no decorrer de 1 ano. É como se o valor fosse divido em 12 e a cada mês trabalhado você terá direito a 1 parcela.

Ao completar os 12 meses você terá direito ao valor total do Abono Salarial. Esse valor será igual ao valor do salário mínimo anual estipulado por lei.

Contudo não é necessário trabalhar 30 dias para a contabilização do benefício, ao trabalhar 15 dias completos, o mesmo conta como 1 mês e assim lhe garante 1 parcela do Abono.

Onde eu recebo o Abono Salarial?

Os trabalhadores que estão cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) irão receber o Abono Salarial nas agências do banco Caixa. Contudo aos que possuem o cartão cidadão você terá ainda mais opções:

Leia também:  Seguro Desemprego: Saiba tudo sobre esse benefício

Sem cartão cidadão:

  • Apenas retirando em uma agência da Caixa.

Com cartão cidadão:

  • Agências Caixas
  • Casa Lotéricas
  • Correspondentes Caixa Aqui
  • Caixas eletrônicos.

Já aos funcionário cadastrados no Programa de Formação de Patrimônio de Servidor Público (PASEP) deverão retirar o Abono Salarial em uma agência do Banco do Brasil.

Isso porque o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento de qualquer trabalhador que exerce atividades de servidor publico. Por esse motivo, para não misturar as economias, o pagamento será feito através do Banco do Brasil.

O pagamento também será realizado através de Crédito na Conta ou diretamente no caixa ao apresentar a documentação de identificação.

Como eu recebo o Abono Salarial?

O pagamento deverá ser feito através de Crédito na Conta do trabalhador através do número do PIS e um documento de identificação. Será necessário apenas solicitar o saque do Abono Salarial com esses documento.

Para isso será necessário consultar o calendário de pagamento do benefício do Abono Salarial e dos seus rendimentos do PIS. O pagamento do mesmo será variável de acordo com o mês de aniversário do beneficiado.

Além disso caso o trabalhador possua o Cartão Cidadão o mesmo poderá retirar o Abono Salarial através de caixas eletrônicos, casas lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando apenas o cartão e a senha registrada. Contudo não é necessário possuir o Cartão cidadão, o mesmo só trás a facilidade do saque.

Para fazer o cartão o cidadão deverá solicitar o mesmo em uma agência Caixa.

Ainda mais, quem utiliza a conta caixa para suas finanças e gastos, poderá receber o benefício direto na conta. Para isso a conta necessita ter um valor de R$1,00.

Aplicativo da Caixa

A Caixa possuí um aplicativo que você poderá baixar em seu aparelho celular clicando aqui.

Com o aplicativo você poderá se informar sobre o PIS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego, o calendário de pagamentos, poderá consultar as parcelas liberadas e tirar qualquer dúvida a respeito do banco.

Baixe o aplicativo e tenha todas as informações necessária na palma de sua mão.

Calendário de pagamento 2020

O pagamento do Abono Salarial será disponibilizado de acordo com o mês de aniversário do beneficiado, sendo assim considere as seguintes datas:

  • Julho: A partir de 16/07/2020.
  • Agosto: A partir de 18/08/2020
  • Setembro: A partir de 15/09/2020.
  • Outubro: A partir de 14/10/2020.
  • Novembro: A partir de 17/11/2020.
  • Dezembro: A partir de 15/12/2020.
  • Janeiro: A partir de 19/01/2021.
  • Fevereiro: A partir de 19/01/2021.
  • Março: A partir de 11/02/2021.
  • Abril: A partir de 11/02/2021.
  • Maio: A partir de 17/03/2021.
  • Junho: A partir de 17/03/2021.
Leia também:  Décimo Terceiro Salário: Venha entender tudo sobre este benefício

Assim a partir de suas datas todos poderão sacar o benefícios até o dia 30 de Junho de 2021. Caso não seja feito o mesmo será anulado durante o ano e poderá ser realizado só nas datas do ano seguinte.

O benefício tem prazo de até 5 anos, caso o mesmo ultrapasse essa data o mesmo não irá mais acumular.

Onde encontrar o Banco Caixa?

Caso você tenha dúvida de onde terá uma agência Caixa mais próxima, você poderá encontrar acessando o site oficial clicando aqui.

Assim basta clicar em “Localizar Agências” colocar os seus dados referente a sua residência e tipo de atendimento e pronto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber vagas de emprego?

Sigam nossas páginas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?